Letícia, da Uniube - fev 14, 2019

Conheça a área de Ciências Sociais Aplicadas

Descobrir qual área do conhecimento você tem mais afinidade é muito importante na hora de escolher a profissão ideal.

A principal dúvida dos estudantes costuma ser entre as Ciências Exatas, com todos seus números e fórmulas, e as Humanas, que envolvem leituras e reflexões.

Mas você já ouviu falar nas Ciências Sociais Aplicadas?

A área é muitas vezes confundida com os cursos de Humanas.

No entanto, algumas características levaram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a optar por esta separação.

Abrange cursos como Administração, Arquitetura, Direito e Jornalismo — a princípio, um conjunto não muito similar de graduações.

Quer entender melhor como elas se agrupam e conhecer um pouco mais de cada curso dessa área? É exatamente isto que faremos a seguir. Acompanhe!

O que são Ciências Sociais Aplicadas?

A principal característica das Ciências Sociais Aplicadas é a interdisciplinaridade.

São cursos que requerem um diálogo constante com outros conhecimentos, para a boa compreensão dos seus métodos.

Apesar de terem conteúdos e objetivos bem distintos, todos têm um ponto em comum: questionam as consequências da vida em sociedade.

É também nesse sentido que se diferencia das Humanas.

Graduações desse ramo lidam com uma perspectiva mais voltada para o indivíduo, enquanto as Ciências Sociais Aplicadas avaliam o comportamento das pessoas em comunidade.

Dessa forma, um acadêmico do Direito se debruça na relação entre os cidadãos e as normas que regulam determinada sociedade.

Por outro lado, o curso de Arquitetura e Urbanismo analisa a interação entre as pessoas e o espaço físico ao seu redor: não apenas edificações, mas a cidade como um todo.

Cada graduação das Ciências Sociais Aplicadas tem um objeto de estudo específico, oferecendo oportunidades bem distintas de atuação profissional.

Os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas

Administração

A Administração é um dos cursos mais amplos das Ciências Sociais Aplicadas.

Enfocam-se tanto os métodos de planejamento, organização e controle de diversas estruturas administrativas.

Como também características de liderança, autonomia e inteligência emocional, que são fundamentais para o bom gestor moderno.

Após quatro anos de graduação, o profissional formado terá competências bem desenvolvidas para lidar com aspectos financeiros, materiais e humanos de uma instituição.

A amplitude do curso permite que pessoas com diferentes perfis profissionais tenham sucesso, mesmo partindo de um conjunto comum de disciplinas.

Pensando nisso, é possível se especializar em uma das subáreas: são muitas opções.

Do financeiro ao RH, passando por marketing, logística e auditorias, tem lugar para todos no mundo da Administração!

Arquitetura e Urbanismo

O profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo tem a responsabilidade de interferir diretamente no espaço físico em que existimos.

Isso pode ser feito de várias maneiras, refletindo as diferentes especialidades da área.

Em edificação e construção, por exemplo, o arquiteto projeta e coordena a execução das obras, ao lado do engenheiro responsável.

Na Arquitetura de Interiores, a preocupação é com ambientes internos, assim como na Arquitetura Industrial, que precisa levar em conta as normas de segurança.

O paisagista desenvolve projetos para espaços abertos: parques, jardins, praças.

Já o urbanista trabalha com uma área maior, planejando uma região (bairro, cidade) e elaborando documentos, como o plano diretor ou zoneamento dessas localidades.

Ciências Contábeis

Você pode bater o olho e ficar confuso. Como um curso que trabalha o tempo todo com números não pertence às Exatas?

O profissional de Ciências Contábeis é mais do que uma calculadora ambulante.

Ele precisa estar atento à legislação da área e entender as especificidades de cada empresa, para gerenciar as receitas, despesas e lucros de uma organização.

Também pode traçar estratégias e orientar empresários sobre os melhores caminhos a seguir, baseado no fluxo das finanças de uma companhia.

Para isso, vai aprender, durante os quatro anos da graduação, uma mistura de Administração, Direito, Economia e as atividades específicas da área.

Ao fim, terá a possibilidade de atuar na esfera pública ou privada, dentro de empresas ou até mesmo como autônomo.

Direito

O Direito é a ciência que se preocupa com as normas jurídicas, que organizam as relações entre pessoas e grupos na sociedade — característica comuns aos cursos de Ciências Sociais Aplicadas.

Estuda a aplicação e o cumprimento destas normas, zelando pelo melhor modo de solucionar disputas, de acordo com a Constituição ou outros instrumentos legais.

Existem dois caminhos básicos para o graduado em Direito. Como advogado, vai defender os interesses de seus clientes.

Na carreira jurídica, deve buscar o interesse da sociedade, como promotor, ou resolver conflitos, como juiz.

O Direito se divide em vários ramos, cada um é responsável por diferentes processos.

Além deles, o acadêmico também é introduzido a algumas das Ciências Humanas, parte do conteúdo teórico básico para o bom exercício da profissão. Alguns exemplos são disciplinas de Sociologia e Ciência Política.

Ciências Sociais Aplicadas - Direito

Jornalismo

Informar o público sobre os principais tópicos de discussão da atualidade.

Essa é a missão do jornalista, um profissional qualificado para separar temas de acordo com sua relevância e impacto na comunidade.

O bom jornalista é aquele que apresenta senso crítico e capacidade de expressar, seja em texto, áudio ou vídeo, fatos ou histórias de interesse do seu público.

A boa prática vai ser lapidada ao longo dos quatro anos de graduação, quando são ensinadas técnicas de apuração dos fatos, entrevistas e levantamento de personagens, além de como produzir e editar o material.

O profissional também precisa ter flexibilidade para driblar imprevistos e saber a hora de ser firme para conseguir a informação desejada.

A curiosidade afiada é um traço importante: você nunca sabe de onde pode surgir uma história interessante.

Publicidade e Propaganda

“A propaganda é a alma do negócio”.

O ditado já expressa a importância do profissional de Publicidade e Propaganda: é dele a responsabilidade de divulgar ao público uma empresa, produto ou até mesmo boas ideias e causas sociais.

O publicitário é o responsável por planejar e executar cada passo da estratégia de uma campanha.

E cada etapa pode ser conduzida por especialistas naquela área: atendimento, planejamento, mídia, criação e redes sociais.

O profissional tem espaço em agências de publicidade, que atendem clientes externos, ou ser parte de um departamento interno, criando para a própria empresa.

O mesmo pode acontecer no setor público ou em organizações não governamentais.

Ciências Sociais Aplicadas, a sua chance de brilhar!

As graduações em Ciências Sociais Aplicadas são cursos tradicionais, que sempre propiciaram colocação profissional e não perderam relevância no mercado de trabalho moderno.

Ter o perfil de qualquer uma delas significa abrir as portas para várias possibilidades de atuação — uma boa hora para você construir o plano de carreira para seu futuro.

Porém, não basta confiar apenas no curso.

Uma boa Universidade é fundamental para o sucesso de sua carreira; não só pelo conteúdo da graduação, mas também pelas oportunidades que ela pode oferecer durante os anos de formação.

Acesse o site da Uniube e conheça a estrutura e a tradição de uma Universidade que coloca os alunos em primeiro lugar!

Confira o site da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube