Letícia, da Uniube - abr 13, 2022

Inteligência Artificial: como se especializar na área?

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em muitas empresas.

Esse método está inovando a prestação de serviços de várias companhias e revolucionando a sociedade. 

Com a evolução da tecnologia, a perspectiva é que esse mercado continue crescendo nos próximos anos.

Assim, a tendência é que sejam criados novos postos de trabalho para quem domina os aspectos técnicos da IA.

Este artigo vai esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a Inteligência Artificial.

Além disso, vai dar dicas de como se preparar para atuar na área e aproveitar as oportunidades de emprego. 

Acompanhe! 

O que é Inteligência Artificial?

Esqueça a imagem de robôs dominando o mundo e dando ordens para os seres humanos. A IA nada tem a ver com essa visão ficcional. 

Na verdade, ela está ligada à capacidade de aprendizado das máquinas, necessariamente sob o comando inicial das pessoas.

especializacao-em-inteligencia-artificial

Trata-se de preparar as máquinas para analisar dados e entender padrões, raciocinando de forma parecida com os seres humanos.

Quanto maior a quantidade de informações, o computador terá mais capacidade de processá-las de maneira racional e inteligente.

Portanto, para que o desenvolvimento da IA ocorra, é preciso que um programador direcione uma base de dados para mineração. 

Ela pode ser aplicada em várias situações, possibilitando inovações em processos, serviços e produtos.

Como a Inteligência Artificial é aplicada?

A IA está bem próxima da nossa realidade.

O aprendizado das máquinas já faz parte do dia a dia de pessoas comuns e é mais acessível do que muitos imaginam.

Pode ser, inclusive, empregado por pequenas empresas para aprimorar suas atividades. 

Pense nas pesquisas que você faz no smartphone, tanto as buscas por voz quanto as realizadas em mecanismos que completam as frases têm a participação de recursos de Inteligência Artificial.

Ela também se faz presente quando você começa a digitar uma palavra e o teclado mostra opções para corrigir ou completar o termo.

A capacidade de compreensão das máquinas é tão vasta que até mesmo as sugestões de conteúdos relacionados são feitas por meio da IA.

Ao procurar um filme em aplicativos de streaming, por exemplo, é comum deparar com vários resultados similares, graças a esse recurso. 

Outro exemplo de como essa tecnologia pode ser empregada é a utilização de chatbots por empresas de diversos setores.

É cada vez mais comum substituir atendentes humanos por máquinas capazes de filtrar informações e responder às dúvidas dos usuários de maneira inteligente.

A IA também é aplicada na área da saúde: laboratórios a utilizam para analisar padrões de doenças e dar diagnósticos mais precisos.

Oportunidades de trabalho com IA

De acordo com um levantamento feito pela Gartner Inc., um dos mitos sobre esse assunto é considerar que nem todas as empresas precisam da Inteligência Artificial.

inteligencia-artificial-2

Segundo a análise, as ferramentas de IA serão utilizadas de forma cada vez mais constante por diferentes tipos de negócio em todas as fases do empreendimento.

 A IA é um recurso relativamente novo, por isso o mercado de trabalho nesta área tem várias vagas abertas e grande potencial de crescimento.

Para atuar nesse setor, é preciso ter conhecimento em Engenharia ou Computação. Existem oportunidades para quem possui formação superior em cursos, como: 

  • Ciência da Computação
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Tecnologia da Informação
  • Tecnologia em Jogos Digitais

Vale destacar que o setor de Tecnologia e Informação (TI) vive um cenário de escassez de mão de obra e, consequentemente, de valorização salarial.

Com menos profissionais disponíveis no mercado, a busca por candidatos qualificados se torna mais acirrada.

Principais áreas de atuação

Como essa tecnologia tem grande aplicabilidade, é possível encontrar emprego em companhias dos mais variados setores.

As oportunidades de trabalho são divididas em três grandes campos. 

  • Machine Learning: o aprendizado das máquinas é uma das grandes tendências. O trabalho nessa área consiste em fornecer informações para que os computadores façam as análises e tirem suas próprias conclusões.
  • Deep Learning: as redes neurais artificiais estão cada vez mais complexas e robustas. Por isso, há muitas vagas para quem se especializar nesse ramo. A atividade profissional consiste em programar algoritmos para que as máquinas sejam capazes de aprender por conta própria, ler imagens e reconhecer vozes.
  • Processamento de Linguagem Natural: a linguagem natural é utilizada com diversas finalidades, por exemplo, identificação de sentimentos em postagens de redes sociais. O reconhecimento de padrões em conteúdos multimídia tem avançado e empregado um número cada vez maior de programadores. 

Como se especializar na área?

Quem deseja trabalhar com Inteligência Artificial deve buscar uma especialização para se preparar para os desafios do ramo.

Um curso de pós-graduação capacita o aluno para aprender a desenvolver sistemas inteligentes e resolver situações do mundo real. 

Isso é possível com a utilização de algoritmos baseados em aprendizagem de máquina, redes neurais artificiais, algoritmos genéticos,  entre outras técnicas de Inteligência Artificial. 

A especialização ainda contempla sistemas inteligentes embarcados em microcontroladores, que são aplicados em automação industrial e residencial. 

Além do conhecimento técnico, é preciso desenvolver algumas competências comportamentais. 

Flexibilidade, raciocínio lógico, criatividade, empatia e domínio da comunicação interpessoal são fundamentais para quem deseja trabalhar com IA. 

Como se trata de um campo em constante transformação, é preciso ter interesse em continuar os estudos e sempre se atualizar.

O desejo de aprender deve ser contínuo!

Inteligência Artificial: tendência para o futuro

A Inteligência Artificial é um caminho que não terá volta.

Essa tecnologia já faz parte da realidade e tem um grande potencial de gerar impactos em todos os tipos de negócio. 

Como a computação avança com uma grande velocidade, a tendência é que IA também continue evoluindo e permitindo que as pessoas se conectem com a tecnologia de uma forma revolucionária. 

Ter conhecimento e qualificação para trabalhar no setor permitirá que o profissional saia na frente e aproveite as oportunidades do mercado de trabalho. 

Quer saber mais sobre esta pós-graduação? Acesse a página do curso de Especialização em Inteligência Artificial da Uniube.

Faça sua matrícula!

 

Escrito por Letícia, da Uniube