Letícia, da Uniube - ago 28, 2018

Conheça 8 cursos EAD que estarão em alta nos próximos anos

A procura pelos cursos EAD vem aumentando nos últimos anos devido a uma série de fatores: flexibilidade no horário, preços mais em conta e a possibilidade de conciliar o estudo com o trabalho.

O mercado de trabalho está sofrendo profundas modificações por conta do avanço das novas tecnologias, que criam novos empregos enquanto fazem outros desaparecem.

Nesse contexto, é essencial saber quais serão as profissões mais valorizadas no futuro.

Essa informação é preciosa para que você não faça um investimento considerável em uma área em que a oferta de empregos não seja atraente.

Neste artigo, você encontrará os cursos EAD mais promissores para o seu futuro profissional. Confira!

Os cursos EAD que estarão em alta nos próximos anos

Quando você for escolher um dos cursos EAD disponíveis no mercado, deve avaliar dois aspectos.

O primeiro é refletir se aquela profissão está alinhada com sua personalidade, ou seja, se você gostará de exercer as atividades relacionadas à área de atuação.

O segundo ponto é avaliar as chances de obter um emprego e o respectivo retorno financeiro potencial que você obterá com aquela formação.

Escolhendo uma das profissões que estarão valorizadas nos próximos anos, você aumentará suas chances de ser um profissional bem-sucedido.

Veja quais são elas.

Administração

O administrador desempenha funções estratégicas dentro das empresas, sendo responsável pela gerência da organização, controle das operações internas, bem como o relacionamento com os fornecedores e com o mercado.

Em resumo, é o profissional responsável por tornar o negócio lucrativo, sendo extremamente solicitado pelo mercado, principalmente em momentos de crise econômica.

Sua formação abrange diversas áreas do conhecimento, tornando-o um profissional versátil, que pode atuar em uma série de áreas.

Assim, ele consegue gerenciar diferentes setores como Marketing, Produção, Serviços, Recursos Humanos e Finanças.

Além disso, o administrador também pode atuar como autônomo, prestando consultorias, e até abrir seu próprio negócio.

Educação Física

A crescente preocupação da população com questões de saúde vinculadas à prática de atividades físicas tornaram a Educação Física uma área muito procurada e com inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.  

O profissional de Educação Física pode atuar em diferentes contextos, abrangendo assessoria, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física.

Pode ser contratado para desenvolver essas atividades em diferentes ambientes, como clubes, academias, centros esportivos, hotéis, empresas, clínicas, hospitais, entre outros.

O Educador Físico também pode desenvolver pesquisas nos diferentes campos de estudo da Educação Física ou dar aulas em escolas, desenvolvendo programas educacionais.

Serviços Jurídicos e Notariais

O profissional de Serviços Jurídicos e Notariais é capacitado para executar serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a fóruns, escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos de organizações públicas e privadas.

Além disso, também pode atuar como notário ou tabelião em cartórios de registros e notas.

Nesses locais, suas funções serão redigir documentos que formalizam atos e negócios, como compra e venda, por exemplo, além de atuar na verificação da autenticidade de documentos, assinaturas, entre outras atividades.  

Pedagogia

A Pedagogia tem como objetivo formar professores para o ensino infantil, embora também abra a possibilidade do profissional atuar na administração de escolas.

É outro dos cursos EAD que têm futuro assegurado no mercado de trabalho.

A melhor distribuição de renda ocasiona maior acesso à educação. Portanto, a tendência para os próximos anos é a expansão do mercado de trabalho para esse profissional.

As oportunidades serão variadas, tanto na rede pública, quanto na privada, abrangendo o ensino médio e fundamental, escolas de idiomas e cursinhos preparatórios.

Outro ponto importante a ser considerado é que o número de cursos EAD tende a crescer nos próximos anos, gerando mais oportunidades para pedagogos.

Essa pode ser uma grande oportunidade para que os professores aumentem seus ganhos financeiros!

recursos-humanos

Recursos Humanos

A carreira de gestão em recursos humanos está crescendo muito.

O mercado está superaquecido esperando por profissionais antenados na modernização do setor: tanto em termos tecnológicos quanto no modo de aplicar processos seletivos. 

As oportunidades de trabalho são várias, veja alguns exemplo logo abaixo: 

  • gestão;
  • consultoria;
  • analista de RH;
  • recrutamento e Seleção.

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos sairá apto para o mercado de trabalho. Pronto para colocar em prática as habilidades desenvolvidas e competências adquiridas no curso. 

Será capaz de exercer a empatia e a resiliência, propondo soluções para resolução de conflitos internos nas empresas, além de de ser capaz de ouvir, ter uma comunicação ativa e liderar com humanismo. 

Enfim, é um profissional capaz de trabalhar bem em equipe, conhecendo o comportamento humano, negociando soluções. 

Marketing  

Apesar do Marketing ser uma carreira antiga, o aumento da concorrência e mudanças no perfil dos consumidores vêm tornando esse profissional cada vez mais necessário e estratégico para as empresas.

O profissional de Marketing atua no planejamento dos produtos, seu preço, distribuição no mercado, logística e divulgação.

É responsável por ações que fortaleçam a marca da organização e façam com que a experiência do consumidor seja cada vez mais satisfatória.

Considerando que a empresa precisa sempre melhorar suas vendas e conseguir mais clientes, esse profissional tornou-se uma peça indispensável.

A popularização da internet também contribuirá para a sua valorização, já que sistemas de e-commerce e vendas online estão crescendo velozmente.

Nesse cenário, o profissional pode se especializar em Marketing Digital, por exemplo, valorizando ainda mais seu passe.

Engenharia Civil

O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens.

Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da instalação e da ventilação do local até a definição da fundação e dos acabamentos.

Nesse contexto, é responsabilidade dele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção.

É uma profissão que continuará sendo essencial nos próximos anos, devido à sua importância para a segurança das obras de infraestrutura das cidades e das vidas humanas inseridas nesses processos.

Logística

O profissional de Logística é muito importante em vários tipos de empresas, já que responde pela inteligência operacional e processual da organização, cuidando de itens como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos.

Os crescentes investimentos em infraestrutura, como a construção de rodovias, portos e aeroportos, têm garantido novos espaços e ótimas perspectivas a estes profissionais.

A exigência por maior produtividade e menor custo deve ampliar ainda mais o mercado para esses profissionais.

É uma profissão que oferece inúmeras possibilidades de atuação e deverá se manter uma carreira bem remunerada, principalmente na indústria.

Ótimas oportunidades devem surgir também nos setores do comércio e prestação de serviços.

Conclusão

Os cursos EAD são uma ótima opção para quem deseja crescer  profissionalmente e precisa conciliar os estudos com o trabalho.

As profissões listadas nesse artigo serão cada vez mais valorizadas nos próximos anos e trarão ótimas perspectivas para o seu futuro profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite e clique aqui para conhecer os cursos EAD da Uniube.

Quero conhecer os cursos EAD

 

Escrito por Letícia, da Uniube