Saiba como funciona o curso de Zootecnia

A graduação em Zootecnia é o curso destinado ao estudo da produção e manejo dos animais.

Ao longo dos estudos, os alunos desenvolvem contato com animais de produção, como bovinos, aves e suínos, além de animais silvestres e exóticos.

Esses estudantes aprenderão técnicas de reprodução, melhoramento genético e nutrição das espécies.

Podem atuar em diferentes áreas da agropecuária e em centros de pesquisas e laboratórios, contando com um mercado vasto e cheio de oportunidades de emprego.

Nesse artigo, você encontrará as principais informações sobre esse curso, e saberá como iniciar sua profissão em Zootecnia.

Confira!

Como é o curso de Zootecnia?

O curso de Zootecnia tem a titulação de bacharelado e duração em torno de quatro a cinco anos, possuindo carga horária também de estágios e atividades complementares.

Os alunos estudam sobre anatomia e fisiologia, além de entender sobre o comportamento e as principais doenças que afetam os animais.

As atividades extras podem incluir seminários, projetos de pesquisa e monitoria.

Por meio de trabalhos em laboratórios e fazendas experimentais, os estudantes são apresentados às aulas práticas e teóricas.

Essa faculdade é voltada para a extensão rural ligada a produção animal, administração de empresas e de indústrias alimentícias desse setor.

como-funciona-a-zootecnia

Qual a grade curricular de Zootecnia?

A grade curricular dessa graduação é constituída por disciplinas relacionadas às Ciências Biológicas, genética e zoologia.

Confira alguns dos conteúdos abordados ao longo desse curso:

• produção animal e industrialização;
  • morfologia e fisiologia;
  • genética e parasitologia;
  • nutrição e alimentação;
  • fertilidade e ciências ambientais.

Já nas disciplinas básicas, destacam-se citologia, matemática, física, biologia, química, entre outras.

Áreas de atuação do zootecnista

O campo de atuação do profissional formado em Zootecnia é bastante diversificado.

Entretanto, é importante notar que as oportunidades também podem variar de acordo com a região e demandas do próprio mercado.

Abaixo listamos algumas áreas em que esse profissional pode desempenhar suas funções, veja:

Pesquisa científica e ensino

Objetivo: efetuar pesquisas com o intuito de desenvolver novas tecnologias para o setor e melhorar as técnicas de produção agropecuária.

Reprodução animal

Objetivo: buscar solucionar os problemas relacionados à reprodução animal e desenvolver a inseminação artificial, tornando eficiente a gestão de reprodução.

Melhoramento genético

Objetivo: coordenar programas de melhoramento genético por meio da seleção de características desejáveis dos animais, como resistência a doenças.

Administração rural

Objetivo: administrar propriedades de melhoramento animal, desenvolvendo e gerindo projetos rurais, estratégias de planejamento e gestão de recursos.

Indústria alimentícia

Objetivo: auxiliar na produção de alimentos de origem animal, garantindo qualidade por meio dos requisitos sanitários.

Nutrição animal

Objetivo: fornecer alimentos que melhorem a produção e bem-estar das espécies, além de formular dietas balanceadas de acordo com a necessidade de cada animal.

Consultoria

Objetivo: prestar serviços ligados à consultoria rural para produtores, afim de criar projetos e estratégias de administração e gestão.

como-funciona-a-zootecnia-2

Onde o profissional de Zootecnia pode trabalhar?

Os zootecnistas podem encontrar oportunidades de emprego em áreas diversificadas, como:

• laboratórios e órgãos de pesquisa;
  • fazendas e propriedades rurais;
  • indústrias agropecuárias;
  • centros de reprodução animal;
  • órgãos de assistência técnica e controle sanitário.

Esse profissional também pode desenvolver o empreendedorismo e abrir negócios voltados para o setor agropecuário.