Letícia, da Uniube - fev 22, 2019

Saiba o que o mercado espera de um especialista

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Concluir apenas uma graduação já não é mais suficiente para ascender na carreira. Recrutadores de todo o país estão em busca de especialistas que façam a diferença no dia a dia das empresas.

O profissional se especializa em uma área quando conclui um curso de pós-graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

São poucos os estudantes de pós-graduação no país. Por isso, há uma grande disputa pela contratação do profissional especialista e maior valorização desse nível de escolaridade.

Está interessado em descobrir qual é o impacto que a especialização pode gerar na sua carreira? Acompanhe o artigo e tire suas dúvidas!

O que o mercado de trabalho espera de um especialista

Um consenso entre quem trabalha na área de Recursos Humanos é que a capacitação técnica é fundamental para alcançar novos patamares na carreira.

O profissional especialista é tido como diferenciado porque desenvolve diversas capacidades, que apenas uma pós-graduação é capaz de proporcionar.

Aprofundar os estudos em uma área específica pode fazer com que o estudante ganhe um domínio técnico maior sobre a sua área de atuação e seja capaz de rever processos e metodologias, com agilidade e precisão.

Os benefícios vão além do conhecimento adquirido. Os especialistas são bem vistos porque os recrutadores percebem que eles têm um interesse maior pelo autodesenvolvimento e constante capacidade de se aprimorar.

Reflexo salarial

Se há escassez de especialistas no mercado de trabalho, não é de se espantar que profissionais com esse perfil sejam mais valorizados.

Poucos brasileiros se preparam para a especialização. Hoje, as mulheres são maioria na sala de aula. Uma pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apontou que 54% das matrículas vêm do público feminino.

Quem conclui uma pós-graduação colhe diversos benefícios. Um levantamento feito pela Catho revela que o título de pós-graduação pode gerar um aumento salarial de 53,7% para cargos de coordenação. Para cargos de analista, a promoção salarial pode chegar a 118%.

O perfil do especialista agrada os recrutadores e dá maior poder de barganha ao candidato em processos seletivos. Assim, aumentar a pedida salarial fica mais viável.

Como contribuirei para o mercado como especialista

Ao estudar temas mais avançados, você vai proporcionar uma série de ganhos para a empresa em que atua.

Isso porque o especialista domina algumas habilidades que apenas um curso de pós-graduação é capaz de desenvolver. Conheça, a seguir, algumas delas.

Pensamento estratégico

O raciocínio lógico e o senso crítico estão diretamente ligados ao pensamento estratégico.  Atualmente, essas são algumas das habilidades mais bem vistas no mercado.

As empresas estão em busca de colaboradores que tenham capacidade para prever cenários e resolver problemas críticos, com agilidade e segurança.

O pensamento estratégico é uma das habilidades do especialista. Esse profissional tem domínio técnico para analisar todas as variáveis que envolvem as demandas para, então, solucioná-las de forma assertiva.

Visão empreendedora

Você não precisa ter seu próprio negócio para ser considerado um empreendedor.

Ter uma atitude dessa natureza significa que você está envolvido com a abertura de novas frentes da organização, mesmo sem ser um dos donos da empresa.

Os cursos de pós-graduação preparam o especialista para lidar com múltiplas realidades e analisar as oportunidades de crescimento do seu setor, antevendo cenários de declínio. Assim, esse perfil é muito bem visto para cargos de liderança e funções gerenciais.

Capacidade de se relacionar com todos os colegas

Conviver harmoniosamente e respeitar as diferenças em ambientes multiculturais nem sempre é fácil para todas as pessoas.

As empresas estão cada vez mais inclusivas e plurais. Por isso, buscam profissionais que são capazes de interagir com os demais, sabendo se impor e respeitando os limites dos outros.

As salas de aula da pós-graduação são ricas em diversidade. Os trabalhos acadêmicos são boas oportunidades para desenvolver a empatia pelo colega e colocar em prática a resolução de conflitos pessoais.

Com essa vivência, o especialista tende a ter um maior autoconhecimento, a saber interagir em diversos ambientes e a se portar em qualquer situação.

especialista

Criatividade

A tecnologia e a sociedade, em geral, têm evoluído em grande velocidade. Por isso, o mercado de trabalho está procurando colaboradores criativos e capazes de criar novos cenários.

O sucesso das empresas nos dias de hoje depende diretamente da criatividade dos funcionários. Ser flexível à mudança e capaz de dar respostas rápidas para os problemas é crucial para o profissional do futuro.

Os projetos acadêmicos dos cursos de especialização contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades. Isso acontece porque abrangem uma grande gama de possibilidades, que fazem com que o estudante crie repertório e seja capaz de inovar em situações reais.

Organização

A organização deixou de ser apenas um aspecto da vida pessoal e passou a ser exigida no ambiente de trabalho.

Não basta manter sua mesa limpa e entregar as tarefas em dia. As empresas querem pessoas capazes de filtrar ideias e documentar informações, de forma estruturada e compreensível.

Talvez essa seja uma das habilidades mais desenvolvidas ao longo de um curso de especialização.

Além de ter que se organizar para entrega dos projetos acadêmicos, a pós-graduação ensina diversas técnicas de pesquisa, fazendo com que o especialista seja capaz de selecionar e estruturar dados.

Como se tornar especialista

Conquistar o título de especialista será possível após a conclusão de uma pós-graduação, que, em geral, tem duração de um a dois anos.

No Brasil, o Ministério da Educação regulamenta os cursos de especialização com apoio da Capes. É responsabilidade desse órgão acompanhar a qualidade de ensino, zelando pela formação dos profissionais.

Antes de escolher uma pós-graduação, busque entender qual é sua área de interesse e pesquise sobre a Universidade em questão.

Há diversas possibilidades para quem deseja ter sucesso na carreira. Para ter um futuro promissor, basta traçar sua meta profissional e se dedicar aos estudos.

Ficou interessado em se tornar um especialista? Acesse o nosso site e conheça os cursos de pós-graduação oferecidos pela Uniube.

Escrito por Letícia, da Uniube