Letícia, da Uniube - jul 22, 2022

Veja quais são as diferenças entre bacharelado e licenciatura

Bacharelado e licenciatura: você conhece as características entre esses dois tipos de graduação?

Além do título conferido ao final do curso, essas modalidades apresentam algumas diferenças que devem ser levadas em conta ao escolher uma Universidade e decidir qual carreira seguir.

Ao se deparar com essas opções, você pode estar com a seguinte dúvida: "qual delas é melhor para mim"?

Tudo dependerá do lugar que você deseja ocupar dentro da área de conhecimento escolhida, seja nas Ciências Humanas, Agrárias ou outro campo.

Conheça, a seguir, as características do bacharelado e licenciatura. Prepare-se para descobrir qual modalidade é a mais adequada para o seu futuro!

Bacharelado e licenciatura: conheça duas modalidades de graduação

Bacharelado

O bacharelado é a modalidade de graduação cujo caráter é mais generalista. O objetivo desse tipo de curso superior é capacitar os estudantes para exercer a profissão no mercado de trabalho.

Ao final do curso, eles recebem o título de bacharel.

Trata-se da opção adequada para quem deseja trabalhar em áreas como:

  • Sistemas de Informação
  • Medicina Veterinária
  • Fisioterapia
  • Enfermagem
  • Odontologia
  • Fisioterapia
  • Farmácia
  • Enfermagem
  • Ciências Biológicas
  • Medicina
  • Psicologia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Direito
  • Ciências Contábeis
  • Administração
  • Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo etc.)
  • Engenharia

Quem se forma em Medicina Veterinária, por exemplo, pode trabalhar como médico veterinário em hospitais e clínicas.

Assim como alguém formado em Arquitetura e Urbanismo está apto a atuar no setor com o diploma de bacharel.

arquitetura-e-urbanismo

Saiba que as opções de bacharelado são várias e vão além dos exemplos listados acima.

Licenciatura

A licenciatura tem um propósito um pouco diferente: formar pessoas preparadas para trabalhar com o ensino.

Em outras palavras, essa modalidade prepara os estudantes para se tornarem professores e educadores, em escolas, cursinhos, ONGs e outros tipos de iniciativa.

Para isso, além de estudar as matérias específicas da graduação escolhida, quem escolhe fazer uma licenciatura cursa disciplinas ligadas ao ensino e à educação, como Gestão Escolar, Metodologia de Ensino, Didática, História da Educação, Políticas Educacionais e Psicologia da Educação.

Afinal, esses são conhecimentos necessários para qualquer um que queira atuar nas salas de aula, educando principalmente com crianças e adolescentes.

A licenciatura permite aos formados ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Para trabalhar no Ensino Superior, é preciso ter um título de especialista, mestre ou doutor.

É por conta disso que os cursos de licenciatura correspondem às matérias presentes nos currículos escolares, como: Ciências Biológicas, Física, Química, Educação Física, Geografia, História e Matemática.

O que as duas modalidades têm em comum

O bacharelado e a licenciatura possuem algumas semelhanças. Em primeiro lugar, os dois correspondem a cursos de Ensino Superior, sendo oferecidos em Universidades públicas e privadas.

Além disso, costumam ter a mesma duração e podem ser cursados nos modos presencial e EAD.

As formas de ingresso para o bacharelado e licenciatura são as mesmas, ou seja, por meio da tradicional prova de vestibular e da nota do Enem.

Geralmente, é preciso escolher a modalidade antes de se inscrever para o processo seletivo da Universidade.

Em algumas instituições de ensino, os alunos do bacharelado e licenciatura cursam as mesmas matérias até determinado semestre.

Depois disso, enquanto os primeiros focam em matérias específicas da profissão, os futuros licenciados cursam as disciplinas de cunho pedagógico.

Diferenças entre bacharelado e licenciatura

Embora a organização curricular varie de acordo com cada Universidade, a base de um curso de bacharelado e licenciatura na mesma área costuma ser bem semelhante.

A principal diferença entre eles é que a licenciatura inclui as disciplinas ligadas ao ensino, fornecendo os conhecimentos e as habilidades necessárias para os futuros professores.

Sendo assim, na hora de escolher a graduação, você terá que considerar qual é o seu objetivo profissional e qual carreira pretende seguir.

Se você se interessa por educação e quer trabalhar em sala de aula, a licenciatura é a melhor alternativa.

Para ficar mais claro, tenha em mente os cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, por exemplo.

Se a ideia é dar aulas no Ensino Fundamental e Médio, a licenciatura é o melhor caminho. Do contrário, você não estará apto a ministrar aulas em escolas.

Por outro lado, o bacharelado seria a melhor escolha para quem pretende atuar como personal trainer, técnico esportivo ou preparador físico em academias, clubes, hotéis, entre outras funções.

Portanto, caso você seja daqueles que almejam ingressar no mercado de trabalho da área que escolheram estudar, dê preferência ao bacharelado, modalidade de graduação predominante nas áreas de Saúde e Computação, por exemplo.

Cursos como Medicina, Veterinária, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, além das Engenharias e opções nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas só são ofertados como bacharelado.

Curso tecnólogo: o que é?

É reconhecido como uma graduação tecnológica, com o objetivo de fazer os estudantes ingressarem rapidamente no mercado de trabalho.

O diploma é válido em todo país e geralmente exige estágio e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ele demanda menos investimento que uma graduação tradicional e possui a possibilidade do ensino a distância.

São cursos voltados para a prática e experiência, então sua empregabilidade é bem alta.

O tecnólogo é considerado um curso superior, e por isso, o profissional pode fazer uma pós-graduação após a sua formação também, se assim desejar.

Clique aqui para saber mais. 

Tecnólogo x Bacharelado x Licenciatura

As três modalidades possuem o peso de curso superior e podem ser feitas de forma presencial ou EaD.

Entretanto, podem se diferenciar pelo tempo, já que o tecnólogo costuma ter entre 2 e 3 anos de duração, enquanto o bacharelado e a licenciatura podem durar até 6 anos.

A grade curricular também se diferencia. O bacharelado é mais amplo e possui disciplinas práticas e teóricas.

A grade do tecnólogo é mais objetiva e prática, voltada para um setor específico.

A licenciatura, por sua vez, é indicada para quem deseja ser professor e ensinar sobre a determinada área.

Qual é o seu objetivo profissional?

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre bacharelado e licenciatura, a escolha da modalidade ideal ficou um pouco mais fácil, certo?

licenciatura-e-bacharelado

Essa nunca é uma decisão tão simples, já que diz respeito ao seu futuro profissional. Por isso, é importante refletir sobre os seus próprios objetivos. 

Dessa maneira, se a dúvida da vez é entre bacharelado e licenciatura, basta avaliar o seu interesse em relação à área da educação. Caso você queira trabalhar em escolas, a licenciatura é um requisito obrigatório.

Porém, se você não se vê ocupando cargos de professor, educador ou gestor escolar, o bacharelado se torna a opção mais certeira.

Quer ficar por dentro de outras dicas para fazer a escolha do curso superior? Não deixe de acompanhar o Instagram da Uniube!

Siga a Uniube no Instagram!

Escrito por Letícia, da Uniube