Letícia, da Uniube - fev 25, 2019

10 cursos de bacharelado que estão em alta

Escolher qual profissão seguir é uma decisão muito difícil para a maioria das pessoas.

Atualmente, essa tarefa é ainda mais trabalhosa, devido à ampla diversidade de cursos de bacharelado e outras modalidades oferecidas nas Universidades de todo o Brasil.

Mas saiba que algumas dicas podem ajudar bastante na hora de tomar essa decisão tão importante!

O primeiro passo é se autoconhecer, ou seja, avaliar quais são os seus gostos, afinidades e em que tipo de ambiente gostaria de trabalhar.

Assim, é possível considerar algumas possibilidades e excluir outras.

Se você é daqueles que têm facilidade com números e interesse em saber como funcionam os aparelhos eletrônicos, pode se dar muito bem na área de Engenharia.

A próxima etapa é conhecer os cursos de nível superior disponíveis, quais são as principais disciplinas ministradas e onde você poderia encontrar empregos na área.

Pensando nisso, este post traz para você uma lista com os 10 cursos de bacharelado que estão em alta no momento.

No entanto, antes de mais nada, entenda qual a diferença entre a modalidade e os outros tipos de cursos de graduação.

Vamos lá?

Conheça a diferença entre bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogos

Os cursos de graduação não são todos do mesmo tipo.

Eles são divididos em: bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogos.

Além do grau conferido ao final da formação, eles possuem outras características que os diferenciam.

O que é bacharelado?

Com duração que varia de 3 a 6 anos, os cursos de nível superior que conferem o grau de bacharel formam profissionais generalistas, com uma boa base de conhecimentos para exercer a profissão.

Para ingressar no curso de bacharelado, seja em uma Universidade pública ou privada, o aluno deve ter concluído o Ensino Médio e precisa participar do processo seletivo da instituição escolhida.

Você pode optar por fazer o bacharelado presencialmente ou a distância (EAD).

Nessa segunda modalidade, apesar de as disciplinas serem ministradas pela internet, isso não significa que os alunos não possam participar de discussões com professores e colegas.

Por meio de chats e fóruns online, é possível trocar ideias com outros estudantes e tirar dúvidas com os professores.

A EAD ainda exige que os estudantes compareçam aos polos presenciais para realizar atividades de avaliação, provas e apresentar trabalhos.

Saiba que você pode conseguir o diploma de bacharel tanto no curso presencial quanto no curso a distância.

Para que ele seja válido dentro do território brasileiro, basta que o documento seja emitido por uma instituição de ensino e por um curso reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O que é licenciatura?

A maioria dos cursos de licenciatura tem duração média de 3 a 4 anos, ainda que isso dependa de cada curso e de cada instituição.

Como toda graduação, exige o diploma de conclusão do Ensino Médio, sendo que a principal diferença em relação ao bacharelado é que a licenciatura é a modalidade com foco na formação de professores do Ensino Fundamental, Médio e de cursos profissionalizantes.

Entre as áreas que possuem graduação nessa modalidade, estão: Letras, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Física, Química, entre outros.

Apesar de cada curso ter as matérias específicas de sua respectiva área de conhecimento, as licenciaturas costumam oferecer disciplinas sobre Didática, Metodologia Científica, Desenvolvimento da Aprendizagem, História da Educação, Filosofia da Educação, Educação Ambiental, Gestão Escolar, Políticas Educacionais etc.

Dessa forma, aqueles que obtêm o título de licenciado podem dar aulas em escolas públicas e particulares.

Além de deterem os conhecimentos necessários para compartilhar com alunos de diferentes etapas do ensino, os licenciados aprendem sobre o sistema educacional brasileiro, são capacitados para trabalhar com ensino, planejar aulas e lidar com os alunos adequadamente.

O que são cursos de tecnólogos?

Já os cursos de tecnólogos têm como objetivo principal formar profissionais mais especializados, ou seja, para atuarem em áreas específicas de uma profissão.

Com duração menor que as outras modalidades, uma vez que se trata de cursos de 2 a 3 anos no máximo, eles também conferem o diploma de Ensino Superior e exigem que seus alunos tenham completado o Ensino Médio.

Ao serem criados, a proposta dos cursos de tecnólogos era atender às demandas do mercado de trabalho, que precisa de profissionais mais focados, especializados e com conhecimentos mais práticos que teóricos.

O sucesso de cada modalidade vai depender da área de atuação e do objetivo profissional de cada um.

Leia também: Veja quais são as diferenças entre bacharelado e licenciatura 

10 cursos de bacharelado promissores

Agora que você conhece as diferenças entre as modalidades de graduação, chegou a hora de falarmos sobre os cursos de bacharelado que estão em alta no momento.

Descubra, abaixo, qual deles tem mais a ver com você.

1. Administração

O bacharelado em Administração engloba os conhecimentos necessários para que os profissionais formados no curso possam fazer a gestão de organizações, recursos, processos e pessoas com o objetivo final de ajudá-las a atingir suas metas.

Portanto, qualquer negócio precisa de um gestor.

Isso permite que o profissional do ramo possa trabalhar em empresas, organizações não governamentais (ONGs), consultorias, mercado financeiro, setor público, entre outros.

Começando pelo nível operacional, os administradores podem crescer na carreira ao passarem para níveis mais táticos, até atingirem os cargos mais estratégicos.

Além disso, vários profissionais também apostam no empreendedorismo, já que, com os conhecimentos adquiridos no curso de bacharelado em Administração, eles têm em mãos todas as ferramentas adequadas para abrir a própria empresa e tocar o negócio.

2. Ciências Contábeis

Fique sabendo que ser contador vai além de apenas lidar com números.

É claro que no dia a dia da profissão o profissional precisa lidar com planilhas, contas a pagar, impostos e todas as questões financeiras de uma organização.

No entanto, cada vez mais os contadores assumem um papel-chave no futuro das empresas.

Isso porque uma das funções do contador é colaborar para o crescimento das companhias, por meio de uma análise minuciosa da receita e dos custos gerados por elas.

Para seguir a carreira, é preciso ter um diploma de bacharelado em Ciências Contábeis.

Além de atuar na gestão empresarial, os contadores podem trabalhar com investigação financeira no setor público, perícia contábil e auditoria.

10 cursos de bacharelado que estão em alta

3. Química

Quem opta pelo bacharelado em Química estuda diferentes materiais, as substâncias que os compõem e as suas propriedades.

A partir da identificação das características físico-químicas das substâncias, o profissional da área trabalha na criação de novos produtos, como tintas, alimentos, cosméticos, materiais de construção, tecidos, plásticos, remédios, entre outros.

Portanto, a qualificação oferecida pelos cursos de bacharelado em Química faz com que os egressos tenham um grande leque de possibilidades de atuação no mercado.

Os químicos podem trabalhar nos ramos forense, ambiental, alimentos, industrial etc.

Ainda há vagas na área de pesquisa e gestão de qualidade nos mais diversos setores industriais.

4. Engenharia Civil

Qualquer tipo de obra — seja de casas, edifícios, aeroportos, rodovias, por exemplo — precisa de um engenheiro civil, que vai participar desde a concepção do projeto até o acompanhamento da obra.

Além disso, esses profissionais podem ter outras funções, como a supervisão em relação à qualidade e segurança dos projetos, teste de capacidade de resistência de solos, emissão de laudos e pareceres técnicos.

Com o objetivo de preparar os alunos para cumprir esses papéis, os cursos de bacharelado em Engenharia Civil incluem disciplinas que valem para todas as engenharias: Desenho Técnico, Administração, Construção Civil, entre outras.

Vale apontar que as matérias podem variar de acordo com a ênfase dada em cada Universidade.

5. Engenharia Elétrica

O bacharelado em Engenharia Elétrica também forma profissionais requisitados em diversas indústrias.

Afinal de contas, os conhecimentos ligados à energia elétrica são fundamentais para o funcionamento de fábricas, sistemas automatizados de processos industriais, telecomunicações, componentes eletrônicos e, claro, para o fornecimento de energia para a população geral.

Sendo assim, os profissionais da área podem seguir carreira não apenas no mundo corporativo, como também no setor público.

Mas saiba que, no dia a dia da profissão, eles não ficam apenas consertando circuitos.

Conforme o engenheiro eletricista vai avançando na carreira, ele pode deixar as tarefas técnicas de lado e ocupar cargos mais administrativos e estratégicos nas organizações.

6. História

Quando se trata do curso de História, a maioria das pessoas o associa à carreira de professor.

No entanto, essa não é a carreira seguida pelos formados no curso de bacharelado — lembrando que, para lecionar em escolas, é preciso ter um diploma de licenciatura.

O trabalho dos historiadores está diretamente relacionado à pesquisa, que pode ser desde o passado de um país até de uma pessoa, obra de arte, família, entre outros assuntos.

Por isso, o interesse pela leitura e pesquisa é essencial para quem deseja ser um historiador.

Além do estudo de diferentes períodos históricos do Brasil e de outras partes do mundo, o curso de bacharelado em História inclui disciplinas como Filosofia, Sociologia, Antropologia e Economia.

Com esses conhecimentos, os profissionais podem trabalhar não só com pesquisa, mas também com consultoria, documentação e preservação.

7. Ciência Política

A demanda para o curso de bacharelado em Ciência Política no Brasil é crescente.

Isso porque, diferentemente do que muita gente imagina, o curso envolve várias disciplinas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Direito, Antropologia, Economia, Relações Internacionais etc.

Os cientistas políticos encontram vagas de emprego em instituições públicas e privadas para trabalhar, por exemplo, com gestão pública, geografia política, relações internacionais e políticas públicas.

Ainda, alguns profissionais encontram oportunidades em assessorias de campanhas políticas, elaboração de proposta de governo e até na diplomacia.

8. Educação Física

A Educação Física está relacionada à promoção da saúde e de diversas práticas corporais.

Com o aumento no número de pessoas que passaram a enxergar a importância das atividades físicas, associadas a um estilo de vida mais saudável, a demanda por profissionais da área tem aumentado.

As pessoas formadas no curso de bacharelado em Educação Física trabalham, principalmente, com condicionamento físico e orientação nos processos de treinamento esportivo.

Além de atuarem como personal trainers autônomos, esses profissionais podem atuar em academias, clubes, empresas privadas, hospitais e spas.

9. Secretariado Executivo Trilíngue

Muita gente não conhece o curso de bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue, mas saiba que se trata de uma formação importante para atender às demandas das organizações.

Isso porque os executivos precisam contar com a ajuda de pessoas treinadas para cuidar da agenda, controlar arquivos, traduzir documentos, organizar eventos, entre várias outras tarefas.

É importante que os profissionais do ramo dominem idiomas estrangeiros, para conseguir assessorar a liderança das empresas em reuniões e eventos com profissionais de outros países.

Assim, o curso engloba aulas de línguas estrangeiras e disciplinas por exemplo, Finanças, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social, Marketing e Contabilidade.

10. Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental é uma área que surgiu para criar estratégias voltadas à diminuição do impacto humano no meio ambiente.

Visando atingir esse objetivo, esse curso de bacharelado engloba os conhecimentos de Ecologia, Hidrologia, Meteorologia, Microbiologia, Gestão Ambiental, Direito Ambiental, Física, Matemática, Química, Irrigação e Drenagem, entre outras disciplinas.

Portanto, a Engenharia Ambiental capacita profissionais para fazer a fiscalização, o controle e o desenvolvimento de técnicas que otimizem os processos produtivos e reduzam o seu impacto na natureza.

Isso inclui atividades de saneamento, geoprocessamento, planejamento ambiental, recuperação de áreas, controle de poluição, entre outras.

Além de poderem atuar no setor privado, os engenheiros ambientais encontram oportunidades de trabalho em secretarias do meio ambiente, órgãos de saneamento e prefeituras.

O que achou dessas 10 opções de cursos de bacharelado?

Na hora de escolher uma graduação, além de levar em consideração a demanda do mercado de trabalho, é preciso ver qual deles tem mais a ver com os seus gostos, valores e objetivos de vida.

Quando optamos por uma carreira que é a nossa cara, as chances de sucesso são bem maiores!

Está pensando em se matricular em um curso de bacharelado? Acesse o site da Uniube e conheça toda a estrutura que a Universidade tem a oferecer!

Quero conhecer a Uniube!

 

Escrito por Letícia, da Uniube