Letícia, da Uniube - abr 24, 2019

Gestão Comercial: conheça o mercado de trabalho na área

A Gestão Comercial é a área responsável pelo sucesso de uma organização.

Os profissionais do setor medem resultados, desenvolvem estratégias e cuidam daquilo que mais importa no ambiente de negócios: as vendas.

Neste texto, você vai descobrir tudo sobre a área:

  • forma de ingresso;
  • desafios;
  • formação;
  • oportunidades de trabalho

Acompanhe o conteúdo e descubra como é seguir carreira na área de Gestão Comercial!

A importância do comércio para o Brasil

A área comercial tem papel expressivo na economia brasileira. O setor terciário, que você conhece como comércio e serviços, tem contribuído cada vez mais para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Em 1997, segundo o IBGE, esse setor era responsável por 69% das riquezas produzidas no país. Em 2018, comércio e serviços responderam por 73% do PIB.

Isso significa que a diferença entre o valor de produção e o consumo absorvido por essas atividades têm sido cada vez maior, gerando lucro para as empresas e para o país.

Gestão Comercial: a profissão do momento

Diante de um mercado tão aquecido e competitivo, as empresas precisam desenvolver atributos positivos, que sejam capazes de gerar novas oportunidades de negócios.

Algo que as diferencie de seus concorrentes, como atendimento impecável, entrega rápida ou preços imbatíveis.

Para estabelecer esse valor de mercado, também reconhecido pelo consumidor, o gestor comercial precisa fazer o seu papel, que passa por tarefas como:

  • desenvolver a estratégia comercial;
  • realizar estudos sobre viabilidade econômica, financeira e tributária;
  • elaborar análises comerciais;
  • planejar e executar pesquisas de mercado;
  • cultivar um relacionamento pós-venda;
  • administrar sistemas de informações comerciais;
  • definir e implantar métodos de formação de preços, levando em conta os custos e a concorrência;
  • gerenciar toda a área comercial

Assim, ele identifica oportunidades, corrige falhas nos processos e otimiza o retorno sobre investimento (ROI). Uma atuação bastante estratégica, não é mesmo?

Também faz parte de suas atribuições a definição da abordagem de vendas mais adequada, o treinamento da equipe e a definição das metas.

O perfil do gestor

Espera-se muito do candidato a ocupar uma vaga na área de Gestão Comercial. Visão estratégica, habilidade em negociações e bom relacionamento interpessoal são características fundamentais.

Outras habilidades importantes são:

  • alta capacidade de organização;
  • iniciativa e empreendedorismo;
  • raciocínio lógico;
  • capacidade de tomar decisões;
  • visão estratégica de vendas e marketing;
  • flexibilidade para lidar com novos desafios;
  • habilidade de persuasão e negociação;
  • planejamento e análise de indicadores;
  • capacidade de trabalhar com as expectativas dos clientes;
  • visão de dono da empresa;
  • conhecimento sobre os produtos ou serviços da empresa.
Gestão Comercial - vendas

Como funciona a área comercial

Em geral, a missão da área comercial é compreender as expectativas dos futuros clientes e guiá-los na melhor jornada de compra possível.

Para realizar essa tarefa com sucesso, é responsabilidade do gestor comercial compor um time inteligente e completo. Hoje, essas equipes são divididas entre hunters e closers.

Os hunters são responsáveis pelo processo de inteligência comercial, prospecção e entrega de SQLs (potenciais clientes qualificados para vendas).

Por meio de análises e comparações, eles entregam as melhores oportunidades de negócios aos closers.

Como bem diz o termo em inglês, o time de closers finaliza as vendas. Aqui, o poder de negociação é fundamental para fechar o contrato, conforme a meta da empresa.   

Viu como o processo de vendas pode ser mais complexo do que você imagina?  

Por isso, o gestor comercial é tão fundamental nas organizações modernas. Ele está por dentro de tudo que hunters e closers fazem e os lideram na entrega de resultados.

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Áreas de atuação

Um ofício tão amplo e diverso oferece muitas oportunidades para quem se gradua na área.

Como você já viu, a Gestão Comercial é um dos pilares fundamentais de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Os principais tipos de empresa em que o profissional pode atuar são:

  • beneficiamento de bens de consumo e industriais;
  • comercialização de insumos;
  • consultoria na área comercial;
  • prestadoras de serviços de consumo final;
  • varejo, atacado e de representação comercial.

Por ter conhecimento de todas as estruturas organizacionais, o gestor comercial também pode trabalhar em nichos, realizando atividades mais específicas.

Há demanda para atuar na elaboração de estratégias de vendas, no setor de vendas diretas e na definição de valores e objetivos de marcas, além da intermediação entre vendedores e os setores administrativo e financeiro.

Cargos e salários

Hoje, os cargos da área são Assistente Comercial, Analista Comercial, Supervisor comercial, Gerente comercial, Coordenador Comercial e Diretor Comercial.

Todos eles com remuneração atrativa, que começa em R$ 1,8 mil, para funções mais operacionais. Os ganhos podem chegar a R$ 30 mil, no caso de cargos executivos.

De acordo com o site Love Mondays, a média salarial para gerentes comerciais no Brasil é de R$ 4.766,46.

Para assumir essas posições, o perfil de liderança é fundamental.

Gestão Comercial: caminho para várias oportunidades

Viu como a área oferece inúmeras oportunidades? Dê o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso e descubra o curso de Gestão Comercial da Uniube.

Os alunos são ensinados sobre todas as características do setor e aprendem as habilidades necessárias para torná-los profissionais qualificados, arrojados e dinâmicos.

Assim, eles seguirão seu caminho sem maiores dificuldades.

Por ser um curso de tecnólogo e EAD, você aprende com flexibilidade, com a qualidade de uma Universidade que tem mais de 70 anos de tradição.

Então saiba mais sobre o curso de Gestão Comercial no site da Uniube.

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Escrito por Letícia, da Uniube