Letícia - out 19, 2022

Ciências Contábeis: conheça o curso e o que se estuda

As Ciências Contábeis estão presentes nas decisões de negócios mais importantes, em todos os tipos de empresas. Nessas situações, é preciso ter domínio sobre as principais informações referentes à saúde financeira da organização, e somente o contador dispõe de preparo técnico para fornecê-las.

Afinal, cuidar das contas de uma companhia, pelo registro do controle das receitas, das despesas e dos lucros, não é tarefa fácil. Para desenvolver essas atividades da melhor maneira, é preciso ter qualificação profissional.

Animado com a possibilidade de encarar desafios desse tipo? Acompanhe este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o curso de Ciências Contábeis.

Primeiro, vamos conversar sobre o mercado?

Não muito diferente do cenário de outras profissões, o mercado de trabalho na área de Ciências Contábeis é concorrido. Ano após ano, formam-se milhares de bacharéis, que concorrem com quem já está há anos na profissão. 

Para se destacar, é preciso, portanto, compreender as mudanças no perfil do contador. Afinal, no passado esse profissional era reconhecido pelas inúmeras burocracias que resolvia. Hoje, ele precisa ser arrojado e versátil, para atuar em três grandes áreas:

  1. Contabilidade: tem a missão de cuidar da aplicação das normas e das práticas contábeis exigidas por lei;
  2. Controladoria: avalia e informa se os recursos da empresa estão sendo utilizados da melhor maneira, fornecendo uma base de dados que suporte o processo decisório;
  3. Auditoria: analisa e valida as demonstrações contábeis e os controles relacionados com a finalidade de assegurar a veracidade dos registros.

ciencias-contabeis-2

 



Além disso, o contador pode atuar como consultor, dando seus pareceres sobre o desempenho econômico-financeiro das empresas.

Viu como as opções são diversas? 

Perfil do contador do futuro

Com as mudanças impulsionadas pela digitalização e globalização, os profissionais da área veem a tecnologia como uma oportunidade, e não como uma extintora de empregos.

Essa discussão é natural, pois já existem softwares capazes de processar despesas e receitas. O que, antes, era feito pelo contador.

O mercado de trabalho vai começar a exigir, portanto, profissionais do futuro, que pensem  estrategicamente e possam ir além da geração que lidou apenas com números e normas burocráticas. 

Você está preparado?

ciencias-contabeis-1-1

É claro que outras características, também, fazem parte do perfil de um contador, por exemplo:

  • olhar analítico;
  • habilidade com os números;
  • responsabilidade com dados do cliente e da organização;
  • organização.

Habilidades tecnológicas e analíticas, competências técnicas, compromisso e uma formação de qualidade traçam o perfil do contador.

Ciências Contábeis: o caminho para chegar lá

O estudante dessa área se dedica à ciência das organizações, à saúde financeira, aos dados econômicos e à estrutura contábil.

Ao longo do curso, incentiva-se o amplo conhecimento nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais.

O curso dura 8 semestres e para concluí-lo, o aluno deve apresentar seu trabalho de conclusão de curso.

Nesse período, os estudantes aprendem a desenvolver seu senso analítico e crítico, além dos valores éticos da profissão.

Como é a grade curricular de Ciências Contábeis?

Durante todo o processo de aprendizagem, o aluno desenvolve noções de Matemática, Administração, Direito e Economia. 

Comportamento empreendedor

Objetivo: compreender a ação empreendedora em sua totalidade, pensando sobre o perfil do empreendedor, a importância da criatividade no processo, da construção de um plano de negócios e do desenvolvimento de habilidades de negociação. 

Matemática Introdutória

Objetivo: relembrar conceitos já vistos na escola e preparar o aluno para cálculos mais avançados.

Análise das Demonstrações Contábeis

Objetivo: capacitar o aluno a extrair informações úteis para tomada de decisões das demonstrações contábeis. Aqui, os princípios fundamentais da contabilidade — da estrutura de capitais à produtividade — são revistos.

Estatística Básica

Objetivo: apresentar dados estatísticos, como noções de probabilidade. 

Matemática Financeira

Objetivo: tratar de juros, montante e capital, além de outros conceitos importantes para o discente. É onde se aplica a matemática de forma prática. 

Nesse momento, ele vai aprender, por exemplo, como se comporta o valor do dinheiro no decorrer do tempo. Além da organização e controle do dinheiro. 

Teoria da Contabilidade

Objetivo: essa disciplina propõe condições de aprofundamento teórico no mundo contábil.

Aprende-se a estrutura de conceitos importantes, como ativo e passivo, natureza e avaliação de resultados — receita, despesa, perda e ganho. E outros conceitos relativos à área da contabilidade. 

Laboratório Contábil 

Objetivo: vivenciar desafios do mundo de negócios na Universidade é um privilégio. Afinal, nesse momento, você pode errar sem cobranças. O foco é o aprendizado.

 Nessa disciplina, por exemplo, o aluno vive todos os trâmites exigidos para abrir um negócio no Brasil. 

Macroeconomia e Políticas de Intervenção

Objetivo: aprender as divisões das Ciências Econômicas dedicadas ao estudo, medida e observação, em todas as escalas.

Perícia Contábil

Objetivo: mostrar o ofício de perito ao aluno. O Contador registrado no conselho regional pode apresentar laudos e provas para contribuir com processos judiciais.

curso-de-ciencias-contabeis-1

Controladoria

Objetivo: ensinar os elementos básicos para o direcionamento e controle de negócios. São abordados os sistemas, o planejamento, o controle financeiro e os métodos de avaliação de desempenho de uma empresa.

Ciências Contábeis: um curso completo

Viu como o curso de Ciências Contábeis capta vários aspectos de um negócio?

Os alunos são ensinados sobre todas as nuances da área e aprendem as habilidades necessárias para torná-los profissionais competitivos, arrojados e dinâmicos. Assim, eles seguirão seu caminho sem dificuldades. 

Lembre-se que, para assinar balanços e exercer determinados cargos na área, o contador deve ser filiado ao Conselho de Contabilidade de sua região.

Para isso, é preciso fazer o exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), obrigatório desde 2010. 

Gostou do que leu sobre a área? Então, conheça mais sobre o curso de Ciências Contábeis na página da Uniube.

Lá, você fica por dentro de tudo que precisa para tomar a melhor decisão para seu futuro. 

QUERO CONHECER O CURSO

 

 

 

Escrito por Letícia