Letícia, da Uniube - ago 21, 2018

Veja como definir seu objetivo profissional

Quando você preparou o seu currículo, o que inseriu no campo objetivo profissional? Foi algo semelhante a “colaborar para o crescimento da empresa”? Fazendo isso, certamente diminuiu suas chances de conseguir um novo trabalho.

Essa falta de clareza em relação ao que você deseja prejudica o trabalho do recrutador e até mesmo o futuro da sua carreira. Afinal, como ter melhores oportunidades de trabalho se nem você sabe muito bem o que almeja?

Se você não tem uma resposta bem específica à pergunta “qual é o seu objetivo profissional”, continue lendo este post. Você vai descobrir o que é isso, qual a sua importância e como defini-lo de modo preciso.

O que é objetivo profissional

É a informação que esclarece para você mesmo e para o mercado de trabalho o que você busca e espera alcançar profissionalmente.

Geralmente, o objetivo profissional é o primeiro ponto que os recrutadores olham durante a análise do seu currículo.

Por essa razão, definir qual é o seu objetivo, é primordial para você que quer conquistar uma colocação e crescer profissionalmente. 

A importância do objetivo profissional

Simples: é uma das informações mais relevantes do seu currículo e da sua carreira. E isso vale para qualquer profissional. Seja um novato no mercado de trabalho, seja um com anos de carreira.

Sem um objetivo profissional claro, ter o trabalho dos sonhos vai levar mais tempo. Afinal, essa intenção é a pedra fundamental do planejamento de carreira.  

Mas que planejamento é esse? Pense nessa ferramenta como um mapa do tesouro. Seguindo as orientações desse documento, você não perde o objetivo de vista e continua sua jornada em direção ao baú cheio de recompensas.

Em outras palavras, o plano de carreira ajuda a conquistar seu objetivo sem perder tempo em cursos e empregos que não geram realização profissional.

O impacto do objetivo profissional na sua vida

Imagine que você é apaixonado por jogos desde criança. Sabe de todas as novidades, conhece todos os personagens, empresas e eventos do ramo. Consegue se ver trabalhando no desenvolvimento de jogos e deseja seguir carreira nesse ramo.

E só! Você não faz mais nada além de expressar aos seus pais e amigos esse desejo. Ou seja, não tem um objetivo profissional específico em relação a essa sua vontade.

O tempo passa. Você faz uma graduação que conseguiu entrar raspando com a nota do Enem. Os boletos se acumulam. Você precisa aceitar trabalhos desmotivadores em áreas completamente diferentes que não trazem realização profissional.

Um cenário nada agradável, concorda?

Isso tudo aconteceu pela falta de um objetivo profissional claro. Sem essa informação valiosa, sua vida pode ser completamente diferente daquela imaginada e a independência financeira se torna ainda mais distante. Portanto, não ignore essa atividade!

Objetivo profissional para quem tem múltiplos interesses

Agora que está bem claro o impacto do objetivo profissional na sua vida, uma pergunta deve estar pipocando na sua mente: “mas como eu vou definir isso para planejar minha carreira se eu gosto de fazer muitas coisas diferentes?”

Se for o seu caso, você provavelmente é uma pessoa multipotencial! Em termos simples, uma pessoa que não tem vocação específica.

Mas fique tranquilo que isso não é algo ruim! A multipotencialidade é um grande atributo.

Graças aos seus diversos interesses, pessoas multipotenciais são fontes de inovação. Elas conseguem unir os conhecimentos de diferentes áreas para criar algo novo, aprendem rápido e se adaptam com facilidades a mudanças.

E mesmo com tantos gostos, é possível definir objetivos específicos para elevar a sua carreira a um novo nível.

Objetivo profissional - múltiplas funções

Como traçar objetivos profissionais para impulsionar a carreira

Você já sabe o que é objetivo profissional e como ele é importante, chegou a hora de saber como defini-lo de modo preciso.

Conheça o seu perfil

O sucesso depende de autoconhecimento! Você é um profissional que gosta mais de atividades técnicas ou gerenciais? Em outras palavras, gosta mais de colocar a mão na massa para construir algo ou de liderar pessoas, motivando-as para que deem o seu melhor?

Saber responder isso é importante porque o seu objetivo profissional deve estar em harmonia com o seu perfil para permitir que você se torne um técnico ou gerente melhor ainda. Fazer testes de perfil comportamental pode ajudar você nessa etapa.

Defina metas de curto, médio e longo prazo

Imagine que você identificou que tem um perfil técnico e decidiu seguir carreira como programador de jogos. Agora é a hora de estabelecer metas de curto (1-2 anos), médio (3-5 anos) e longo prazo (+10 anos).

Essa atividade ajudará a definir as ações que você pode realizar de hoje até os próximos 10, 20, 30 anos.

Para ser programador, por exemplo, é necessário ter conhecimentos sobre língua inglesa. Sabendo disso, pode decidir como meta de curto prazo fazer um curso de inglês que dura 18 meses.

Além disso, uma graduação em Jogos Digitais é essencial para conseguir boas oportunidades de trabalho no ramo. Matricular-se em uma Universidade para fazer esse curso pode ser uma meta de médio prazo.

Para daqui a 6 anos ou mais, você pretende seguir carreira como programador em uma empresa produtora de games em uma grande cidade brasileira. Uma meta de longo prazo que requer muito planejamento e qualificação.

Faça um plano de ação para alcançar as metas

Metas definidas, elabore um plano de ação para cada uma. Você pode usar a excelente ferramenta 5W2H para garantir que não vai deixar nenhum detalhe de fora.

E o que essa sigla quer dizer? É um checklist de ações que devem ser realizadas para alcançar a meta estipulada.

Veja o que corresponde cada W e H:

5 W:

What: qual será a atividade realizada?

Who: quem fará essa ação?

Where: em qual local a tarefa deve ser feita?

Why: por que a atividade precisa ser realizada?

When: quando a ação deve acontecer?

2H:

How: como a tarefa será feita?

How much: quanto essa atividade vai custar?

Pronto! Agora é só seguir essas dicas para ficar cada vez mais perto da carreira que deseja. Percebe como ter um objetivo profissional claro faz toda a diferença na sua vida?

Tendo clareza sobre o que almeja realizar e onde quer chegar, é muito mais fácil traçar um plano de ação para ter o trabalho e a vida com que sempre sonhou!

Agora que você já está bem informado sobre a importância do objetivo profissional para a sua carreira, que tal continuar essa jornada e conferir as graduações presenciais que você pode fazer a Uniube?

Oba! Quero conhecer os cursos

Escrito por Letícia, da Uniube