Letícia, da Uniube - fev 15, 2019

Como manter uma boa postura profissional

Já parou para refletir sobre a sua postura profissional? Você costuma conversar com todo mundo ou prefere ficar quieto, no seu canto?

É pontual ou está sempre atrasado? Vê os desafios como problemas ou oportunidades?

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas, que podem ser usadas como um guia comportamental. Mas por que isso é tão relevante?

A maneira como agimos no trabalho impacta a visão que as empresas e o os recrutadores têm de nós, enquanto profissionais.

Ter uma imagem positiva deve ser considerado essencial para quem quem deseja construir uma carreira de sucesso.

Neste post, você poderá entender mais sobre como se comportar de maneira positiva no trabalho, além de conferir dicas valiosas para ter uma boa postura profissional. Acompanhe!

Você sabe o que é postura profissional?

A postura profissional se refere à maneira como nos comportamos e nos relacionamos com os colegas no ambiente de trabalho.

Sendo assim, diz respeito não apenas às características profissionais, mas também aos atributos pessoais de cada um.

Quem se importa em transmitir uma boa imagem deve estar atento a esse conjunto de fatores.

Mais do que ter as habilidades e conhecimentos necessários para o exercício da função, a excelência de um colaborador está diretamente atrelada à forma como ele se porta no ambiente de trabalho.

Isso inclui ter uma conduta ética e cultivar hábitos, comportamentos e atitudes positivas. Mesmo nas situações mais complicadas, é importantíssimo manter a postura profissional.

Por isso, é preciso tomar ainda mais cuidado na hora de enfrentar os desafios do dia a dia.

Afinal, ter que resolver um grande problema com um colega, fornecedor, parceiro ou cliente não justifica os comportamentos negativos.

Embora ninguém seja de ferro, o respeito aos demais deve estar acima de tudo.

Para saber mais sobre a sua postura profissional, além de questionar a si mesmo, converse sobre as suas atitudes com as pessoas que trabalham com você.

Falar abertamente com um colega mais próximo — ou até mesmo com o seu gestor — pode ser uma ótima forma de usar os feedbacks ao seu favor.

Quais comportamentos são adequados no ambiente de trabalho?

Antes de abordar quais atitudes favorecem uma boa postura profissional, vale ressaltar que as pessoas não são todas iguais.

Pelo contrário: cada colaborador tem um estilo e perfil diferente, o que é muito importante para garantir a diversidade nas empresas.

Ser sério não é sinônimo de má postura profissional. Assim como ser extrovertido não significa que a pessoa tenha atitudes exemplares.

Independentemente do perfil de cada um, o que realmente interessa é o comportamento respeitoso e ético, o comprometimento, a produtividade e o bom senso dentro do ambiente de trabalho.

Entretanto, não é só isso.

Os outros pilares da postura profissional estão ligados aos relacionamentos interpessoais e à comunicação. Isso porque é necessário saber conversar e manter uma relação positiva com as pessoas.

Saber lidar com grosserias vindas de um colega de trabalho é um passo para ser bem visto na companhia.

A aparência também é algo a ser levado em consideração. E não se trata apenas de vestir as roupas apropriadas, mas inclui, também, a linguagem corporal.

O modo como um colaborador caminha pela empresa ou se senta na cadeira numa reunião, por exemplo, influencia a imagem que os outros têm dele.

7 dicas para uma boa postura profissional

Está preocupado em transmitir uma imagem positiva e não sabe por onde começar? Confira as dicas abaixo e desenvolva boas características profissionais.

1. Evite atrasos

Infelizmente, a pontualidade não é o forte de muitas pessoas. No entanto, saiba que ela impacta a percepção que os outros têm de você.

Chegar atrasado ou não começar uma reunião no horário combinado demonstra falta de comprometimento. Para evitar esse tipo de situação, planeje-se, organize a sua agenda e use alarmes.

2. Vista roupas apropriadas

A roupa correta não tem que ser necessariamente formal. Mas isso não quer dizer que você deva ir vestido como quando vai sair com os amigos.

Na realidade, tudo vai depender do código de vestimenta da empresa.

De qualquer maneira, o melhor é sempre evitar peças muito chamativas. A ideia é garantir uma aparência polida e que transmita uma boa impressão.

Postura profissional - vestimenta

3. Separe o trabalho da vida pessoal

Todo mundo tem uma vida e, portanto, vários problemas fora do ambiente de trabalho.

Mesmo que você tenha brigado com o seu parceiro ou batido o carro, por exemplo, isso não é desculpa para se comportar mal.

Lembre-se de que ninguém da empresa tem culpa do que acontece na sua vida pessoal. Portanto, tente separá-la do trabalho.

4. Deixe a negatividade de lado

Em todos os lugares, há pessoas negativas, do tipo que acham que tudo vai dar errado ou que o pior sempre pode acontecer. Porém, é preciso abrir espaço para  atitudes positivas.

Pessoas otimistas enxergam oportunidades de crescimento nos desafios e estão sempre prontas para o que der e vier. Sendo assim, a boa postura profissional se encontra bem longe da negatividade.

5. Trate bem os colegas

Aqui, o que menos importa é o nível hierárquico da pessoa. Todos merecem ser respeitados e tratados da mesma maneira no ambiente de trabalho.

O fato de um colega ser seu subordinado não dá a você o direito de tratá-lo com arrogância na hora de delegar as tarefas.

Ao ser agradável com as pessoas, seus relacionamentos têm tudo para se tornar cada vez melhores.

6. Fique longe das fofocas

Em toda empresa, sempre tem uma ou outra pessoa que gosta de ficar falando mal da vida dos outros. Você já deve ter visto isso acontecer.

Saiba que fofocar sobre os colegas é algo que pode prejudicar bastante a sua imagem profissional.

Portanto, fique longe de conversas desse tipo.

7. Comunique-se com confiança

A comunicação é um recurso essencial no dia a dia de qualquer profissional. Mais do que apenas falar, você deve se expressar com clareza e transmitir confiança.

Por isso, articule as palavras, falando pausadamente e sem interromper ninguém. Dessa forma, as pessoas terão uma boa impressão de você.

Clique aqui para saber mais. 

Que tipo de profissional você quer ser?

Essa é a pergunta que você deve se fazer ao refletir sobre sua postura profissional.

Além dos resultados apresentados, você será lembrado pelas suas características pessoais. É isso que faz com que as atitudes contem tanto na evolução da carreira de cada um. Esteja preparado!

Essas dicas foram úteis para você? Siga a Uniube no Facebook e no Instagram, para acompanhar mais novidades do mercado de trabalho!

Venha conhecer a Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube