Letícia, da Uniube - fev 28, 2019

Conheça a área de Ciências Agrárias

No Brasil, a agricultura e o agronegócio são responsáveis por quase 24% do Produto Interno Brasileiro (PIB). Já em relação aos pets, o país tem a quarta maior população de animais domésticos. Tudo isso demonstra, portanto, que o país está muito ligado a questões da natureza, em geral. Nesse sentido, cursos na área de Ciências Agrárias merecem destaque.

Esse campo de estudos é amplo e oferece ótimas oportunidades para os estudantes e futuros profissionais. Conhecê-lo, portanto, é o primeiro passo para fazer uma boa escolha da profissão.

Na sequência, você vai entender tudo sobre a área de Ciências Agrárias e ver como aproveitar esse curso. Acompanhe!

Afinal, o que é essa área?

O segmento de Ciências Agrárias inclui todos os estudos ligados aos animais e rebanhos, bem como temas relacionados à exploração da terra. É a área do conhecimento que envolve diversas atividades relacionadas a esses assuntos, como manejo de lavouras, escolha de plantações,  cuidado com os animais, seleção de espécies, entre outras.

A intenção é buscar meios de aumentar a produtividade, garantir aproveitamento de recursos e atingir os objetivos específicos de produção.

Há muitos profissionais que buscam formação na área, como, por exemplo, os agrônomos e os engenheiros de alimentos.

Qual a ligação com a Medicina Veterinária?

Entre as possibilidades do segmento de Ciências Agrárias, o curso de Medicina Veterinária está entre os mais importantes. Ele forma profissionais habilitados para cuidar da saúde e do bem-estar de animais de diversos portes.

Além dos pets, há uma atuação com animais de grande porte e rebanhos de propriedades rurais, além do cuidado com espécies selvagens e raras.

Entre as atribuições do veterinário, estão acompanhar a saúde e o bem-estar animal, fazer diagnósticos e realizar tratamentos e cirurgias. Ele também é o responsável por elaborar análises, controles e fiscalizações. Ainda, é o veterinário quem executa serviços de padronização, de reprodução e demais cuidados especiais.

A intenção é sempre manter a saúde e o bem-estar dos animais, em todas as situações.

Quais são as disciplinas ensinadas?

Cada curso do campo das Ciências Agrárias tem uma abordagem e, portanto, um conjunto de disciplinas. Mas temas como tipos de solo, impactos ambientais, atividades de manejo e preparação e seleção de culturas são comuns para boa parte das graduações da área.

Em relação ao curso de Medicina Veterinária, a abordagem é bastante ampla, justamente para contemplar todas as necessidades de cuidados com os animais. Entre as disciplinas ofertadas, estão:

  • Bioquímica Animal e Biofísica.
  • Citologia, Histologia e Embriologia Veterinária.
  • Genética Animal.
  • Imunologia Veterinária.
  • Melhoramento Animal.
  • Ética e Bem-estar Animal.
  • Doenças Infecciosas e Parasitárias.
  • Nutrição Animal.
  • Bovinocultura de Leite e de Corte.
  • Epidemiologia Geral.
  • Patologia e Clínica Cirúrgica.
  • Zoonoses e Saúde Pública.
  • Ovinocultura e Caprinocultura, entre outros.

Além disso, há uma abordagem com práticas hospitalares, estudos integrados e disciplinas optativas.

Conheça a área de Ciências Agrárias

Quais são as perspectivas de carreira?

O setor agrário no Brasil é bastante diversificado. Como você já viu, a agricultura e a agropecuária são predominantes na economia do país.

Portanto, existe uma necessidade ampla de profissionais bem capacitados e aptos a alcançar bons resultados. Para quem se forma na área, há um cenário que promete se desenvolver intensamente.

Além disso, as inovações tecnológicas têm surgido no campo. Com uma necessidade cada vez maior de produtividade e de aproveitamento dos recursos, a atuação de profissionais alinhados com as demandas do setor se mostra especialmente necessária.

Para completar, a atividade de um médico veterinário é muito versátil. Além de atuar nas propriedades rurais, ele pode atender em centros urbanos e cuidar de animais de estimação.

Como escolher o melhor curso?

Para explorar todas as possibilidades do segmento de Ciências Agrárias, é fundamental se matricular no curso adequado. Para tanto, a escolha tem que ser criteriosa, pois é do seu futuro que se trata. Na sequência, você vai ver quais pontos devem ser considerados.

Conheça a história e a experiência da Universidade

Para começar, é importante garantir que a instituição disponha da experiência e da qualidade que são fundamentais para os bons resultados. Então, inicie analisando a história da Universidade e veja se ela já formou profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Também é muito importante verificar se a instituição cumpre todas as regras, como a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC) para realizar as atividades. Isso permite que você escolha uma Universidade que é capaz de atender às suas expectativas.

Verifique a infraestrutura

Outro ponto importante é analisar a infraestrutura. Além de boas salas de aula e um campus bem preparado, é preciso pensar na parte prática. A Medicina Veterinária, por exemplo, exige um aprendizado que envolve atendimentos e medidas realmente práticas.

Nesse sentido, o ideal é que a instituição apresente um hospital para o aprendizado prático. A presença de uma fazenda escola também faz toda a diferença. Isso permite que os estudantes tenham a chance de aplicar aquilo que aprendem no curso, o que os torna especialmente preparados para realizar todos os tipos de atendimento.

Analise o corpo docente

Além de tudo, é indispensável garantir que os professores sejam capacitados e especialistas nas disciplinas ministradas. Portanto, faça uma boa análise do corpo docente, bem como da matriz curricular.

Veja se a formação é completa e voltada para as principais exigências da área. Desse jeito, fica mais fácil obter bons resultados e garantir que a obtenção do diploma ajudará a formar um profissional capacitado.

Conheça outras características do curso

Para completar, não deixe de conferir outras questões referentes ao cotidiano do profissional. Veja, por exemplo, se há a opção de estudar de dia ou à noite. Isso possibilita que você concilie o curso com outras atividades.

Verifique, também, quais são as possibilidades de ingresso e outros benefícios. Elementos como descontos, bolsas e convênios ajudam você a ter segurança para se preocupar apenas com os estudos e a construção de uma carreira de sucesso.

Conclusão

O segmento de Ciências Agrárias é muito importante, especialmente em um país como o Brasil. Cursos como a Medicina Veterinária são muito valorizados no mercado de trabalho.

Esperamos que você esteja preparado para escolher um curso de qualidade, o que é fundamental para uma carreira de sucesso.

Gostou do texto? Então acesse o nosso site e veja  tudo o que a Uniube tem a oferecer!

Escrito por Letícia, da Uniube