Letícia, da Uniube - ago 8, 2018

O que é MBA? 8 aspectos para você conhecer nessa modalidade

Muitos profissionais se perguntam o que é MBA quando desejam continuar seus estudos, após a graduação.

O curso superior não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito, principalmente em um mercado de trabalho competitivo com grande concorrência pelas vagas que surgem.

Também contribui para este cenário o desemprego, que continua em alta, segundo pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tudo isso torna a qualificação um grande diferencial para um profissional em tempos de crise.

No entanto, é comum as pessoas se questionarem sobre o que é MBA e qual sua diferença para as outras pós-graduações.

Se essa também é a sua dúvida, nos acompanhe a seguir para descobrir informações riquíssimas sobre essa modalidade de estudo.

O que é MBA

O MBA é uma sigla em inglês que significa Master in Business Administration.

Como o próprio nome já indica, esse curso é voltado para quem deseja  aprimorar conhecimentos de administração, gestão e negócios, obtendo uma visão aprofundada e global da cena corporativa.

Costuma ser muito procurado por empresários, executivos, gestores e profissionais que buscam se tornarem líderes em grandes organizações.

Geralmente, é realizado um processo seletivo onde são considerados o perfil do candidato e a sua experiência profissional.

Qual a diferença entre MBA e as outras pós-graduações

Devido ao grande crescimento da oferta de especializações no país, surgem as dúvidas sobre qual seria a melhor opção para continuar estudando depois da graduação.

Tecnicamente, todos os cursos realizados após o término da faculdade são designados como pós-graduação.

Entretanto, cada um possui características próprias que os diferenciam e que devem ser do conhecimento do profissional para nortear sua escolha.

A principal diferença diz respeito à abordagem do conteúdo. As pós-graduações, nesse sentido, podem ser divididas em lato sensu e stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu é composta por cursos direcionados ao aperfeiçoamento em uma área de atuação específica.

Esses são mais direcionados para o mercado de trabalho, sendo indicados para profissionais que desejam um grande diferencial no currículo.

O MBA está incluído nesta categoria. O que faz uma pós-graduação se tornar um MBA é a área de atuação. Como o próprio nome diz, quem faz um MBA se torna um Mestre em Negócios e Administração.

A pós-graduação lato sensu também se diferencia das demais por sua carga horária. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os programas lato sensu têm duração mínima de 360 horas.

E ao terminar o curso, o aluno recebe um certificado e não um diploma.

Na prática, isso não fará diferença, a menos que o seu objetivo seja dar aulas em universidades. Neste caso, o mais indicado é optar por uma pós-graduação stricto sensu, composta pelos mestrados e doutorados.

Esses cursos possuem uma abordagem mais teórica e focada no desenvolvimento de pesquisas e docência.

Portanto, são mais indicados para quem deseja seguir a carreira acadêmica como pesquisador ou professor universitário.

A sua duração também é muito diferente das especializações. O mestrado e o doutorado duram, aproximadamente, entre 2 e 4 anos, respectivamente.

Clique aqui para saber mais. 

Como o MBA pode ajudar na sua carreira

O MBA, assim como outros investimentos em educação continuada, é visto de forma bastante positiva pelo mercado.

Uma eventual promoção ou ocupação de cargo de liderança na empresa pode ser impulsionada com uma especialização no formato MBA.

Além disso, o investimento de seu tempo e dedicação em um curso dessa natureza pode se tornar uma vitrine no mundo corporativo, mostrando suas capacidades para a chance de evoluir na profissão.

Vamos ver outras vantagens que o MBA pode trazer para sua carreira.

o que é mba

Prática focada em resultados

A prática experimentada durante essa especialização é voltada para a obtenção de resultados.

Por isso, o MBA atrai os profissionais que possuem alguns anos de atuação no mercado de trabalho, principalmente aqueles que já ocupam cargos de liderança.

Esse é um dos pontos fortes do MBA, pois o método de ensino baseia-se no intenso compartilhamento de experiências e no estudo de situações reais vivenciadas pelos profissionais e professores.

No entanto, engana-se quem pensa que apenas a realização do MBA garante reajustes e promoções. É necessário transformar o conhecimento adquirido em resultados para a empresa.

Por exemplo, se a organização em que você trabalha possui um cenário de crescimento em vendas internacionais, pode ser a chance de investir seu tempo e dinheiro em um MBA em Comércio Exterior.

Aprimorar o currículo

Outra grande vantagem do MBA é fortalecer o currículo, aumentando as chances de conquistar novas oportunidades, já que esse certificado é bastante valorizado pelas organizações.

Possuir um certificado de MBA no currículo pode diferenciar um profissional que está sendo considerado para uma promoção ou um cargo de gestão na empresa.

Até porque, essa qualificação é praticamente uma exigência nas carreiras voltadas para o ambiente organizacional, que buscam profissionais gabaritados para ocupar cargos mais altos.

Mesmo em um processo seletivo, as chances aumentam de obter a vaga em relação àqueles que não possuem essa especialização.

Desenvolver o networking

Outro fator que pode ser extremamente interessante no MBA é o networking com os demais participantes, sendo que, nesse caso, a reputação da instituição e o perfil dos alunos também contam.

No ambiente de um curso MBA existe uma troca muito grande de conhecimentos e contatos profissionais.

O formato do curso é baseado em vivências e problemas da prática dos negócios, com intensa troca de experiências entre os professores e os alunos.

Dessa forma, torna-se mais fácil estreitar vínculos e, até mesmo, desenvolver amizades, consolidando seu networking.

Reciclar o conhecimento

O MBA proporciona ao profissional que se encontra no mesmo cargo ou empresa a possibilidade de conhecer as novidades de sua área de atuação e as novas tendências do mercado de trabalho.

A reciclagem do seu conhecimento trará maiores condições desse profissional  desempenhar suas atividades de forma mais eficiente, trazendo para a empresa os resultados esperados.

Assim, ele se torna mais valorizado, podendo ser considerado para aumentos de remuneração e promoções.

Dicas extras

Neste artigo, mostramos a você o que é MBA e como ele pode contribuir para o seu crescimento profissional.

É importante que você saiba claramente quais são seus objetivos e os resultados que pretende obter, além de preparar uma reserva financeira suficiente para realizar tal investimento.

Além disso, você deve dar muita atenção à qualidade dos cursos e à reputação das instituições.

A Uniube, por exemplo, oferece cursos de MBA com um corpo docente formado por acadêmicos, pesquisadores e profissionais com grande experiência de mercado.

Isso significa que você terá acesso à melhor combinação entre conhecimento teórico e aplicação prática.

Clique aqui para saber mais. 

Conheça os cursos de MBA da Uniube.

Venha conhecer nossos cursos MBA!

Escrito por Letícia, da Uniube