Letícia, da Uniube - jan 18, 2019

Resiliência: conheça esse conceito importante para sua carreira

Você sabe o que significa o termo resiliência? Seja na vida pessoal ou no trabalho, o conceito está relacionado à capacidade de enfrentar problemas, superar as dificuldades e, ainda, crescer com elas. O que poderia ser encarado como algo negativo é transformado em oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Assim, as pessoas resilientes são aquelas que, mesmo diante de grandes problemas, não ficam abaladas. Ou seja, em vez de se lamentar, reclamar e achar que tudo vai dar errado, elas não deixam que as dificuldades da vida façam com que elas percam a alegria e a força de vontade.

Acompanhe o post, descubra o que é resiliência e veja como ela vai ajudar você a evoluir em sua vida profissional.

O que é resiliência profissional e qual o impacto dela na carreira profissional?

A competitividade do mercado tem feito com que os profissionais se sintam cada vez mais pressionados a entregar bons resultados. Com isso, a tensão no ambiente de trabalho aumenta e os desafios acabam se tornando ainda maiores.

Diante desse contexto, a resiliência diz respeito à capacidade que alguns profissionais possuem de lidar com a pressão, as mudanças constantes e as cargas pesadas de trabalho. Enquanto muita gente paralisa e desiste de uma experiência desafiadora, as pessoas resilientes veem a adversidade como uma chance de atingir um nível de performance mais elevado.

Essa capacidade de responder às demandas diárias, aguentar a pressão e encontrar soluções para os problemas mais complicados é algo positivo para o crescimento de qualquer pessoa. Afinal de contas, quem possui um plano de carreira para o futuro deve conseguir se destacar diante dos demais e mostrar seu potencial de superação para a empresa.

10 dicas para ser mais resiliente no trabalho

1. Veja os desafios como oportunidades

Jamais se deixe paralisar pelos desafios, por mais complicados que eles pareçam ser. Para adquirir resiliência, você precisa criar o hábito de enxergar as situações desafiadoras como oportunidades de aprendizado. Isso porque, várias vezes, só adquirimos determinadas habilidades ao lidar com problemas reais. Basta você olhar para trás para ver o quanto certas situações ajudaram você a ser quem é hoje.

2. Não seja resistente

Como já deve ter ficado claro, a resiliência envolve a capacidade de lidar com as mudanças no trabalho. Portanto, se você é do tipo de pessoa que sofre durante processos de adaptação, saiba que isso terá que mudar de uma vez por todas.

Lutar contra as mudanças de nada adianta. Muito pelo contrário: a resistência ao que é novo só acaba trazendo dificuldades e empecilhos para seu crescimento na empresa.

3. Fuja do estresse

Todo mundo sabe o quanto o estresse atrapalha vários aspectos da nossa vida. E não seria diferente no caso da resiliência. Por mais que, às vezes, não seja tão simples lidar com certos problemas, pense no quanto o modo como você os encara complica a busca por uma boa solução. Já tinha parado para refletir sobre isso?

Resiliência - celebrar conquistas

4. Celebre os sucessos e as conquistas

Em vez de ficar lamentando pelas coisas que não deram certo no seu dia, pare e identifique tudo o que correu bem. Trata-se, praticamente, de um treino mental: o seu cérebro precisa aprender a procurar o sucesso. Por isso, não deixe de focar nas conquistas e comemorá-las sempre.

5. Cultive seus relacionamentos

O que seria de nós sem as pessoas que estão ao nosso lado? É preciso assumir que ninguém consegue ser forte o tempo todo. Em todos os aspectos da nossa vida, contar com o apoio da família, dos amigos e dos colegas de trabalho é fundamental.

Geralmente, para as pessoas resilientes, os relacionamentos são peças-chave. Isso porque precisamos, em todos os momentos, do incentivo e da motivação daqueles que nos conhecem e têm carinho por nós.

6. Tenha metas realistas

De nada adianta você medir os resultados das suas ações se as suas metas não fizerem muito sentido ou forem ambiciosas demais. O melhor a se fazer para ganhar resiliência é ter objetivos realistas, pois só assim é possível identificar o propósito das nossas ações e medir os resultados delas.

7. Não leve tudo para o lado pessoal

É comum que, especialmente quando estamos tendo um dia ruim, um comentário do chefe ou de um colega nos deixe chateados ou ofendidos. Mas você precisa ter em mente que nem tudo o que você ouve merece muita atenção.

Ao levar algo para o lado pessoal, você corre o risco de prejudicar a si mesmo e ter uma visão distorcida das situações. Portanto, tem horas que é preciso relevar.

8. Poupe suas energias

Preocupar-se com inúmeras coisas ao mesmo tempo pode ser um tiro no pé no mundo do trabalho. É claro que você deve ser comprometido, ter dedicação e se esforçar ao máximo para realizar suas tarefas.

No entanto, desenvolver a capacidade analítica para identificar o que realmente importa é extremamente necessário para evitar o gasto de energia e dores de cabeça.

9. Confie em você mesmo

Adquirir resiliência é algo que também depende de uma visão positiva de si mesmo. Isso significa que, para que você acredite na sua própria capacidade de resolver problemas, você precisa, antes de tudo, trabalhar a autoconfiança.

10. Seja otimista

Por fim, elimine qualquer vestígio de pessimismo que ainda exista em você. Praticar o otimismo é essencial para aqueles que desejam adquirir resiliência.

Ou seja, é preciso mudar o modo como o nosso pensamento interpreta e processa os acontecimentos. Encare as coisas pelo lado positivo e veja a diferença que isso pode fazer na sua vida profissional.

Aposte em você mesmo!

Deu para entender o que é resiliência e como trabalhar essa habilidade no ambiente de trabalho?

Além de ajudar você a evoluir na carreira, essas dicas são valiosas para outros aspectos da vida, já que elas contribuem para uma grande mudança de perspectiva em relação ao modo como encaramos tudo ao nosso redor.

Que tal contar para a gente se esse conteúdo foi interessante para você?

Acesse o Instagram e o Facebook da EAD da Uniube, fique por dentro dos principais assuntos ligados ao mercado de trabalho e tenha acesso a outras dicas que vão ajudá-lo a crescer ainda mais!

Escrito por Letícia, da Uniube