Letícia, da Uniube - dez 19, 2018

7 cursos de Engenharia em alta

O avanço da nossa sociedade passa, necessariamente, pelas mentes criativas, mãos e calculadoras dos profissionais da Engenharia.

Eles planejam, projetam, constroem, operam e gerenciam os mais diversos empreendimentos.

Hoje, vamos apresentar essa área do conhecimento. Além de esmiuçá-la, você vai descobrir os cursos que estão em alta e aprender sobre o perfil desejável para um profissional do ramo. Acompanhe!

O que é a Engenharia?

Essa grande área concentra conhecimentos técnicos — gerais e específicos —, que são ramificados por cursos, como Engenharia de Produção e Engenharia Civil, por exemplo.

Em geral, a Engenharia preza pela capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades.

Por isso, os profissionais no ramo constroem, programam, inventam e desenvolvem um mundo cada vez mais rápido e inovador.

Por ser tão ampla, a área dá boas-vindas a todos, e não apenas aos que se interessam por matemática.

Hoje, existem 34 tipos de Engenharias e cada curso possui suas particularidades e exigências.

O mercado de engenharia é amplo e cheio de oportunidade

Duas consultorias de recrutamento foram ouvidas no início de 2018, para descobrir quais são as profissões do futuro.

Nas áreas de Exatas e Gerenciais, encontramos cargos que não eram comuns no passado, como CFO, Controller e até mesmo Cientista de Dados.

A verdade é que, nessa corrida rumo ao amanhã, os engenheiros saem na frente para ocupar diversas funções — como as que foram listadas acima.

Pois, além de conhecerem os detalhes de determinadas áreas, como falamos acima, eles têm raciocínio amplo e completo, com conhecimentos em física, química e estatística, por exemplo.

É possível transitar pelo mercado sem estar preso à sua área de conhecimento específico, como um médico clínico geral, por exemplo.

Pense em Elon Musk, fundador da Tesla, PayPal, SpaceX e outras. Ele é um engenheiro, mas não do tipo convencional.

Musk domina conhecimentos específicos de algumas áreas, conhecimentos genéricos de outras e, também, possui um entendimento razoável das demais.

Ele é a prova viva de que a Engenharia oferece os primeiros passos para que o profissional vá além.

Fique ligado em 7 cursos de Engenharia

Em geral, os cursos superiores da área de Engenharia têm duração de 5 anos. O estudante deve realizar estágio supervisionado, momento fundamental para que conheça o dia a dia da profissão.

O currículo apresenta desde matérias básicas da área de exatas até conteúdos sobre gestão.

Nos últimos anos, inclusive, as instituições de ensino têm reivindicado uma mudança significativa no currículo base do curso para ajudar a melhorar o índice de competitividade do país.

Além de aumentar a empregabilidade de egressos.

Conheça, a seguir, alguns cursos de Engenharia que você pode cursar.

Engenharia Civil

Curso: abrange cinco áreas: hidráulica e recursos hídricos; construção civil; solos e geotecnia; estruturas e transportes.

Atuação profissional: as principais funções são projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos.

O engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local, além da definição dos tipos de fundação.

Clique aqui para saber mais. 

Engenharia Elétrica

Sobre o curso: depois das disciplinas básicas das Engenharias, o aluno mergulha em aulas práticas e em laboratório.

A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras.

Atuação profissional: o engenheiro eletricista está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio.

Clique aqui para saber mais. 

Engenharia - áreas

Engenharia de Produção

Sobre o curso:  profissionais do ramo gerenciam os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa.

Ao longo do curso, o aluno aprende a resolver problemas de todas as esferas.

Atuação profissional: talvez esse seja um dos campos mais amplos.

É possível atuar nas seguintes áreas: administrativa, produção industrial, eletromecânica, construção civil, petrolífera, química, petroquímica, agronegócio, comercial, financeira e outras.

Clique aqui para saber mais.

Engenharia de Computação

Sobre o curso: voltado para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação, a Engenharia de Computação forma profissionais empreendedores, conscientes das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas e sociais advindas das soluções apresentadas pela engenharia.

Atuação profissional: esses engenheiros planejam, supervisionam, implementam e coordenam projetos de sistemas de computação.

Exercendo funções de especificação, programação, configuração e integração de recursos de software e hardware.

Engenharia Ambiental

Sobre o curso:  é a Engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeita os limites dos recursos naturais.

Atuação profissional: o engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas.

Ele pode atuar em empresas de assessoria especializada na área de gestão ambiental, na elaboração e execução de estudos de impactos ambientais, na aplicação de instrumentos, como os planos diretores e estatutos das cidades e no gerenciamento e recuperação de áreas contaminadas.

Engenharia Química

Sobre o curso: essa área está relacionada às transformações físico-químicas.

O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, define formas de utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

Atuação profissional: tem um leque de atuação profissional amplo, podendo atuar nas universidades ou até mesmo nas indústrias, aprimorando processos.

Engenharia de Controle e Automação

Sobre o curso: o curso de Engenharia de Controle e Automação destaca-se por sua característica multidisciplinar.

Sua estrutura de formação é composta por disciplinas de outros cursos da engenharia, como Elétrica, Produção/Mecânica, Computação e Eletrônica.

Também aborda, como todas as engenharias, a formação básica, composta por componentes que envolvem cálculo, física, programação, mecânica, eletrônica, eletricidade, entre outros.

Atuação profissional: os engenheiros de Controle e Automação serão capazes de atender a demandas das empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e software para a automação industrial e indústrias que utilizam esses recursos.

Chegou a hora de decidir sobre qual engenharia é a sua cara

Antes de explorar a área que mais tem a ver com você, veja o Plano de Salários de Engenheiros e Agrônomos elaborado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Esse é o primeiro passo para descobrir como anda o mercado.

O segundo passo é olhar para si mesmo. Não é simples, mas reflita sobre suas habilidades. Veja o que mais gosta de fazer e comece a pesquisar as engenharias que estão de acordo com o seu perfil.

Daí é só estudar e entrar no clima para se tornar um universitário de sucesso.

Conheça os cursos de Engenharia da Uniube e comece a sua carreira no lugar certo!

Confira os cursos de Engenharia!

Escrito por Letícia, da Uniube