5 curiosidades sobre a Gestão em Recursos Humanos

A área de Gestão em Recursos Humanos é responsável pela gestão dos colaboradores e administração das relações de trabalho.

A graduação neste curso busca capacitar os profissionais a gerenciar a equipe de uma empresa, promovendo um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre o treinamento de pessoas e gerenciamento de conflitos.

Se você se interessa por essa carreira e quer buscar por informações sobre este curso, não deixe de continuar lendo o artigo.

Saiba todas as informações dessa graduação. Acompanhe!

O que é a Gestão em Recursos Humanos?

Recursos Humanos é o conjunto de pessoas de uma organização.

Portanto, esse departamento busca administrar o comportamento interno e o relacionamento dos colaboradores com a empresa.

Como é a graduação de Gestão em Recursos Humanos?

A graduação de Gestão em Recursos Humanos oferece ensinamentos sobre o desenvolvimento de talento dentro das organizações corporativas.

Uma das principais áreas dessa faculdade é a gestão de pessoas, onde os estudantes aprendem a aplicarem técnicas para esse tipo de gestão.

Essas políticas visam a satisfação dos colaboradores e o aumento da produtividade na empresa, envolvendo recrutamento, criação de planos de carreira e programas de treinamento.

Os alunos de Recursos Humanos estudam sobre psicologia, ética, legislação trabalhista e segurança no trabalho.

Além disso, esses estudantes aprendem a gerenciar conflitos e desenvolver soluções criativas para situações difíceis relacionadas ao trabalho.

Eles também são treinados para a liderança e estratégia empresarial, sendo preparados para planejar e administrar projetos.

Acesse também: Gestão de Recursos Humanos: saiba tudo sobre essa graduação

como-ser-promovido

Grade curricular de Gestão em Recursos Humanos

Algumas disciplinas específicas da grade curricular dessa graduação são:

• plano de carreira;
  • empreendedorismo;
  • fundamentos de administração;
  • legislação trabalhista;
  • recrutamento e seleção;
  • gestão de projetos;
  • responsabilidade social e corporativa.

Atividades práticas podem ser incluídas nas matérias dessa graduação, para desenvolver treinamento.

O que faz o profissional de Gestão em Recursos Humanos?

Os profissionais dessa área trabalham diretamente com os funcionários.

As atividades são baseadas na ideia de que quanto mais satisfeito o colaborador está, mais produtivo ele será.

Portanto, o gestor de Recursos Humanos atua na seleção, treinamento e em programas de qualidade de uma empresa.

Entre as funções, podem se destacar:

• monitorar o desempenho das equipes;
  • desenvolver liderança;
  • cuidar da saúde mental dos funcionários;
  • organizar as políticas da empresa;
  • promover a diversidade na organização;
  • gerenciar conflitos do cotidiano;
  • garantir que os processos e prazos sejam cumpridos.

Áreas de atuação e mercado de trabalho

O profissional de Recursos Humanos pode trabalhar em diversas áreas, como:

Recrutamento e seleção

Nessa área, o profissional é focado em identificar candidatos para preencher as vagas na organização.

As atividades são a divulgação de vagas, realização de entrevistas, entre outras.

Planejamento

Envolve estratégias e planos para atender às necessidades da organização com base nos objetivos.

Treinamento

Identifica pontos para melhoria e desenvolve treinamentos para melhorar as competências e habilidades dos colaboradores.

Monitoramento do desempenho

Responsável por gerenciar o desempenho da empresa, focando em avaliações e feedbacks.

Relações trabalhistas

Lida com a relação entre os colaboradores e a gestão, garantindo o cumprimento das leis trabalhistas.

O gestor de Recursos Humanos pode também trabalhar em empresas de consultoria e órgãos governamentais.

Mercado de trabalho

Quanto ao mercado de trabalho, essa área apresenta ascensão.

Esse profissional permanece sendo procurado até mesmo em meio a crises econômicas, afinal, nesse momento a gestão de Recursos Humanos é super importante.

Confira: Como é trabalhar com Recursos Humanos?

Habilidades para trabalhar na área de Gestão em Recursos Humanos

Trabalhar nessa área pode ser desafiador. Por isso, é importante desenvolver algumas habilidades. Confira:

Habilidades interpessoais: ser capaz de criar relações com pessoas de diferentes personalidades.

Adaptabilidade: capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças.

Comunicação: ser bom comunicador, verbalmente e por escrito.

Habilidades de gestão e resolução de problemas: os profissionais precisam saber sobre liderança e gestão de projetos.

Análise de dados: ser capaz de analisar dados importantes para tomar decisões.

Soft skills

As soft skills são competências importantes para o perfil profissional e se referem à personalidade. Conheça algumas:

• empatia;
  • mentalidade corporativa;
  • capacidade analítica;
  • ética;
  • liderança;
  • flexibilidade;
  • boa comunicação.

ciencias-contabeis

Pós-graduações para quem estudou Recursos Humanos

A aprendizagem contínua é importante para qualquer profissional.

Esse aprofundamento teórico pode ser feito por meio de uma pós-graduação. Confira algumas especializações que a Uniube oferece na área de recursos humanos: