Veja o que se estuda no curso de Gestão Comercial
O curso de Gestão Comercial é uma graduação que prepara o profissional para as tarefas mais importantes do varejo.
Com as informações de mercado, o responsável pela área desenvolve análises completas sobre:
- Formação de preços.
- Viabilidade econômica de um negócio.
- Atuação da concorrência, entre outras tarefas.
Para realizar essas atividades com excelência, é preciso ter uma graduação na área.
Com o diploma, é possível trabalhar em indústrias, no comércio, bem como em consultorias ou em salas de aula.
Quer saber mais sobre essa formação? Então acompanhe este texto e conheça as principais matérias do curso de Gestão Comercial.
Principais disciplinas do curso de Gestão Comercial
Marketing Básico
Com os primeiros conceitos de marketing, é possível entender o posicionamento mercadológico e como explorar as oportunidades de agregar valor à empresa e obter resultados melhores nas vendas.
Matemática Financeira
Algumas das responsabilidades do gestor comercial são formar preços, acompanhar a demanda e elaborar bons planejamentos.
Para que tudo isso seja colocado em prática, é essencial ter se aprofundado na Matemática Financeira, que apresenta conceitos sobre juros, taxas e outros elementos.
Teoria das Organizações
Ainda em uma abordagem inicial, é preciso entender como as empresas são compostas e quais são as suas características.
Conceitos sobre a formação das organizações possibilitam reconhecer qual é o papel do setor comercial e a sua importância para a companhia.
Contabilidade Básica
O curso de Gestão Comercial também abrange os conceitos mais relevantes sobre a contabilidade.
De forma simples, direta e longe de jargões específicos da área, o estudante entende como esse setor influencia nos resultados da empresa.
Economia e Mercados
Já que o gestor deve considerar custos, melhorar o desempenho do time de vendas e exercer liderança, ele precisa ter uma visão completa do mercado.
Compreender o contexto econômico do setor em que atua ajuda a montar planos otimizados e, principalmente, mais efetivos.
Gestão de Materiais
A operação comercial depende de diversos recursos: desde os produtos em estoque, até os materiais para execução de atividades.
Cabe ao responsável pela área fazer um gerenciamento dos componentes e garantir a disponibilidade dos insumos, de acordo com as necessidades da empresa.
Contabilidade Comercial
Como dissemos, a abordagem contábil é essencial para ter sucesso na profissão.
No entanto, o processo com as vendas tem particularidades, como notas fiscais, margem de lucro, descontos e outras questões.
Então, a contabilidade específica para a área comercial é indispensável.
Estratégias de Marketing e Pesquisa de Mercado
Já que a atuação adequada no mercado é fundamental, o estudante saberá como realizar pesquisas relevantes e colocar o marketing em prática.
Isso ajuda a reposicionar marcas, aumentar a demanda e promover ações bem-sucedidas.
Fundamentos da Gestão de Pessoas
Como ocupa um cargo de liderança, quem conclui o curso de Gestão Comercial, normalmente, tem que lidar com uma equipe.
Para garantir motivação, engajamento e resultados melhores, é essencial identificar os princípios da gestão de pessoas e como conquistar times mais eficientes.
Marketing de Varejo
O marketing se divide em muitos ramos e, por isso, a abordagem de varejo merece caráter especial.
O estudante e futuro profissional aprenderá a definir estratégias específicas voltadas para distribuidores, revendedores e clientes finais.
Sistemas de Informações Gerenciais
A tecnologia faz cada vez mais parte de todos os negócios — e com o varejo não seria diferente.
É preciso cuidar do estoque, das vendas, dos dados de clientes e de muitas outras questões.
Para facilitar o dia a dia dos profissionais, usar sistemas automatizados é uma opção frequente.
Por isso, o curso de Gestão Comercial traz uma apresentação completa sobre uma série de ferramentas para otimizar os processos.
Gestão Financeira
Para se manter no mercado, qualquer negócio deve ter cuidado com o equilíbrio das finanças.
Obter lucratividade, deixar os custos sob controle e ficar de olho na precificação são apenas alguns aspectos para a boa saúde do caixa da empresa.
Quem cursa a graduação em Gestão Comercial tem a chance de explorar os princípios de uma boa gestão financeira e saber como colocá-los em prática.
Marketing de Vendas
Além da abordagem voltada para o varejo, também é importante entender o que fazer para vencer a concorrência, atrair novos interessados e vender mais.
Com essa disciplina, portanto, o futuro gestor sabe como agir para chegar a resultados melhores.
Instituições do Direito
Entender de Direito do Consumidor e do cuidado com contratos pode parecer complexo.
O curso de Gestão Comercial mostra os principais aspectos do Direito que influenciam o varejo e pontos essenciais para a relação entre fornecedor e cliente.
Práticas Integradoras em Gestão Comercial
Cada vez mais, o setor comercial está integrado a outros, como ao de estoque, compras e marketing.
O gestor deve deter os conhecimentos necessários para integrar as atividades, criar fluxos de comunicação e conquistar o melhor desempenho.
Outras disciplinas
Além desses temas, há algumas matérias que exploram certos conceitos ou aprofundam conhecimentos em assuntos importantes.
Também permitem entender o funcionamento organizacional e quais são os seus impactos nos resultados comerciais.
Outras disciplinas do curso de Gestão Comercial são:
- Desafios da Comunicação/Desenvolvimento Motivacional;
- Ética nas Organizações;
- Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade;
- Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios;
- Gestão Financeira, entre outras.
Atividades complementares
As matérias obrigatórias ajudam a formar um gestor capacitado e pronto para responder às necessidades do mercado.
Além disso, é preciso ter uma abordagem mais especializada para a área de interesse de cada aluno. É para isso que servem as atividades complementares.
Descubra alguns caminhos para direcionar sua formação:
- Cooperativismo e Associativismo;
- Comportamento Empreendedor;
- Estatística Descritiva;
- Responsabilidade Socioambiental;
- Legislação Tributária;
- Análise das Demonstrações Contábeis;
- Legislação Societária e Comercial;
- Libras.
Curso de Gestão Comercial EAD: a chave para o sucesso na profissão
O curso de Gestão Comercial traz uma abordagem completa para formar um dos profissionais mais desejados do mercado.
Para explorar todo o seu potencial e ter máxima versatilidade, considere a modalidade EAD.
De forma prática, você terá a formação necessária para se destacar no setor.
A educação a distância oferece total flexibilidade para organizar a rotina de estudos.
Até 2023, a modalidade deverá ter a maioria dos alunos do ensino superior no Brasil.
Inclusive, é ela que tem sido a responsável pelo aumento dos universitários no país.
Ficou interessado? Conheça o curso de Gestão Comercial EAD da Uniube e dê um passo importante para o seu futuro!