Letícia, da Uniube - fev 6, 2019

9 características fundamentais do profissional do futuro

O uso massivo de recursos tecnológicos e a crescente valorização da inovação têm transformado o modo de funcionamento das empresas. Diante disso, empresas de diferentes portes e segmentos passaram a buscar colaboradores com perfil para atender a essas novas demandas. Esses colaboradores podem ser chamados de profissionais do futuro.

 

Quer saber o que você precisa para ter sucesso no mercado de trabalho? Se sim, fique sabendo que chegou ao lugar certo!

Prepare-se para conhecer as principais mudanças do mercado de trabalho e saber como se tornar o tipo de profissional que as organizações procuram. Acompanhe o post!

O mercado de trabalho não é mais o mesmo

Em um contexto cada vez mais dinâmico, as empresas passaram a contar com diferentes recursos e ferramentas, que colaboram para o aumento da produtividade e obtenção de melhores resultados. Assim, novos modelos de trabalho surgiram, alterando a realidade do mercado, nas mais diversas áreas.

Maior flexibilidade

Trabalho remoto e jornada flexível são cada vez mais comuns em empresas de todos os portes. Essa flexibilidade é vantajosa para organizações e colaboradores.

Além de evitar que o funcionário perca tempo se deslocando, esse novo modelo de trabalho favorece o desempenho, uma vez que a empresa passa a avaliar a equipe com base nos resultados, e não nas horas que os profissionais passam no escritório.

Tecnologia como aliada

Foi-se o tempo em que apenas as grandes organizações investiam em tecnologia. Até mesmo os pequenos negócios contam hoje com as novas ferramentas para otimizar processos internos e aumentar a produtividade das equipes. Isso tem produzido mudanças profundas no mercado de trabalho, pois diversas funções passaram a ser desempenhadas por softwares.

Inovação para sobreviver

Inovar passou a ser a regra da vez para a continuidade de qualquer negócio. Tendo em vista a competitividade do mercado, a empresa que quer se destacar diante das concorrentes precisa valorizar a inovação. E, atualmente, nenhuma companhia sobrevive sem se reinventar.

Entretanto, a inovação só acontece, de fato, nas empresas que dão espaço para seus colaboradores explorarem a criatividade, sem o receio de serem julgados pelos resultados negativos. O processo é fruto de tentativas e erros.

Prepare-se para os próximos anos

Antes de chegarmos  às características fundamentais do profissional do futuro, vale a pena falarmos sobre algumas tendências para o mercado de trabalho nos próximos anos. Afinal, para dar melhores rumos à sua carreira, você precisa estar preparado para atender às novas demandas.

A maneira como as empresas encontram os colaboradores adequados para preencher suas vagas já mudou bastante. Muitas pessoas conseguem emprego por meio do LinkedIn, por exemplo. Porém, a tendência é que a procura por oportunidades de trabalho nas plataformas online se intensifique ainda mais.

Outra questão é a dificuldade das empresas em encontrar profissionais prontos para realizar algumas funções. Portanto, no momento de buscar por vagas de emprego, os candidatos que possuem diferenciais relacionados à qualificação e bagagem profissional têm mais chances de preencher os melhores postos.

Por último, outra tendência que pode ser destacada é o maior esforço por parte das empresas para serem mais inclusivas e valorizarem a diversidade no ambiente de trabalho. Isso significa que a abordagem de questões culturais, que antes não recebiam a devida atenção, passou a ter uma importância crescente.

9 características do profissional do futuro

1. Ter proatividade

Apesar de essa característica parecer um pouco óbvia no universo do trabalho, não são todos os indivíduos que se prontificam a assumir responsabilidades e encontrar soluções para os problemas que aparecem na empresa, sem que eles sejam claramente requisitados.

Se você deseja ser um profissional do futuro, a proatividade deve ser um dos seus pontos fortes.

2. Falar outros idiomas

De acordo com uma pesquisa feita pela Catho, quem fala inglês pode ter um salário 61% mais alto para exercer uma mesma função. Esse dado mostra o quanto que o domínio de uma segunda língua impacta a vida profissional de qualquer pessoa.

Por isso, investir no estudo de outros idiomas é um diferencial na conquista de melhores vagas de emprego. Quem não estiver atento a isso corre o risco de ficar para trás.

3. Usar novas tecnologias

Saber utilizar as mais recentes ferramentas passou a ser fundamental, mesmo para quem não trabalha na área de tecnologia e inovação. O profissional do futuro deve, além de conhecer, conseguir usar os novos recursos necessários para otimizar processos e aumentar a produtividade. Afinal, para que a empresa consiga tirar proveito da tecnologia, os colaboradores devem ser capazes de acompanhá-la.

Profissional do futuro - tecnologia

4. Ter um alto nível de qualificação

Poucas são as pessoas que trilham uma sólida carreira profissional sem investir no próprio desenvolvimento. Mesmo estando empregado, a busca por atualização e conhecimento deve ser constante.

Diante disso, apostar na qualificação  é importante para o profissional do futuro. Ou seja, nunca pare de se atualizar! E, atualmente, não há desculpas, já que é possível estudar a distância.

5. Lidar com o incerto

Em um mundo cada vez mais dinâmico, imprevistos, mudanças, incertezas e riscos estão sempre presentes no dia a dia do trabalho e nem todos estão preparados para encarar essa realidade.

É por isso que outra característica do profissional do futuro é ter a capacidade de lidar com o incerto e com um mercado que muda constantemente.

6. Resolver problemas complexos

Encontrar soluções para problemas com um alto nível de complexidade é mais uma das habilidades necessárias para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Se você tem esse objetivo, deve ser capaz de:

  • reconhecer o problema;
  • comunicar-se claramente;
  • ter um pensamento estruturado;
  • elaborar uma visão dos processos.

7. Gerir pessoas

Mais do que coordenar as próprias ações em harmonia com o restante da equipe, o profissional do futuro precisa saber motivar, identificar talentos, direcionar tarefas e desenvolver pessoas. Quem possui essas capacidades tem chances bem maiores de conseguir boas oportunidades de trabalho.

8. Ter inteligência emocional

O conhecimento e domínio das emoções são fundamentais no mundo corporativo, seja qual for a área de atuação e o nível hierárquico. Provavelmente, você já deve ter percebido que a inteligência emocional é um tema cada vez mais abordado no contexto profissional.

Principalmente nos momentos de crise, conseguir controlar as emoções para não perder o foco é muito importante.

9. Ter autonomia

A autonomia sempre foi uma característica valorizada pelas empresas. No entanto, diante de esquemas de trabalho mais flexíveis, em que as equipes são compostas de pessoas trabalhando de diferentes lugares, ser capaz de resolver certos problemas sozinho é primordial. Para isso, é preciso ter bastante determinação e confiar na sua capacidade.

Se você ainda não possui essas características, a dica é começar a desenvolvê-las o quanto antes.

Para ser um profissional do futuro, portanto, é preciso adquirir mais conhecimento e desenvolver as habilidades de que você precisa por meio de uma boa formação. E, claro, ler bastante sobre os temas relacionados à sua profissão.

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Escrito por Letícia, da Uniube