Letícia, da Uniube - ago 7, 2018

Passo a passo para montar um plano de estudos para o Enem

Fazer uma boa prova do Enem é um grande desafio para os jovens que estão concluindo o ensino médio. É necessário se preparar com antecedência e principalmente com planejamento para que consiga dar conta de estudar todas as matérias exigidas na prova – que, cá entre nós, não são poucas. O primeiro passo é fazer um plano de estudos para o Enem.

Essa é uma ferramenta fundamental na sua preparação, pois é um momento para pensar na sua rotina, nos seus objetivos e se organizar.

Veja, a seguir, como montar um plano de estudos para o Enem e aumentar suas chances de tirar uma boa nota no exame.

Boa leitura!

Organize-se

Para que seu plano de estudos funcione de fato, é fundamental que você inclua todas as atividades diárias, inclusive as horas de descanso e lazer. Afinal, ninguém é de ferro e fazer pausas durante o estudo também é uma forma de sedimentar todo o conhecimento que está sendo adquirido.

Além de organizar suas leituras e atividades é importante manter boa alimentação e o sono em dia. Lembre-se: todo seu corpo precisará trabalhar junto nesse processo!

Agora que já ficou entendido que o plano de estudos é a melhor forma de se preparar para o nem, nós da Uniube preparamos um passo a passo de como montar o seu próprio Plano de Estudos. Dessa forma, poderá personalizá-lo de acordo com suas prioridades e com sua rotina.

Como otimizar seu tempo de estudo

Antes de partirmos para o Plano de Estudos efetivamente, vamos mostrar pra você alguns macetes, que irão melhorar sua produtividade nos estudos.

É natural que você fique um pouco perdido com tanta informação que precisa ser absorvida para a prova, não é mesmo? Por isso, as seguintes dicas irão facilitar a organização dos conteúdos e podem te ajudar a manter o foco e absorver as informações mais relevantes:

  • Mantenha o conteúdo em dia: se você está cursando o ensino médio ou fazendo cursinho preparatório, procure estudar as matérias dadas no mesmo dia. Assim, o conteúdo ainda estará fresco e será absorvido com mais facilidade. Além disso, caso surjam dúvidas você terá como tirá-las com um professor no dia seguinte;
  • Treine sua redação: a redação é um dos maiores desafios do exame e deve ser praticada ao longo do seu planejamento. O ideal é que consiga escrever uma redação por semana, sempre com temas variados da atualidade. Se possível, peça para alguém corrigi-la, assim conseguirá aperfeiçoar os possíveis erros ao longo do tempo;
  • Refaça provas antigas: reserve duas horas por dia para refazer as provas dos anos anteriores. É importante que você adquira familiaridade com a estrutura do exame. As questões do Enem seguem uma lógica de enunciado e respostas. Quanto mais acostumado você estiver, mais facilidade terá na interpretação das questões, o que é, sem dúvidas, um dos principais pontos para uma boa prova;
  • Estude em ambientes silenciosos: opte pela tranquilidade na hora do estudo. Por mais focado que você seja, barulhos, conversas e outras distrações podem atrapalhar seu desenvolvimento na hora de estudar. Por isso, se em sua casa você não tem um ambiente muito quieto e propício para isso, estude na escola ou em bibliotecas. O silêncio ajudará você a não se dispersar;
  • Fique longe do celular: por mais difícil que pareça, mantenha seu celular desligado, ou pelo menos “offline” enquanto estiver estudando. As redes sociais são, comprovadamente, um grande aliado da procrastinação. De acordo com pesquisa divulgada pelo programa televisivo Fantástico, jovens ficam cerca de seis horas por dia conectados.

Seguindo essas dicas, agora vamos fazer o passo a passo no seu Plano de Estudos para o Enem.

Esquematize sua rotina

O ideal é que você consiga colocar toda sua rotina em uma tabela, para que possa visualizar como seu tempo está distribuído.

Seja detalhista nessa fase, pois é a partir dela que todo seu planejamento irá se organizar. Inclua todas as suas atividades, escolares, de lazer, esportes que eventualmente pratique, eventos já marcados, absolutamente tudo que já faz parte do seu calendário.

Um boa dica é utilizar o Google Planilhas – uma ferramenta muito prática para organizar seus compromissos de uma maneira em geral.

diploma ead

Organize as matérias e seu tempo

Agora que você já tem uma visão geral da sua planilha, poderá identificar os tempos vagos que serão ocupados pelas horas de estudo.

Comece pelos assuntos mais complicados e seja gradativo. De nada adianta pegar uma matéria que não gosta e começar a estudar feito um louco. Você tem que começar pelas questões mais simples e pelas teorias menos complexas, para que, gradativamente, as mais complexas façam sentido.

Estude a cada dia um pouco mais, pois assim você irá se familiarizar com a matéria e sua confiança irá aumentar.

Tente encaixar as matérias mais difíceis em horários que você rende mais. Aqueles em que você está com mais energia e disposição. Isso é uma questão muito pessoal de cada um, tem pessoas que rendem mais durante o dia e as que preferem à noite. Identifique qual seu melhor horário e dedique-se.

Uma dica importante para organizar seu tempo de estudo, é separá-lo em blocos não muito grandes de horas. Estude duas horas e tire um tempo para você descansar ou fazer outra atividade. Depois estude mais algumas horas e pare. Quando se fica muito tempo focado e estudando durante horas a fio, você tende a não absorver mais o que está lendo.

Mantenha-se Informado

Reserve um tempo durante sua semana para conseguir ler sobre as principais matérias e notícias que foram divulgadas. A prova do Enem é um grande compilado de informações que reúne conhecimentos gerais e disciplinas específicas.

Manter-se atualizado é de extrema importância, até mesmo para que você treine sua interpretação de texto, lendo jornais, revistas e outros veículos comunicacionais.

Cuide do seu corpo

Por fim, cuide de você. Faça exercícios, mantenha sua saúde em dia e suas noites bem dormidas. Organize seu tempo para conseguir intercalar o estudo com as outras atividades. Lembre-se: fazer pausas conscientes é também uma maneira de se manter focado.

Como ingressar na Universidade utilizando a nota do Enem?

Agora que você já sabe como se preparar para garantir uma boa nota no Enem, comece a se informar das Instituições de Ensino que aceitam a nota do exame como critério de entrada. Nesses casos, você não precisa fazer o vestibular, apenas sua nota do Enem será suficiente para ingressar na graduação.

Na Uniube você pode utilizar sua nota de Enem para ingressar em qualquer curso – exceto Medicina. Espero que tenha gostado do material que separamos e faça uma boa prova. Estamos torcendo pelo seu sucesso!

Escrito por Letícia, da Uniube