Letícia, da Uniube - fev 26, 2019

Ciências Humanas: 3 opções de curso na área

Ciências Humanas é a área do conhecimento dedicada ao estudo das relações interpessoais. Ou seja, é um campo que busca entender os seres humanos e as formas como eles interagem entre si.

Se os estudantes de Exatas deparam com uma série de cálculos numéricos, os alunos de Humanas buscam entender comportamentos por meio de pesquisas, teorias, estatísticas e outros métodos científicos.

Esse é um terreno fértil para aqueles que gostam de praticar a observação de diferentes fenômenos sociais e tendem a estabelecer novas visões sobre seus objetos de estudo.

Neste artigo, listamos algumas curiosidades e dicas sobre a área, que vão ajudar você a conhecer algumas carreiras para seguir no campo das Ciências Humanas. Acompanhe!

Tenho perfil para Ciências Humanas?

Essa é uma das dúvidas mais comuns para quem está prestes a se inscrever no vestibular. Antes de tomar qualquer decisão, é importante saber qual é o perfil dos estudantes dessa área.

Independentemente do curso escolhido, algumas características são comuns aos alunos desse campo de estudos, como:

  • aptidão por disciplinas ligadas à área, como História, Geografia e Português;
  • domínio da linguagem escrita e oral;
  • senso crítico bem desenvolvido;
  • interesse pelo universo de pesquisa científica;
  • perfil observador;
  • capacidade de síntese de fenômenos sociais;
  • empenho no aprendizado de conhecimentos gerais;
  • boa gestão de conflitos;
  • inteligência emocional bem desenvolvida.

Essas habilidades comportamentais e técnicas serão mais bem trabalhadas ao longo do curso de graduação escolhido. Com isso, você estará preparado para ter uma carreira de sucesso!

O que esperar de um curso de Ciências Humanas?

A área de Ciências Humanas é ampla e repleta de possibilidades. Contudo, alguns pontos são comuns às graduações. Alguns deles são:

  • análise de manifestações culturais e sociais;
  • grande volume de leituras indicadas;
  • frequência de debates em sala de aula, sobre os mais variados temas;
  • estudo analítico do comportamento humano;
  • incentivo a projetos de pesquisa e extensão, que estimulem a capacidade criativa do aluno.

Diferentes cursos deste campo de estudo abrangem disciplinas como:

  • Desenvolvimento social;
  • Ética;
  • Psicologia;
  • Didática.

Se você tem interesse nos assuntos listados e pensa em seguir graduação na área, sua escolha provavelmente será acertada! Consequentemente, suas chances de ter satisfação profissional serão maiores.

A média salarial para profissionais recém-formados em Ciências Humanas é bem variável. Existem diversas pesquisas e tabelas salariais que podem dar a você uma noção específica sobre a sua carreira preferida.

Ciências Humanas: 3 opções de curso na área

Opções de cursos muito procuradas

Essa área do conhecimento é rica em possibilidades de carreiras a escolher.

Neste artigo, listamos três opções, que são muito procuradas pelos estudantes e oferecem uma série de possibilidades de atuação profissional. Confira!

1. Licenciatura em Pedagogia

Essa é a profissão ideal para quem deseja atuar com docência ou gestão educacional. Ou seja, para quem gosta do ambiente da sala de aula e quer trabalhar como educador ou gestor escolar.

É uma graduação do tipo licenciatura, modalidade em que o graduando aprende os melhores métodos para lecionar no ensino básico.

O curso de Pedagogia tem duração de 4 anos e oferece várias outras possibilidades de atuação profissional.

Após a conclusão do curso, o pedagogo estará apto a trabalhar em empresas, creches, ONGs, projetos socioeducativos, hospitais, centros de apoio pedagógico, centros sociais e instituições com atividades educacionais.

A vasta gama de aprendizado teórico é complementada pela execução de projetos práticos, em laboratórios de artes e em brinquedotecas. Portanto, o aluno executará muitas atividades interdisciplinares, para aprender a interagir com crianças, jovens e adultos, no intuito de transformar suas realidades e comunidades.

Como resultado, o pedagogo chega ao mercado com ampla capacidade de executar e gerenciar funções socioeducativas, tendo competência para trabalhar ativamente na inserção social dos educandos.

2. Psicologia

A Psicologia é uma das graduações mais procuradas da área de Ciências Humanas. Essa carreira é ideal para quem tem fascínio pela observação do comportamento das pessoas e de seus relacionamentos sociais.

O psicólogo utiliza seu conhecimento técnico para propor intervenções psicológicas e psicossociais na vida dos pacientes, promovendo a qualidade de vida e sempre buscando construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Em geral, estudantes desse curso são profundamente comprometidos com as necessidades sociais e têm grande senso de empatia pelo sofrimento humano.

O curso permite que o graduando aprenda metodologias de pesquisa e de intervenção psicossocial, para trabalhar em diversas áreas.

Mesmo durante a Universidade, é possível encontrar estágios em instituições como clínicas, hospitais, escolas, projetos socioeducativos e empresas dos mais variados portes. É comum, ainda, empreender e abrir o próprio consultório para atender pacientes, após a conclusão do curso.

3. Licenciatura em Educação Física

O curso de Educação Física costuma ser identificado como um curso da área da Saúde. Contudo, com o passar do tempo, percebeu-se a necessidade de abordar o indivíduo em sua integralidade, especialmente na licenciatura.

Essa graduação não aborda apenas os aspectos biológicos do ser humano, já que inclui disciplinas como Psicologia da Educação, Ética e Pedagogia. Assim, o educador físico age sobre a transformação do corpo e da mente.

Você já deve ter percebido que licenciatura em Educação Física forma professores com senso crítico e capacidade de análise social. Assim, o profissional é preparado para trabalhar com várias manifestações e expressões do movimento humano.

O educador físico também pode atuar em academias, clubes, centros esportivos, hotéis, empresas, hospitais, clínicas e consultórios.

Ciências Humanas: várias possibilidades para sua carreira

Quer saber mais? Acesse nosso site e tire todas as suas dúvidas sobre os cursos de Ciências Humanas ofertados pela Uniube.

Escrito por Letícia, da Uniube