Letícia, da Uniube - mai 13, 2019

Gestão de Pessoas: saiba como se especializar na área

Você conhece o real significado da gestão de pessoas? Muita gente ainda acredita que se trata de um sinônimo para Recursos Humanos (RH).

No entanto, por mais que ambas as áreas lidem com os colaboradores de uma empresa, cada especialidade tem diferentes características.

O conceito vem ganhando espaço porque as organizações deixaram de ser avaliadas apenas pelos seus resultados, produtos e serviços oferecidos.

Mais do que isso, o reconhecimento de uma companhia está diretamente atrelado ao tipo de relação que ela possui com os seus colaboradores.

Neste post, você vai ver:

  • o que é gestão de pessoas;
  • quais são os fatores que a diferenciam do RH;
  • como se tornar um especialista na área;
  • 5 benefícios de um MBA na área.

Acompanhe!

Gestão de pessoas: entenda o conceito

Todas as empresas são compostas por pessoas responsáveis por desempenhar diferentes tarefas necessárias para o seu funcionamento.

E o trabalho de cada uma delas impacta os resultados do negócio, mesmo aquelas com funções consideradas pouco estratégicas.

Sendo assim, todas devem ser vistas como recursos importantes e, portanto, valorizadas.

É por isso que de nada adianta uma empresa investir massivamente em produtos e serviços sem olhar, também, para seus talentos.

Afinal, é preciso contar com colaboradores motivados para colocar a mão na massa.

O conceito de gestão de pessoas surge para resolver essa questão.

Essa área tem como objetivo garantir o atendimento das necessidades dos colaboradores e distribuir tarefas, de acordo com a capacidade de cada um deles.

Sem o cuidado adequado, as chances de conflitos, rotatividade de funcionários e cancelamento de contratos podem aumentar drasticamente.

Um bom gestor de equipes sabe que cada pessoa tem uma personalidade, objetivos e histórias de vida diferentes.

A partir disso, esse profissional busca resolver atritos, atender às necessidades dos colaboradores, identificar ameaças ao desenvolvimento da empresa e assegurar que todos estejam felizes e motivados em suas posições.

Gestão de Pessoas x Recursos Humanos

Você sabia que gestão de pessoas e recursos humanos não são sinônimos?

É isso mesmo. Por mais que tenham objetivos semelhantes, cada uma dessas funções possui características diferentes.

Antes de apresentá-las, vale ressaltar que uma não é mais importante que a outra, pois ambas são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

O setor de recursos humanos, como o nome sugere, tem como foco o gerenciamento do capital humano da empresa.

Isso significa que os profissionais deste departamento são os responsáveis por contratar pessoas e lidar com todo o processo em torno do preenchimento de uma vaga.

Além disso, o RH cuida das demais atividades burocráticas relacionadas aos colaboradores.

Por muito tempo, pensava-se que essas atividades não exerciam influência alguma sobre os resultados da organização.

Mas com o passar do tempo, as empresas foram notando que a valorização de talentos era um diferencial competitivo.

Essa nova percepção deu mais força aos departamentos de recursos humanos.

Aos poucos, novos critérios de recrutamento, seleção, planos de carreira, treinamento e retenção de talentos foram sendo desenvolvidos.

Atualmente, o RH exerce um papel crucial e precisa pensar constantemente em novas estratégias para o futuro.

Já a gestão de pessoas cuida do desenvolvimento dos profissionais da empresa e não se trata de uma atribuição do departamento de recursos humanos.

E a principal diferença, quando comparada ao RH, é que ela não está restrita a um setor específico. Afinal, todos os líderes devem realizar essa tarefa na gestão das equipes.

A finalidade é motivar os colaboradores a desenvolver competências e adquirir novas habilidades, dando mais responsabilidades e autonomia a eles.

Trata-se, sobretudo, de valorizá-los e ajudá-los a crescer profissionalmente.

Como se especializar em gestão de pessoas

Se você se interessa pelo assunto e deseja se tornar um especialista na área, fique sabendo que o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas é a melhor alternativa para seguir carreira nesse setor.

Essa pós-graduação amplia seus conhecimentos e possibilidades de atuação profissional, já que aborda as questões mais relevantes para a área: ética, liderança, motivação, desenvolvimento profissional, entre outras.

Ainda, você também tem a oportunidade de se aprofundar em outros aspectos do negócio, como:

  • marketing;
  • clima organizacional;
  • planejamento estratégico;
  • liderança;
  • responsabilidade social;
  • desenvolvimento sustentável;
  • direito do trabalho.

Mais do que estudar temas importantes para o exercício da função, o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas fornece as ferramentas que você precisa para agir em diferentes situações.

Gestão de pessoas - especialização

5 benefícios do MBA em Gestão de Pessoas para sua carreira

1. Mercado favorável

Mesmo em cenários econômicos pouco propícios ao crescimento, a demanda por gestores de pessoas tende a se manter estável.

Embora o momento não seja dos melhores, as organizações dependem de profissionais qualificados para revisar o quadro de colaboradores.

2. Melhores salários

Ter um aumento de salário faz parte das metas de praticamente todos os profissionais. Mas, para isso, é preciso investir em qualificação.

Fazer um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas agrega valor ao seu currículo e aumenta as suas chances de conseguir uma remuneração melhor.

3. Mais perspectiva

Ao fazer o curso, você não ficará restrito a exercer uma função específica, em determinada área da empresa.

Sendo um especialista em gestão de pessoas, as perspectivas de carreira são ampliadas, já que você poderá atuar em diferentes segmentos.

4. Habilidades interpessoais

Ter boa habilidade de relacionamento é primordial para qualquer gestor de pessoas. Afinal, o profissional depende delas para conseguir extrair o máximo de potencial das equipes.

O curso trabalha esse aspecto, assim como fundamentos em coaching profissional, para que você se sinta ainda mais preparado para ser um bom líder.

5. Networking

O networking é mais um dos benefícios do curso para o seu futuro. Diferentes profissionais convivem em sala de aula: um espaço propício à troca de experiências.

Isso ajuda você a expandir a sua rede de contatos e até estabelecer possíveis parcerias de trabalho.

Invista na sua carreira

As empresas estão demandando gestores de pessoas para ocupar vagas estratégicas para o crescimento dos negócios. Isso é um fato.

Porém, por mais que as oportunidades existam, elas não serão aproveitadas se o mercado não contar com profissionais altamente qualificados.

Se você quer estar à frente e disputar os melhores postos de trabalho de gestão de pessoas, comece a investir na sua carreira agora mesmo.

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Escrito por Letícia, da Uniube