Letícia - out 7, 2022

O que é preciso para estudar a distância

Estudar a distância faz cada vez mais parte da realidade dos brasileiros, devido à praticidade oferecida nesse tipo de modalidade.

De acordo com o Censo de Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): “dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior em 2020, 53,4% optaram pela modalidade à distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais”.

O aumento de alunos reflete a boa reputação da educação a distância no país e a grande empregabilidade dos egressos destes cursos no mercado de trabalho.

Tem interesse em estudar a distância? Veja, abaixo, o que é preciso para ter a melhor experiência universitária nessa modalidade.

Como funciona um curso EAD

A educação a distância é mais prática e ideal para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades como trabalho, criação de filhos em idade pré-escolar e viagens a negócios, por exemplo.

Você pode estudar de qualquer parte do mundo e a qualquer horário, basta ter acesso à internet e a um equipamento como um computador, notebook, tablet ou celular para assistir às videoaulas.

E também ler o material didático disponibilizado pelos tutores, participar das atividades no AVA e interagir com professores e colegas de turma.

estudar a distancia-3

O que você precisa para estudar a distância

A educação a distância ainda gera algumas dúvidas quando se trata dos recursos necessários para os estudos.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é preciso ser perito em informática ou investir em um computador de última geração para acompanhar um curso EAD.

Basta ter noções básicas de computação, tecnologia e um equipamento razoável. 

Listamos, a seguir, alguns aspectos que devem ser observados no momento de escolher um equipamento ideal para cursar uma graduação a distância.

Tipo de computador

Um dos requisitos básicos para estudar a distância é ter acesso a um equipamento com acesso à internet, já que as aulas serão reproduzidas de forma remota, ou seja, pela internet.

Quando o assunto é computador existem dois tipos de aparelhos: desktops e notebooks. Os desktops são maiores e, por isso, de difícil deslocamento. Já os notebooks são mais compactos e leves. 

O segundo tipo é o ideal para quem deseja ter flexibilidade no ambiente de estudos.

Por exemplo, se você precisa viajar muito a trabalho, o notebook poderá ser transportado com a sua bagagem para qualquer lugar. 

Caso você não tenha real necessidade de se locomover com o computador e já tenha um desktop em casa, fique tranquilo.

Não é necessário gastar dinheiro em um primeiro momento, se o seu equipamento cumprir todos os requisitos.

estudar-a-distancia

Memória do computador

Avaliar a memória de um computador é fundamental.

Como estudar a distância pode implicar acessar a várias janelas ao mesmo tempo, é fundamental que o computador seja capaz de processar todas as informações que você precisa.

Se você for comprar um notebook, é recomendado fazer uma boa pesquisa de mercado, em lojas físicas e on-line. É possível encontrar computadores com configurações melhores, por preços muito bons.

Aproveitamos para dar mais uma dica sobre o salvamento de arquivos de módulos já concluídos: investir em um HD externo ou na utilização de um serviço de armazenamento em nuvem — como Google Drive e One Cloud — pode liberar espaço no seu computador e ajudar na organização de arquivos.

Tamanho e resolução da tela

O tamanho e a resolução da tela dependem do tipo de computador que você escolher.

Se você optou por estudar em casa com um aparelho desktop, poderá investir em telas mais amplas, com dimensões superiores a 15”.

Monitores maiores permitirão mais comodidade visual durante o período de estudos

Caso sua escolha seja um notebook, pense na praticidade e no peso do aparelho. Quanto maior a tela, mais pesado ele é. Por isso, antes da compra, vale a pena carregar o equipamento na loja.

estudar-a-distancia-1

Duração da bateria

A duração da bateria é um ponto que deve ser considerado apenas para quem escolheu um notebook.

Se você deseja realizar o seu curso EAD com maior mobilidade, é importante ter mais autonomia de bateria. O recomendado é adquirir um aparelho com independência de, ao menos, 2h30 ou 3h.

Fone de ouvido

Um bom fone de ouvido pode ser um grande aliado da sua concentração durante os estudos remotos. 

Substitua os equipamentos comuns por headsets do tipo “over-ear”, ou seja, aqueles modelos maiores, que possuem almofadas que cobrem toda a orelha.

Esse tipo de fone tem maior qualidade de som e é muito mais confortável, permitindo que você se dedique às aulas sem incomodar o aparelho auditivo. 

Claro, esse item não é obrigatório. Portanto, se você não gostar de fones ou não puder adquirir no momento, saiba que poderá iniciar seus estudos na educação a distância sem problemas.

Velocidade da internet

Ter acesso a uma boa internet, com velocidade adequada, evitará quedas da conexão, impedindo que você perca o foco nas aulas.

Celular

As plataformas para os estudos em EAD, como o AVA, por exemplo, permitem que os alunos possam acessar os recursos da plataforma pelo celular, por meio de um aplicativo, possibilitando um estudo organizado.

Apoio do polo presencial para estudar a distância

Lembre-se de que estudar a distância inclui, também, o apoio do polo.

Por isso, se você tiver algum problema técnico com seu computador ou alguma outra dúvida sobre o que é preciso para estudar em casa, visite um polo presencial e esclareça todos os seus questionamentos.

Disposição e interesse em aprender

Além de ter um bom equipamento com acesso à internet para assistir às aulas e seguir com seus estudos EAD, saiba que disposição e interesse em aprender conta muito também.

Se você é daqueles que não vê a hora de entrar no ensino superior, tem o perfil para seguir nesta jornada, não perca tempo!

Perfil de um aluno EAD:

  • autonomia;
  • organização;
  • flexibilidade e
  • motivação.

Quer saber mais sobre a modalidade EAD? Acesse o site da Uniube e conheça os cursos dessa modalidade.

Quero conhecer os cursos EAD!

Escrito por Letícia