Letícia, da Uniube - jul 22, 2021

Como é e o que é estudado no curso de Agronegócio, entenda!

O ensino superior é um passo muito importante na vida profissional. Por isso, é normal sentir alguma insegurança ou indecisão quanto ao curso que deve ser escolhido.

Além disso, fora a escolha da profissão, é necessário também escolher a modalidade e a instituição de ensino.

Logo, se você está considerando o curso de Agronegócio, certamente busca por informações para saber se realmente está fazendo a escolha certa para o seu futuro profissional e qual é a instituição de ensino ideal para a realização dessa graduação.

Você tem dúvidas sobre o curso de Agronegócio? Então leia este post, saiba tudo o que você precisa saber e conheça a opção de curso EAD da Uniube. Confira agora!

como é o curso de Agronegócio

O que é Agronegócio

O profissional de agronegócio é o responsável por desenvolver atividades de cunho administrativo e de gestão de empresas da área da agricultura e pecuária.

Sendo assim, quem estuda gestão de agronegócio, desempenha tarefas como o controle de funcionários, a definição de plantações, previsão de colheitas, maquinário, tratamento de animais, entre outros.

Ou seja, o profissional formado no curso de agronegócio tem como objetivo gerenciar todos os setores do negócio, visando alcançar a qualidade do produto, sustentabilidade e lucro.

Qual a diferença entre agronomia, engenharia agrícola e agronegócio?

Para entendermos melhor o que é estudado em um curso de agronegócio, vamos entender a função de cada uma das áreas que envolvem a agricultura e pecuária. 

Agronomia
A agronomia é a totalidade das ciências e técnicas que regem a prática da agricultura. Por isso, o agrônomo deve conhecer bem as práticas de cultivo e criação.

Por exemplo, é função do agrônomo monitorar o preparo do solo, o combate a pragas, a criação do gado, entre outros.

Engenharia agrícola 

É um curso da área de exatas. O objetivo da engenharia agrícola é levar as engenharias mecânica, elétrica e civil para o campo.

Portanto, o profissional da área trabalha para a construção de silos, sistemas de irrigação, colheitadeiras etc.

Agronegócio

Por sua vez, o agronegócio atua em toda a gestão comercial e industrial da agricultura.

Ou seja, o profissional dessa área trabalha de forma administrativa e empreendedora, desenvolvendo estratégias para elevar a produtividade e atender o mercado.

Agora que ficou claro o que é o agronegócio, vamos falar sobre o que é estudado no curso.

Clique aqui para saber mais. 

O que é estudado em um curso de agronegócio

Como já foi dito, o profissional de gestão de agronegócio trabalha de forma administrativa e empreendedora.

Por isso, é necessário um estudo que o prepare para a realização de tais atividades empresariais. 

Sendo assim, algumas das disciplinas do curso de Agronegócio na Uniube são:

  • comportamento empreendedor;
  • contabilidade;
  • marketing;
  • gestão da produção;
  • gestão estratégica;
  • administração dos recursos humanos;
  • economia e mercados.

Esses são alguns exemplos de disciplinas voltadas para a gestão de um negócio. Porém, é necessário também o conhecimento específico da agricultura. Portanto, alguns outros exemplos de disciplinas são:

  • climatologia;
  • responsabilidade socioambiental;
  • geografia agrária;
  • sanidade animal no agronegócio;
  • cidadania, heterogeneidade e diversidade.

Sendo assim, é possível ter uma visão geral do que é estudado no curso de agronegócio.

Ficou empolgado para começar a estudar tanto assunto interessante? Saiba como planejar sua rotina de estudos criando uma planilha de estudos.

Nova call to action

Como é o curso superior de agronegócio a distância da Uniube

A Uniube é uma Instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, e que oferece um curso superior de agronegócio a distância totalmente online com duração de dois anos e meio. 

O curso EAD oferece materiais didáticos (livros, apostilas e videoaulas) preparados por professores especialistas, mestres e doutores.

O curso de agronegócio da Uniube desenvolve e aprimora os conhecimentos necessários de um bom profissional da gestão de agronegócio.

Por exemplo, o desenvolvimento do empreendedor, liderança, ética, cidadania, entre outros.

O curso EAD da Uniube também torna o profissional capaz de interpretar e solucionar problemas relacionados ao dia a dia.

Com uma postura profissional e conhecimentos mais profundos dos conteúdos ligados ao gerenciamento. 

Explicaremos tudo sobre como funciona a EAD aqui.

Como é a plataforma EAD

A plataforma EAD é um espaço virtual desenvolvido para os alunos do curso a distância.

Dessa forma, a plataforma é programada para que o aluno possa usufruir de uma experiência de aprendizado completa, de forma organizada e simples. 

Ou seja, é nessa plataforma que o aluno encontrará as vídeo-aulas e todo o material complementar do curso EAD. Além disso, também é possível tirar dúvidas e interagir com os professores.

A plataforma EAD do curso superior de agronegócio a distância da Uniube também permite que o aluno tenha acesso a cronogramas, tarefas e provas.

O aluno pode fazer uso da plataforma através de computador, celular ou tablet: o que for mais confortável.

A Uniube busca sempre criar uma experiência interativa, por isso é possível que os alunos interajam entre si e com professores, além de participar de fóruns e grupos.

A plataforma é organizada de forma a proporcionar praticidade e facilidade ao aluno.

Saiba mais sobre a plataforma EAD e conheça seus benefícios clicando aqui.

As vantagens do curso superior de agronegócio a distância 

O curso EAD oferece uma série de vantagens! Você pode saber mais sobre elas clicando aqui. Porém, duas das principais vantagens são a economia e a flexibilidade.

O curso EAD é, certamente, uma ótima opção para pessoas que têm uma rotina atarefada. Por exemplo, pessoas que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo e/ou têm filhos.

A graduação a distância é uma excelente opção para você que se enquadra nas características listadas acima, pois a flexibilidade e autonomia que o curso proporciona garantem que os estudos vão caber na sua rotina.

Você pode assistir às aulas quando e onde quiser. 

É possível, inclusive, assistir às aulas durante o seu horário de almoço, por exemplo. Isso é ótimo, não é?

Para contribuir com sua rotina de trabalho e estudos, preparamos para você 5 dicas para quem precisa trabalhar e estudar!

Outro fator relevante para ser levado em conta é a economia proporcionada pelo curso EAD, já que modalidade de ensino a distância costuma contar com mensalidades acessíveis e dispensa o gasto com o transporte até o campus.

Não deixe que o dinheiro seja uma barreira para o seu crescimento profissional! Leia nosso post com 10 dicas para fazer uma planejamento financeiro enquanto está na Universidade.

Agora que você já sabe o que é agronegócio, o que é estudado e como é o curso superior de agronegócio a distância, está na hora de dar o próximo passo!

Acesse a página do curso EAD de agronegócio da Uniube e se informe ainda mais! 

Na página do curso, você encontrará informações como: valor da mensalidade, carga horária, disciplinas do curso, docentes, entre outros. 

Clique aqui para acessar a página do curso de agronegócio!

Quer entender melhor o que difere um curso EAD do presencial? Confira esse post!

Matricule-se em Gestão do Agronegócio!

Escrito por Letícia, da Uniube