Letícia, da Uniube - mai 22, 2019

Gestão de Recursos Humanos: saiba tudo sobre essa graduação

Gestão de Recursos Humanos: saiba tudo sobre essa graduação

As pessoas são o que as empresas têm de mais rico e relevante. Em um cenário em que produtos e tecnologias podem ser copiados, é o capital humano que gera a diferença. Para garantir que todos os processos aconteçam da melhor maneira, a Gestão de Recursos Humanos é indispensável.

Quem é formado nessa área fica responsável por fazer a ligação entre a organização e os seus funcionários. Sem a atividade, os procedimentos se tornam complexos e pouco efetivos.

Para se ter uma ideia, otimizar a experiência dos candidatos melhora a qualidade da contratação de funcionários em até 70%. Já 89% dos profissionais de RH acreditam que o feedback gera condições favoráveis para todos os colaboradores da empresa.

Esses e outros processos são de responsabilidade do gestor da área.

Mas, afinal, como são os estudos para alguém com um papel tão importante? A seguir, você vai descobrir tudo sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos. Acompanhe!

O que esperar da graduação em Gestão de Recursos Humanos?

O curso nessa área tem a intenção de formar profissionais capazes de tomar decisões e comandar o RH de empresas. Isso é possível porque a graduação ajuda a desenvolver capacidades específicas, como a habilidade analítica, de negociação e de gerenciamento de problemas.

Quem se forma nessa graduação passa a ter uma visão humanista e, ao mesmo tempo, técnica sobre a relação com as pessoas. As ações são voltadas tanto para o âmbito individual, quanto para o coletivo e o organizacional.

Isso permite que o profissional identifique quais são as principais dificuldades de relacionamento da empresa e como resolvê-las. Assim, dá para elaborar políticas condizentes com o mercado, com as demandas internas e com os objetivos estratégicos.

Para quem busca máxima flexibilidade, uma boa opção é a graduação EAD. A modalidade oferece, uma formação completa e altamente capacitada, com o mesmo valor do diploma presencial. Ao mesmo tempo, dá para organizar melhor os seus horários e estudar onde e como quiser.

Quais são as principais disciplinas?

Para se aprofundar na graduação de Gestão de Recursos Humanos, também é fundamental explorar a sua organização curricular. Ao entender as matérias, você conhece o foco do curso e pode avaliar se ele corresponde às suas expectativas.

Confira, a seguir, quais são as principais disciplinas ministradas no curso e avalie as suas abordagens.

1. Fundamentos da Gestão de Pessoas

Cuidar do relacionamento interpessoal e do capital humano de uma organização requer a atuação correta. Por isso, os fundamentos do tema estão entre os primeiros passos do curso.

2. Desafios da Comunicação Organizacional

Comunicar dentro da estrutura de empresa tem suas barreiras: há a divisão de setores, as hierarquias e a dificuldade de difundir a mensagem. Nessa disciplina, é possível aprender quais são os obstáculos e como contorná-los.

3. Teoria das Organizações

Para compreender a formação dos empreendimentos, é essencial ficar familiarizado com a teoria organizacional. Com uma disciplina exclusivamente dedicada ao assunto, é possível reconhecer a estrutura de uma empresa de maneira completa.

4. Liderança e Gestão de Pessoas

Um gestor é, principalmente, um líder. Ao gerenciar os colaboradores de uma organização, é preciso seguir uma série de estratégias. Essa matéria permite entender a ligação entre esses aspectos e como desenvolver o perfil adequado para obter os melhores resultados.

5. Recrutamento e Seleção

A escolha dos profissionais de uma organização é um passo crucial para a produtividade e para a retenção dos colaboradores. Com os conhecimentos essenciais sobre o tema, você terá a chance de conduzir processos seletivos muito melhores.

6. Dinâmicas, Técnicas e Jogos Vivenciais

Tanto no recrutamento, quando em avaliações e integrações, as dinâmicas e os jogos são essenciais. Mas como usá-los para obter os resultados desejados pela empresa? Com esse estudo, é possível aproveitar o melhor dessas ferramentas.

7. Políticas de Remuneração

O salário é um aspecto de motivação e até de diferenciação da empresa para atrair os melhores talentos. A política de remuneração deve ser clara e atraente.

Então, nada melhor que aprender os fundamentos para colocar essa abordagem em prática.

Gestão de Recursos Humanos - treinamento

8. Rotinas de Administração de Pessoal

O desenvolvimento de atividades de RH envolve vários processos, como o cuidado com a documentação, as etapas ligadas ao departamento pessoal e a manutenção do relacionamento.

Com essa matéria, você aprenderá como é o cotidiano de quem se forma em Gestão de Recursos Humanos e o que não deve ficar de fora da rotina de trabalho.

9. Treinamento e Desenvolvimento/Avaliação de Desempenho

Acompanhar a performance do time também é essencial, bem como fornecer as condições necessárias para todos os colaboradores realizarem seu trabalho. Ao acompanhar a produtividade dos funcionários e desenvolver treinamentos, o gestor consegue uma atuação melhor.

10. Gestão de Carreira

Muitos colaboradores esperam ter um bom plano de carreira, o que pode ser uma condição para que permaneçam no negócio. O gestor que sabe como conduzir essa questão favorece o crescimento de quem está disposto a ter sucesso.

11. Gestão de Pessoas na Administração Pública

A Gestão de Recursos Humanos não acontece apenas no setor privado. A Administração Pública também precisa de colaboradores motivados e produtivos.

Outras disciplinas da graduação em Gestão de Recursos Humanos

Embora essas sejam as matérias com maior destaque, a organização curricular ainda é formada por disciplinas, como:

  • Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade.
  • Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.
  • Ergonomia e Segurança do Trabalho.
  • Ética nas Organizações.
  • Rotinas Trabalhista e Previdenciária.
  • Competência e Habilidades nas Organizações.
  • Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios.
  • Estudos Interdisciplinares em Gestão de Pessoas.
  • Gestão Estratégica.
  • Técnicas De Consultoria e Assessoria, entre outras.

Como é o mercado de trabalho na área de Gestão de Recursos Humanos?

Depois de encarar o curso e obter o diploma, é possível trabalhar em diversas áreas. A atuação como gestor é o caminho mais comum e permite que o profissional planeje, execute e acompanhe os processos do setor.

Também há vagas de emprego em consultorias e prestadoras de serviços específicos, como análises de desempenho, planos de treinamentos e criação de política de benefícios.

Como o capital humano está presente em qualquer empreendimento, é possível escolher empresas de todos os tamanhos e em vários setores.

O curso de Gestão de RH traz uma abordagem completa sobre o cuidado com todos colaboradores de um negócio.

Ao escolher essa graduação, você tem a chance de explorar um mercado muito versátil e atuar com o ativo mais importante de uma empresa: os profissionais!

Tem interesse pela profissão? Então conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos da Uniube e veja como se capacitar na área!

Escrito por Letícia, da Uniube