Letícia, da Uniube - ago 16, 2018

Confira 6 dicas para se tornar um universitário de sucesso

Vai começar uma graduação em breve? Saiba que a sua vida de universitário não deve se resumir a “sobreviver à faculdade”. Com as orientações certas, é possível aproveitar bem os anos que passará na Universidade.

Ter uma ótima trajetória durante a graduação com certeza faz a diferença na sua vida acadêmica e profissional. Você adquire conhecimento na área, ganha reconhecimento dos professores, faz networking e chega mais preparado ao mercado. Além disso, pode receber as melhores oportunidades de trabalho e ser aprovado em processos seletivos sem dificuldades.

Nada mal, concorda?

Para isso, é necessário se tornar um universitário de sucesso. Vem com a gente conferir as dicas que preparamos para você arrasar nos estudos durante a faculdade.

1. Aprenda a aprender para ser um universitário de sucesso

Isso mesmo: você deve aprender a aprender de modo eficaz!

Se não desenvolver essa habilidade, vai passar aperto na faculdade. Você não quer isso, certo?

Para ser um universitário de sucesso, abandone as técnicas de estudo passivo. Ou seja, nada de insistir em apenas ler e reler textos e acabar com a caneta marca texto sem se envolver ativamente com o conteúdo.

Essas ações apenas iludem o seu cérebro, fazendo ele acreditar que está absorvendo o conteúdo. Na verdade, esse método está longe de ser o mais efetivo!

Já as técnicas de estudo ativo são um trunfo do universitário de sucesso. Elas ajudam você aprender mais rápido, compreendendo o conteúdo e retendo as informações na memória.

Vamos ver um exemplo?

Depois que terminar de ler o capítulo que o professor passou para debater na próxima aula, explique o que leu em voz alta. Pode ser para si mesmo ou para qualquer pessoa; o importante é explicar com as suas próprias palavras, sem decoreba direta do texto.

Fazendo isso frequentemente durante as revisões diárias, você tem mais facilidade para entender o conteúdo e memorizá-lo. E o melhor: vai dar adeus ao branco na hora da prova.

Ah! Vale a pena também conferir esta história em quadrinho da Sofia. Com certeza você vai se identificar com algumas atitudes da estudante e, de quebra, vai aprender a aprender de modo eficaz.

2. Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Outra dica poderosa para ser um universitário de sucesso. Ao longo da faculdade, você precisa desenvolver a mentalidade de crescimento.

Mas o que é isso? Em termos simples, significa acreditar que você sempre pode melhorar. É a crença de que sua inteligência é ilimitada e você pode aprimorar suas habilidades sempre que desejar.

Por exemplo, um aluno que foi mal na prova de produção textual não precisa reagir negativamente. Isto é, não precisa culpar o professor dizendo que ele fez a avaliação para reprovar alunos propositalmente ou a si mesmo.

Com uma mentalidade de crescimento, esse aluno analisa a prova para ver o que errou e se prepara para tirar uma nota mais alta na próxima avaliação. Mesmo com esse desempenho baixo, ele sabe que é capaz de aumentar sua performance nos estudos.

Portanto, nada de ficar emburrado com uma nota baixa. Identifique os pontos a melhorar, faça uma preparação adequada e tente novamente.

3. Mantenha uma rotina saudável

Tudo bem que aqueles salgados do trailer da faculdade são tentadores. É difícil resistir à vontade de comer aquela coxinha com catupiry, um hambúrguer ou um pastel de forno.

Até dá para comer essas guloseimas uma vez ou outra. Mas alimentos gordurosos e açucarados em excesso afetam diretamente o seu desempenho nos estudos.

Isso acontece porque esse tipo de comida não fornece os nutrientes necessários para um bom funcionamento do seu organismo. Logo, deixe o fast-food de lado e consuma alimentos que dão energia para realizar as atividades diárias e que estimulam raciocínio e memória.

Mas nada de fazer dieta maluca, hein! Isso não funciona. O que você deve fazer é reeducação alimentar.

Além disso, é importante praticar atividades físicas regularmente para ser um universitário de sucesso. Se não curte academia, junte-se às  atividades esportivas da Universidade abertas à comunidade. Normalmente, é possível encontrar programas de natação, dança, capoeira e outras práticas desenvolvidas pelo curso de Educação Física.

O estágio é uma importante etapa na trajetória do unviersitário

4. Leve o estágio supervisionado a sério

Esqueça aquela ideia de que o estagiário é um funcionário dispensável que serve apenas para fazer e pegar café para o chefe. Isso é um mito.

O estagiário é a figura que oxigena a empresa, levando novas técnicas, práticas e tecnologias que podem otimizar os processos internos e melhorar os resultados do negócio.  

Quando chegar a hora de estagiar, não faça corpo mole e leve essa atividade a sério para ser um universitário de sucesso. Afinal, a empresa que contratou você conta com a sua parceria para crescer.

Aproveite essa oportunidade para aprender tudo o que puder sobre a área que deseja trabalhar e a profissão que pretende seguir.

5. Participe de programas de pesquisa e extensão

Você sabia que Universidades públicas e particulares realizam programas de pesquisa científica e de extensão em diversas áreas do conhecimento?

As pesquisas visam criar e produzir conhecimento, assim como buscar o saber. Em outras palavras, as pesquisas realizadas em Universidades levam a descobertas e inovações em diferentes campos de estudos.

E os resultados podem ser usados para aprimorar o ensino dentro da instituição, bem como gerar uma solução para um problema existente dentro ou fora da Universidade.

Por exemplo, é possível fazer pesquisas para saber como transformar resíduos orgânicos de restaurantes em terra fértil, evitando o descarte incorreto que prejudica o meio ambiente e reduzindo os custos de compostagem.

Já os programas de extensão são as pontes entre o ensino, a pesquisa, a comunidade acadêmica e o público que vive nas proximidades da Universidade. Essas atividades visam compartilhar o saber adquirido por meio das ações de ensino e pesquisa.

Por exemplo, um programa de extensão que oferece curso de línguas aberto à comunidade beneficia diversos públicos:

  • o aluno da graduação em Letras, que ganha experiência dentro de sala de aula ensinando a língua estrangeira que estuda;
  • as pessoas dentro e fora da Universidade que desejam aprender um idioma a um valor mais em conta;
  • o professor universitário que orienta os graduandos de Letras e que pode realizar pesquisas sobre o ensino de línguas estrangeiras.

Busque saber quais são os programas de iniciação científica e de extensão na Universidade que vai estudar. Conhecendo as opções disponíveis, participe das atividades que sejam mais interessantes para você.

6. Desenvolva seu lado empreendedor

Para ser um universitário de sucesso você deve estar aberto a novas experiências, como o empreendedorismo. Afinal, ser funcionário de uma empresa não é a sua única opção após se formar. Você também pode abrir um negócio no seu ramo de estudos.

Desenvolver seu lado empreendedor com o auxílio de incubadoras de tecnologias e negócios que existem em Universidades é uma ótima oportunidade para saber se aquela sua ideia tem potencial para se tornar um negócio lucrativo – como é o caso da Unitecne, incubadora da Uniube.

Nesse espaço, é possível desenvolver startups tendo contato com outros profissionais e verificando se a ideia pode ser trabalhada ou se precisa de ajustes.

Deu para perceber que é possível fazer uma graduação e aproveitar as diversas oportunidades que surgem durante sua vivência acadêmica, não é mesmo?

Seguindo essas dicas, os anos que passará na faculdade com certeza serão produtivos para a sua vida profissional e deixarão você mais perto da independência financeira.

Agora que já sabe como se tornar um universitário de sucesso, que tal conhecer o site da Uniube e conhecer tudo o que a Universidade pode oferecer?

Escrito por Letícia, da Uniube