Letícia, da Uniube - fev 19, 2019

9 dicas para aproveitar um curso a distância ao máximo

Na hora de fazer uma graduação, o curso a distância é uma excelente possibilidade. A EAD oferece muita conveniência, flexibilidade e bons resultados para o estudante. Atualmente, há quase 1,8 milhão de alunos matriculados nessa modalidade.

Ao mesmo tempo, é preciso se comprometer. Cabe a quem estuda ter responsabilidade e organização para aproveitar o que essas graduações têm a oferecer. Com a abordagem correta, é fácil obter satisfação com sua escolha.

Para simplificar o processo, algumas dicas são indispensáveis. Acompanhe o post e veja 9 orientações para explorar um curso a distância do jeito certo!

1. Crie uma rotina estruturada

Ainda que seja possível estudar quando quiser em um curso EAD, não significa que você deva agir sem nenhum planejamento. Isso, na verdade, só o deixará confuso e longe da oportunidade de aproveitar seu tempo ao máximo.

Em vez disso, elabore uma rotina. Veja quais são os seus horários em cada dia e defina qual é o melhor momento para estudar. Uma alternativa é usar o horário do almoço no trabalho para ver aquela aula ou a volta para casa para realizar uma leitura.

Ao se organizar, é muito mais simples cumprir todas as funções!

Nesse planejamento, aproveite para definir em quais períodos você estudará quais matérias. Deixe as disciplinas mais complexas para quando tiver mais tempo disponível.

2. Tenha uma agenda com todos os prazos

Engana-se quem pensa que o curso a distância não inclui obrigações. Assim como um presencial, é preciso cumprir prazos para entregar trabalhos, bem como para fazer provas ou, dependendo do curso, participar de alguns encontros presenciais.

Em vez de confiar apenas na memória, elabore uma agenda. Nela, você deve incluir o prazo de todas as atividades. Assim, fica fácil priorizar as tarefas com vencimento mais próximo, além de evitar que você deixe de realizar alguma entrega.

3. Estude em um ambiente propício

Em algumas situações, estudar a distância significa aproveitar qualquer local e horário para aprender um pouco. No entanto, essa não deve ser a regra da sua rotina. O metrô ou o ônibus não são os locais ideais para fazer exercícios ou explorar conceitos novos. Então, o melhor é deixar os meios de transporte apenas para uma revisão ocasional.

Em vez disso, opte por um ambiente calmo e longe de distrações. Fuja das redes sociais, da televisão e até da cama ou do sofá. Estar em uma mesa em local tranquilo, arejado e iluminado permite que você se concentre com mais facilidade.

4. Utilize todos os recursos disponíveis

Um bom curso EAD não é feito apenas de videoaulas e materiais para a leitura. Ele também oferece outras possibilidades, como uma tutoria ou fórum para tirar dúvidas, com professores e outros estudantes.

O ideal é explorar todas essas alternativas, pois isso ajuda a consolidar o conhecimento. Sempre que surgir um questionamento, procure a área indicada e expresse suas dificuldades. Essa troca é tão positiva quanto o que é ensinado nas aulas e torna toda a sua experiência ainda melhor!

5. Revise e exercite os conteúdos

Tão importante quanto aprender novos conceitos e temas é consolidá-los. Para isso, a prática é sempre o melhor caminho. Após terminar uma aula, realize exercícios relacionados à matéria. Pesquisas apontam que esse é um dos métodos mais eficazes para fixar os conteúdos.

Fazer simulados também ajuda e permite que você entenda quais são as suas dúvidas. Dependendo do caso, é só usar os fóruns para esclarecê-las.

Não se esqueça, ainda, de revisar o conteúdo que já foi aprendido e colocado em prática. Isso garante melhor desempenho nas avaliações e uma melhor aplicação em seu cotidiano profissional.

curso a distância

6. Não deixe tudo para a última hora

Um erro muito comum de quem faz um curso a distância é o de “relaxar” demais. No final, é difícil dar conta de tudo.

O resultado não costuma ser bom; tarefas entregues de qualquer jeito ou aulas assistidas sem a atenção devida. Ainda que você obtenha a nota necessária para a aprovação, dificilmente vai aprender de verdade, não é mesmo?

Por isso, evite deixar tudo para a última hora. Com a ajuda da sua agenda e de uma organização reforçada, antecipe suas obrigações. Assim, sobra um tempo extra para revisões ou mesmo para dar atenção a outras tarefas do seu cotidiano.

7. Eleve a sua motivação

Quem estuda a distância precisa de dois componentes fundamentais: autonomia e motivação. O primeiro tem a ver com se interessar por ir além das aulas, buscar novos materiais e aprender de maneira ainda mais completa.

A motivação é o grande motor que permite o cumprimento, com excelência, de todas as outras tarefas. Se estiver desmotivado, vai querer sempre trocar os estudos por qualquer outra obrigação. Então, pense bem no que o faz ficar especialmente interessado em concluir as missões.

Você pode, inclusive, estabelecer recompensas para incentivar o alcance de metas. Vale definir pausas, um chocolate ou outros benefícios para cada momento em que completar os estudos de uma matéria ou uma lista de exercícios.

8. Mantenha a consistência

O aprendizado é um processo constante — e isso não é diferente em um curso a distância. Da mesma maneira que você dedicaria um tempo fixo para um curso presencial, é indispensável agir dessa forma com o da modalidade EAD.

Não adianta estudar todos os dias de uma semana e, na seguinte, ignorar totalmente as atividades. É importante separar um tempo diário para as matérias, de modo a cobrir todo o curso. Com disciplina e atuação constante, fica mais fácil atingir os seus objetivos.

9. Não se esqueça de descansar

Para algumas pessoas, estudar a distância significa aprender a todo instante, a cada oportunidade — mesmo quando não é exatamente necessário. Em algumas pessoas, estudar a distância causa preguiça e falta de comprometimento.

Para não acontecer isso com você, é indispensável reconhecer a importância do descanso. Não abra mão de ficar com a família e relaxar um pouco quando concluir os estudos. Ao recarregar as energias, terá mais motivação para continuar o processo de aprendizado.

Viu como um curso a distância traz muitas possibilidades positivas e só depende de você aproveitar todas elas? Com essas dicas, dá para conquistar os melhores resultados e absorver todo o conhecimento!Agora que já sabe como explorar essa possibilidade, conheça os cursos da graduação a distância da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube