Letícia, da Uniube - set 4, 2018

Veja por que a educação a distância no Brasil é muito valorizada

Veja por que a educação a distância no Brasil é muito valorizada

A educação a distância no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos, tanto na procura por parte dos estudantes quanto na oferta de cursos pelas instituições de ensino.

Essa recente valorização da educação a distância (EAD) ocorreu, principalmente, entre pessoas que almejam crescer profissionalmente, mas não possuem tempo ou recursos financeiros para frequentar uma universidade presencial.

Boa parte dos alunos que possui filhos, já se encontra no mercado de trabalho e precisa conciliar os estudos com a família e o emprego.

Assim, a EAD se torna a melhor solução para essas pessoas. E é sobre isso que falaremos neste artigo, fornecendo mais detalhes sobre a valorização da educação a distância no Brasil.

Acompanhe!

Por que a educação a distância no Brasil é muito valorizada

Os números comprovam que a educação a distância no Brasil se fortalece cada vez mais. É o que mostram os resultados obtidos no último Censo de Educação a Distância, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

De acordo com o censo, a educação a distância no Brasil contabilizou 5 milhões de alunos em 2015, o que representa 1,1 milhão a mais de estudantes registrados pelo levantamento de 2014.

O número de tutores e professores dedicados ao setor também aumentou, passando de 28,7 mil profissionais, em 2014, para 48,1 mil educadores, em 2015.

Os números comprovam não só a expansão, mas, também o amadurecimento da oferta e operação dessa modalidade de aprendizagem, obtida através da constante evolução da tecnologia no setor de educação.

Outra consequência positiva é a migração de algumas estratégias da EAD que começaram a ser implantadas em cursos presenciais, como conteúdos em vídeos, diferentes ambientes e metodologias de aprendizagem.

Atualmente, quase todas as instituições de ensino oferecem graduação a distância. São inúmeras opções de cursos e mensalidades que utilizam ambientes de aprendizagem cada vez mais sofisticados.

Vantagens da educação a distância no Brasil

Existem diversas vantagens para o aluno que escolhe se especializar por meioda educação a distância no Brasil. Vamos ver as principais.

  • metodologia de ensino inovadora: as novas tecnologias permitem que os alunos de cursos EAD utilizem ferramentas inovadoras de apoio à aprendizagem, interagindo em tempo real com o professor, colegas e tutores por meio de fóruns, chats, videoconferências, simulações e exercícios online. A necessidade de manter a atenção do aluno em um ambiente virtual fez com que fossem criadas novas formas de apresentação e interação que facilitam a aprendizagem de forma lúdica e eficaz;
  • liberdade de horários: nos cursos de graduação presencial, os alunos são obrigados a cumprir a agenda de horários estabelecida pelas instituições para não perderem os conteúdos e prejudicarem o aprendizado. Na educação a distância é o estudante quem determina os horários e o ritmo dos estudos. Esse é um dos maiores atrativos da EAD: você pode estudar na sua casa, no local de trabalho ou em qualquer ambiente com acesso à internet;
  • economia de tempo e dinheiro: na educação a distância existe a possibilidade de economizar em vários aspectos. Por exemplo, você não precisa se deslocar para a faculdade, perdendo menos tempo no trânsito e diminuindo seus custos de transporte e alimentação. O material didático é online, ou seja, você também economiza na compra de livros;
  • equilibrar estudo, trabalho e família: um dos principais fatores para escolha da educação a distância no Brasil. A possibilidade de conciliar o emprego atual, ter tempo para a família e ainda estudar para garantir o futuro profissional torna a EAD a solução ideal para quem possui essas necessidades;
  • mercado de trabalho: o reconhecimento do diploma pelo mercado de trabalho costumava ser uma preocupação para os alunos da educação a distância no Brasil. No entanto, muita coisa mudou. O credenciamento do MEC, o avanço da tecnologia e a adoção de novas e mais eficientes metodologias de ensino têm contribuído para que as empresas valorizem os profissionais formados no ambiente EAD, da mesma forma que aqueles vindos da modalidade presencial.

Educação a distância no Brasil - vantagens

Por que a graduação a distância no Brasil é valorizada pelas empresas

Os processos seletivos das empresas são estruturados para analisar o perfil do candidato e verificar se suas habilidades e qualidades são adequadas à vaga.

Nesse contexto, é muito pouco frequente que os recrutadores perguntem ao candidato se ele é formado em um curso presencial ou a distância. E nem mesmo os diplomas discriminam a modalidade da graduação.

Desse modo, o mercado tende a tratar profissionais formados em EAD ou em um curso presencial de maneira igualitária,

Além dos motivos citados acima, cursar uma modalidade de educação a distância no Brasil proporciona o desenvolvimento de algumas competências que são muito valorizadas pelo mercado.

Confira algumas delas:

Planejamento

Possuir capacidade de planejar suas atividades, criar cronogramas e segui-los é uma habilidade essencial nos dias de hoje, devido ao volume de informação a que somos submetidos, o que facilita a dispersão e a falta de foco.

Em uma graduação a distância você precisará desenvolver essa habilidade para sistematizar seu aprendizado, criando seu próprio plano de estudos.

A dedicação a esse aspecto tornará você um profissional muito mais organizado, com facilidade em estabelecer e cumprir metas sem a necessidade de ser cobrado a todo momento.

Disciplina

Para seguir um plano de estudo você precisará desenvolver disciplina, habilidade muito ligada à perseverança, outra característica muito apreciada nas empresas.

Significa que você dificilmente desistirá de desafios profissionais, sendo a pessoa indicada para implantar novos projetos nas empresas.

Concentração

Foco e concentração são artigos de luxo hoje em dia, devido ao hábito de estarmos conectados todas as horas do dia. Essa habilidade é muito valorizada nas empresas, pois, quem a possui costuma cumprir prazos, sendo produtivo e eficiente.

A graduação a distância acaba sendo uma indutora dessa habilidade, já que o aluno tem que lidar com vários tipos de tecnologias, sem que elas se tornem uma distração.

Protagonismo

O protagonismo é a capacidade de decidir seu próprio rumo profissional, resolvendo os problemas que surgem pelo caminho, sem desanimar. A educação a distância propicia o ambiente ideal para o desenvolvimento dessa habilidade, já que você será seu próprio guia.

Isso significa identificar os horários em que é mais produtivo, se organizar melhor, identificar quais conteúdos serão mais úteis ao seu aprendizado, quais são as suas dificuldades e como resolvê-las.

Portanto, você dependerá, exclusivamente, da sua iniciativa e atitude para estudar e completar as tarefas dentro dos prazos. Os professores e tutores vão ajudá-lo no aprendizado, mas grande parte das decisões partirão de você.

Em um mercado onde muitos profissionais esperam receber ordens para realizar as atividades dentro das empresas, a proatividade é uma habilidade buscada e valorizada pelos recrutadores das organizações.

Conclusão

Agora você conhece os motivos pelos quais a educação a distância no Brasil vem crescendo continuamente nos últimos anos.

Em um mercado cada vez mais globalizado e interconectado, a educação a distância utiliza os recursos tecnológicos em conjunto com as práticas didáticas mais modernas.

Além disso, auxilia as pessoas a economizarem tempo e dinheiro, obtendo um ensino de qualidade e um diploma reconhecido pelo mercado de trabalho.

Todas essas vantagens tornam a modalidade EAD a solução ideal para quem precisa trabalhar para pagar as contas e, também, deseja crescer profissionalmente.

Acesse o site e conheça os cursos EAD da Uniube.

Escrito por Letícia, da Uniube