Letícia, da Uniube - jan 15, 2019

Passo a passo para conseguir um cargo de liderança

Conquistar um cargo de liderança é o objetivo de muitos profissionais desde o início da carreira. A oportunidade de chegar à função de líder é sinônimo de reconhecimento do trabalho, melhoria no salário e, principalmente, maior status e influência dentro da empresa.

Mas essa mudança de status não acontece de um dia para o outro. É preciso se dedicar aos compromissos diários, investir em uma boa capacitação profissional e se preparar para assumir os desafios — e as responsabilidades — do cargo.

Quer saber sobre como conseguir uma posição de liderança na empresa onde trabalha? Siga com a gente!

Por que ocupar um cargo de liderança?

A existência de uma liderança é fundamental para obter resultados positivos em todas as atividades e organizações. Em razão disso, a sociedade, as empresas e as equipes necessitam de profissionais que não tenham medo do novo e, muito menos, de assumir riscos e responsabilidades.

Se você se encaixa nesse perfil e tem certeza do que deseja para sua carreira, vale a pena encarar a caminhada para chegar a um cargo de liderança.

E por quais motivos pode ser interessante assumir uma função como essa?

Ocupar um cargo de liderança significa ter mais autonomia para executar as tarefas e determinar os próprios horários. Por meio dele, também é possível adquirir muito conhecimento, já que é preciso estar sempre atualizado.

Além disso, um líder tem uma maior liberdade para inovar e fazer os projetos saírem do papel. Sem contar que há possibilidade de melhoria financeira e maior autoridade dentro da organização.

Uma outra razão a se levar em consideração é o fato de que 70% das empresas não oferecem plano de carreira. Dessa forma, se a companhia onde você trabalha não oferece o apoio necessário para o crescimento dos colaboradores, é preciso, por conta própria, tornar-se um daqueles que são mais valorizados ­e acabam tendo oportunidade de ascensão. Portanto, valorize-se como profissional e esteja sempre à frente.

Características de um líder

Muitos têm vontade de conquistar um cargo de liderança, mas nem todos ponderam sobre quais são as reais características de um bom líder. Alguns — seguindo o senso comum — o veem como uma figura inatingível e tirana. Contudo, existem aqueles que trabalham lado a lado com a equipe e são grandes motivadores.

Veja, abaixo, algumas das características de quem ocupa esse cargo.

1. Iniciativa

Um líder deve ser proativo, ou seja, tem que agir para que os projetos se concretizem. Profissionais com iniciativa sabem exatamente o que exigir da equipe e de si mesmos. Uma  habilidade essencial é manejar contratempos de forma dinâmica.

2. Visão estratégica

É imprescindível planejar com atenção e prever problemas com antecedência. A visão estratégica é um diferencial para trazer ideias e soluções, associando-as à filosofia da organização.

3. Comunicação assertiva

É por meio da comunicação clara que um líder consegue a atenção e o respeito de todos no seu dia a dia. Por isso, deve estar muito atento à forma como se relaciona e transmite informações para seus colegas.

4. Relacionamento adequado com as pessoas

Ao trabalhar com pessoas, não basta se comunicar bem. É fundamental saber ouvir críticas e novas ideias. Além disso, quem está em um cargo de liderança deve ter consciência do momento certo de motivar e valorizar e, também, ser duro e cobrar atitudes.

5. Trabalho em equipe

Um bom líder envolve a equipe em todo o planejamento, do início ao fim. Ele sabe que a união de forças pode gerar mais resultados do que o trabalho de um indivíduo. Em equipe, ele pode ser um grande influenciador de boas condutas e fomentar o aprendizado coletivo.

6. Bom exemplo

Um líder de verdade admite os seus erros e mostra à equipe que é possível aprender com eles. Além disso, ele deve ter humildade para pedir ajuda e agradecer. Isso reflete o fato de que exercer liderança não é apenas exigir que a equipe aja corretamente; também é necessário que o chefe atue sempre da melhor maneira.

7. Resiliência

Um líder motiva os membros da sua equipe a serem confiantes ao encarar mudanças e solucionar problemas. Por isso, é importante ser resiliente e manter o foco nos objetivos e metas da empresa.

8. Competência profissional

Por último, e mais importante, é a competência profissional. Para exercer uma função de liderança, é necessário, antes de qualquer coisa, entender as tarefas que serão delegadas e ter habilidade para exercê-las, além de conhecer bem as atividades desempenhadas por cada pessoa da equipe.

Mesmo estando em uma posição superior, um líder nunca deve deixar de buscar conhecimento e melhorar seus pontos fracos. Por isso, ele deve sempre inovar, criar e estar atento às mudanças.

Nem todos nascem com a capacidade de chefiar. Há personalidades que são mais compatíveis com essa missão do que outras. Entretanto, os atributos de um líder podem ser desenvolvidos ao longo das vivências no mercado de trabalho e por meio de uma capacitação profissional.

O que ainda falta para você alcançar uma posição de liderança? Não desista e busque aprimorar suas habilidades!

Liderença - características

Os desafios de um cargo de liderança

Além de ser uma grande conquista profissional, assumir um papel de líder em uma organização acarreta em vários benefícios. Por isso, talvez você pense que uma pessoa que ocupa uma posição superior tem menos problemas a resolver. Normalmente, acontece o contrário: aumentam as responsabilidades, as horas de trabalho, a necessidade de gerenciar conflitos e a pressão por resultados.

A seguir, você vai conferir alguns desses desafios que os líderes enfrentam no dia a dia. Mas não se espante com eles! Passaremos informações valiosas sobre como chegar a um cargo de liderança e se preparar da melhor maneira para vencer todos os tipos de obstáculo.

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo pode ser considerado o primeiro grande desafio. Só assim é possível entender os outros profissionais. Para que haja um ambiente em que as pessoas se sintam motivadas, um bom líder deve ter consciência do que as estimula, levando em conta que ele deve se adaptar e se conectar aos diferentes perfis.

Dessa forma, é importante trabalhar a inteligência emocional, para incentivar os colegas de trabalho e tratá-los de forma diferenciada, aproveitando ao máximo as características de cada um. Além disso, é fundamental que se tenha a capacidade de administrar e solucionar conflitos, para manter um clima amistoso entre a equipe.

Responsabilidade sobre o trabalho dos outros

Quando você não é o líder da equipe, é comum que suas atribuições digam respeito apenas às suas tarefas e suas responsabilidades recaiam apenas sobre os próprios erros. Ao assumir um posto de liderança, a situação muda de figura. Agora, você passa a responder pela postura, produtividade e desenvolvimento de toda a equipe.

Nesse contexto, você também é responsável por saber definir quais são as suas obrigações e quais tarefas atribuir a cada membro do time. Isso também envolve dar feedback e saber qual é o momento certo para elogios e críticas.

As decisões são mais difíceis

Um erro que ocorre por falta de alinhamento em um projeto pode trazer prejuízos financeiros para a empresa. Por isso, a atenção, a dedicação e, sobretudo, as decisões tomadas pelo líder são muito importantes.

Em vista disso, ele deve ser capaz de agir de forma estratégica, pensando no melhor para equipe e, principalmente, para a organização. Também deve ter consciência sobre quais demandas são mais importantes e quais são mais urgentes para o trabalho fluir no prazo correto.

Por fim, um líder deve estar sempre atualizado. É importante que haja muita pesquisa para embasar as decisões e buscar as soluções ideais.

A jornada de trabalho pode se tornar mais longa

É de se imaginar que a rotina de trabalho de um líder seja maior que a do resto da equipe. Quando você ocupa um cargo de liderança, o número de atribuições aumenta. Sem mencionar que isso está relacionado à expectativa de entrega de bons resultados para a empresa.

Assim, é essencial que haja organização do tempo e das tarefas, a fim de se estruturar melhor o expediente e reduzir os impactos desse desafio.

Maior pressão dos superiores

É comum que a cobrança de resultados dos superiores para com os líderes seja ainda maior. E não é para menos, já que eles não são pressionados apenas pelos próprios resultados, mas pelas entregas de todos da sua equipe.

Por esse motivo, é importante reforçar que, em uma posição de liderança, é preciso motivar o time, manter um bom ambiente de trabalho e estimular o aperfeiçoamento profissional de cada um.

Como conseguir um cargo de liderança?

Você já sabe quais são as características de um líder e quais desafios são enfrentados nessa função. Agora, abordaremos quais são os passos que você pode seguir para conseguir um cargo de chefia.

1º passo: saber o que você deseja para a sua carreira. Não ignore o importante hábito de fazer planejamentos e análise bem o que precisa fazer para alcançar o sucesso. Para isso, você deve determinar metas a serem atingidas e, principalmente, estar aberto ao networking com outros profissionais.

2º passo: nunca parar de estudar. É fundamental estar sempre informado para evoluir como profissional. Uma boa dica é investir em cursos de pós-graduação, para se tornar especialista na sua área e se destacar na empresa. Esses cursos podem ajudar a alavancar sua vida profissional de forma eficiente.

3º passo: pedir auxílio a um mentor ou a alguém que já trilhou o mesmo caminho que você pretende seguir. Essa pessoa pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades e motivá-lo a crescer. Também é possível contratar um coach profissional, que é preparado para guiá-lo nas questões sobre a sua carreira.

4º passo: desenvolver seu autoconhecimento. Busque reconhecer as suas qualidades e limitações, potencialize seus pontos fortes e estude para minimizar os fracos. Também é essencial que você se preocupe com o seu marketing pessoal, estando sempre atento à imagem que passa de si para toda a equipe.

5º passo: tenha uma postura transparente, que passe credibilidade e respeito e mostre que você é a pessoa certa para ocupar um cargo de liderança. Aja sempre com profissionalismo e dedique-se ao máximo às suas tarefas.

6º passo: esteja disposto a solucionar problemas e a gerar resultados para a empresa. É interessante que você busque surpreender seus superiores, testando os próprios limites e estipulando metas maiores, sem que seu chefe demande.

Uma dica é procurar  antever problemas no seu departamento e na organização, como um todo. Observe se as tarefas estão sendo realizadas da maneira planejada e sugira soluções. Além disso, demonstre que se preocupa com os rendimentos da empresa e que é capaz de alcançar resultados mais concretos.

Capacitação profissional para alcançar cargos de liderança

Chegamos até aqui e podemos perceber que a capacitação profissional é a principal chave para alcançar um cargo de liderança. Todo mundo sabe que apenas o diploma da graduação e boa vontade não são mais suficientes para chegar a posições mais altas, já que as exigências do mercado estão cada vez maiores.

Por isso, é importante investir em um curso de pós-graduação para criar uma proximidade maior com a sua área de interesse e conquistar novas oportunidades. E, para você que deseja se tornar um líder, um MBA é uma ótima alternativa.

Trata-se de uma modalidade que engloba noções aprofundadas de administração e gestão de negócios, e é muito procurada por profissionais que buscam ocupar postos de chefia nas empresas em que trabalham.

Siga os passos para conseguir um cargo de liderança e escolha um curso de educação continuada na Uniube. Não tenha dúvidas de que esse é o melhor investimento para a sua carreira!

Aposte na sua qualificação em uma Universidade com mais de 70 anos de tradição em formar profissionais de qualidade. Não perca tempo e conheça os cursos de pós-graduação da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube