Letícia, da Uniube - abr 10, 2019

O que é preciso para ser um gestor?

Se você gosta do ambiente organizacional e tem a intenção de trabalhar em cargos gerenciais, informar-se sobre os principais requisitos para se tornar um gestor é o primeiro passo.

As funções de quem ocupa essa posição, geralmente estão claras para muitos profissionais. No entanto, é ao tentar exercê-las que os desafios começam a surgir.

Assim como acontece em outros cargos de liderança, alguns gestores têm dificuldades em delegar tarefas e dividir as responsabilidades com a equipe.

Resolver problemas de relacionamento entre os colaboradores também pode ser desafiador.

Saiba que, com as devidas qualificações, esses obstáculos podem ser facilmente superados.

Porém, é preciso conhecer a fundo as atribuições da posição, ter contato com outros profissionais mais experientes e investir em capacitação.

Quer saber mais sobre o cargo de gestão e quais são as suas principais funções?

O post de hoje vai mostrar tudo o que você precisa saber sobre esses temas e, também, 5 dicas de como chegar lá. Confira!

O que significa ser um gestor?

O gestor é o profissional que exerce o papel de ajudar a empresa a traçar o caminho para o sucesso.

Diante da dinamicidade do contexto em que vivemos, a  importância dessa figura só tende a aumentar, seja em instituições públicas ou privadas, nos mais variados segmentos de atuação.

Por isso, você já deve ter notado um aumento no uso do termo nos últimos anos e na valorização da capacidade de gestão para a resolução de inúmeros problemas organizacionais.

Essas habilidades vêm sendo aplicadas em, praticamente, todas as áreas das empresas.

Afinal de contas, todas elas precisam contar com alguém encarregado do planejamento, organização e resolução das mais variadas questões.

Isso se aplica para o desenvolvimento de projetos, contabilidade, marketing, operações, recursos humanos e outros departamentos.

Engana-se quem pensa que, para assumir o cargo, o profissional precise ser o melhor em todas as tarefas da área em que atua.

Na verdade, mais importante do que isso é que ele saiba liderar os colaboradores da melhor maneira possível .

Ele deve, sobretudo, estar familiarizado com as funções exercidas pelo grupo que precisa gerenciar.

Assim, esse profissional busca compreender os talentos e limitações de cada membro da equipe, buscando extrair os melhores resultados.

A posição de gestor, junto aos demais cargos de liderança, é bastante cobiçada por aqueles que desejam assumir um papel mais estratégico, além de conseguir melhores salários e reconhecimento profissional.

Quais são as principais funções de um gestor?

Antes de detalhar as atribuições do gestor, vale a pena ressaltar que o cargo está atrelado a muitas responsabilidades.

Isso porque ele responde diretamente pelos resultados da área pela qual está encarregado.

Sendo assim, se você tem a intenção de ocupar o cargo, saiba que deve estar preparado para assumir o departamento. Isso inclui os sucessos e os fracassos de toda a equipe.

Confira, a seguir, uma lista com as principais funções.

1. Planejar

Uma das maiores atribuições de qualquer gestor é ser responsável pelo planejamento do setor. Mas o que isso quer dizer na prática?

Trata-se de estabelecer os objetivos, de acordo com a estratégia de negócios da organização. Para isso, o líder precisa detalhar a maneira como eles serão alcançados.

Como em qualquer negócio, é necessário estar sempre um passo à frente.

Assim, ele também deve sondar o futuro e as metas a longo prazo da empresa, visando traçar um plano de ações que ajude a atingi-las.

2. Organizar

Quando falamos sobre organização, estamos nos referindo a todos os recursos necessários para que o planejamento possa ser seguido.

O gestor é, portanto, responsável por coordenar os recursos materiais, financeiros e humanos da área.

3. Delegar

No que se refere aos recursos humanos, quem assume o cargo de gestão deve coordenar os colaboradores e delegar as tarefas para cada um deles.

Mas saiba que, para essa função ser exercida com sucesso, a hierarquia precisa ser previamente definida, da maneira mais clara possível.

Afinal de contas, cada membro da equipe precisa entender qual é o grau de colaboração para atingir os objetivos traçados no planejamento.

Aqui, o gestor é quem está encarregado de distribuir as tarefas, levando em consideração as aptidões de cada profissional.

Gestor - funções

4. Coordenar

Além de delegar funções, o gestor deve coordenar a área, com base na estratégia da empresa.

Nesse caso, trata-se de liderar, orientar e motivar toda a equipe. Isso demanda um nível razoável de conhecimento em recursos humanos e das ferramentas que podem ser utilizadas a seu favor.

5. Controlar

O controle é, dentre todas as funções, algo que o gestor não tem como abrir mão.

Ou seja, é impossível transferir essa tarefa para outra pessoa. Isso porque o controle é fundamental para saber se os resultados desejados estão sendo atingidos.

Portanto, ele precisa definir métodos e medidas de desempenho, para que seja possível avaliar se as ações estão surtindo o efeito esperado. Do contrário, é preciso repensar como as tarefas são executadas.

Mercado de trabalho para os gestores

O mercado de trabalho para os gestores é bastante amplo, afinal existem inúmeras possibilidades de atuação, são algumas delas:

  • Gestão Hospitalar;
  • Gestão Pública;
  • Gestão Comercial;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Recursos Humanos.

Toda empresa necessita dos serviços de gestão para crescer e ganhar destaque.

Portanto, os profissionais desse setor estão sendo cada vez mais requisitados, principalmente devido ao fato de diversas novas empresas estarem sendo abertas no país.

Em resumo, essa é uma carreira com muita visibilidade.

E aqueles que escolhem se especializar nesse setor, possuem grandes chances de sucesso.

Perfil de um gestor

O profissional formado em gestão, deve ter uma visão estratégica para manter a empresa em ascensão.

Separamos abaixo, algumas habilidades e características dos gestores:

  • Inteligência emocional: para saber lidar com problemas e tomada de decisões, é importante que o gestor seja maduro e apresente inteligência emocional.

Saiba como desenvolvê-la: Inteligência emocional: como ela pode ajudar sua carreira?

  • Comunicação: todos os setores da empresa devem mante uma comunicação efetiva e clara, o gestor precisa estar sempre atento também à cultura organizacional da mesma.
  • Visão estratégica e sistêmica: como citamos, são necessárias atitudes planejadas para manter a empresa competitiva.

Por último, mas não menos importante, esse profissional precisa estar sempre atento às novidades tecnológicas e ao comportamento da sociedade.

A importância de se capacitar para superar os desafios da gestão

Ser gestor nem sempre é uma tarefa fácil. Tanto que muitos profissionais encarregados das equipes enfrentam diariamente dificuldades para atingir os resultados desejados.

Porém, fique sabendo que há uma solução para isso: a capacitação.

Muitas vezes, o gestor não sabe, de fato, qual é a função dele dentro da organização. Porém, mais do que isso, o que falta para muitos profissionais é a devida qualificação.

Além de entender as atividades pelas quais deve ser responsável, para atender às exigências do mercado, é preciso investir no próprio aprendizado.

Por isso, um curso de pós-graduação faz toda a diferença para a carreira de um gestor.

Embora a experiência na área e o “tempo de casa” sejam fatores importantes, determinados conhecimentos colaboram para atingir resultados mais efetivos.

Afinal, uma boa gestão jamais pode se basear em “achismos”. As informações que fundamentam o trabalho do gestor devem ser concretas, ajudando a aprimorar as competências em diversos aspectos.

Além disso, no curso de pós-graduação, você tem a chance de conhecer líderes de outras empresas, com quem você pode aprender e trocar experiências.

Então o que você está esperando para investir na sua carreira e se tornar um profissional de sucesso?

Se você ainda não conhece a Uniube, visite o site da Universidade agora mesmo!

Lá, você vai encontrar todas as informações sobre cursos de pós-graduação e muito mais.

Acesse o site da Uniube!

 

Escrito por Letícia, da Uniube