Letícia, da Uniube - jul 29, 2022

Conheça o curso de Medicina Veterinária

Se você é apaixonado pelo universo dos animais ou pelo setor agropecuário, provavelmente já pensou em fazer o curso de Medicina Veterinária

Que tal descobrir mais sobre essa graduação antes do vestibular? Neste post, vamos contar tudo o que é necessário saber sobre essa carreira.

Acompanhe e esclareça suas dúvidas!

Como é a profissão do médico veterinário

A atuação do médico veterinário não se limita apenas aos pet shops e clínicas veterinárias. Muito além de cães e gatos, esse profissional cuida de todas as espécies de animais.

O trabalho consiste em zelar pela saúde dos bichinhos e garantir que eles tenham boas condições de vida.

Isso inclui uma grande gama de cuidados, como vacinas, tratamentos médicos e até mesmo reprodução assistida.

curso-de-medicina-veterinaria

Além disso, o médico veterinário observa os procedimentos de higiene e as condições sanitárias dos produtos de origem animal. 

Para se dar bem nessa área, não basta ser apaixonado pelos animais.

Em muitos momentos, será necessário ter inteligência emocional para lidar com várias situações que envolvem o tratamento de todos os tipos de paciente. 

Carreira

A faixa salarial média para a profissão é de R$3.977,86, segundo o CAGED, ligado ao Ministério da Economia. O valor se refere a uma jornada média de 39 horas semanais. 

Para atuar nesse setor, é preciso concluir a graduação e se registrar no Conselho Federal de Medicina Veterinária. Sem isso, você não poderá exercer a profissão.

graduacao-em-medicina-veterinaria

Graduação em Medicina Veterinária

A graduação tem duração de 5 anos e tem uma organização curricular ampla, contendo muitas disciplinas que exigirão conhecimento em Biologia e Química. 

Logo que você se tornar universitário, passará a estudar as matérias introdutórias da graduação. 

Essa primeira fase é importante para aprender os conceitos básicos, essenciais para compreensão das demais matérias da área.

Conheça um pouco das disciplinas para se preparar para o que está por vir na graduação.

Anatomia Descritiva de Animais Domésticos

Prepare-se para entender tudo sobre o organismo dos animais de estimação: essa disciplina estuda a formação dos ossos, os músculos e os sistemas corporais, principalmente de cães e gatos.

Citologia, Histologia, Embriologia Geral Veterinária

A geração das espécies é o tema dessa matéria. Por meio dela, será possível aprender como as células se multiplicam, dando origem a tecidos biológicos.

A disciplina apresenta as primeiras noções sobre a formação dos embriões. Dominar isso é fundamental para compreender as técnicas de reprodução assistida.

Bioestatística

Se você achou que esqueceria dos números ao escolher a Medicina Veterinária, está enganado. 

A Bioestatística nada mais é do que a análise e a interpretação de dados biológicos. A matéria trabalha com informações para avaliação de pontos como natalidade, mortalidade e incidência de doenças.

Bioquímica Animal e Biofísica

Essa disciplina fará com que você se lembre das aulas de Química e Física do Ensino Médio. Como o nome já adianta, contempla o estudo de processos químicos e físicos em organismos vivos. 

Genética e Melhoramento Animal

Entender como as condições hereditárias são repassadas é fundamental atuar como médico veterinário. 

Essa disciplina servirá de ponto de partida para algumas matérias da formação específica, ligadas à reprodução e à obstetrícia animal. 

Epidemiologia e Saúde Pública

Cuidar da vitalidade dos animais e evitar a circulação de doenças é papel do médico veterinário.

A matéria discute os principais cuidados para evitar a circulação de doenças e a contaminação de animais e seres humanos. 

Nutrição Animal e Forragicultura 

Você sabia que os animais também precisam de uma dieta balanceada?  Por isso, a disciplina de Nutrição Animal analisa as necessidades alimentares de diferentes espécies para assegurar o bem-estar delas.

Avicultura e Suinocultura

Nessa disciplina, você compreenderá como cuidar de aves e suínos, respeitando as peculiaridades desses animais. Prepare-se para conhecer, também, as principais doenças dessas espécies e como tratá-las.

Diagnóstico laboratorial

Os exames laboratoriais são necessários para diagnosticar várias doenças. Por isso, a matéria contempla o estudo desses procedimentos.

Por meio desses conteúdos, será possível identificar enfermidades causadas por fungos, bactérias e vírus.

Clínica médica e terapêutica de animais de grande porte

Se o seu desejo é trabalhar em propriedades rurais, essa matéria será uma das suas favoritas do curso. A disciplina ensina como tratar de animais como bois e cavalos, assegurando o seu bem-estar.  

Práticas profissionais

Esta etapa da graduação é voltada para colocar em prática tudo o que você aprender em sua trajetória na Universidade.

Prática Hospitalar

Enfim, o aluno poderá começar a atender seus pacientes, sob supervisão dos seus professores.

Serão 500 horas de práticas hospitalares para garantir que todos saiam da Universidade prontos para o mercado de trabalho.

Estágio Supervisionado

Para concluir o curso de Medicina Veterinária, você deverá fazer o estágio supervisionado obrigatório.

Prepare-se para vivenciar a rotina de um médico veterinário durante 570 horas. 

Essa é a sua chance, inclusive, de mostrar ao seu chefe que você está pronto para ser efetivado ao final do contrato.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Já ouviu falar sobre o famoso TCC?  Antes de se formar, será preciso fazer uma pesquisa científica sobre algum tema de interesse.

O resultado da sua análise será transformado em artigo. Ele será apresentado para uma banca examinadora, que avaliará se o aluno está pronto para se formar. 

Curso de Medicina Veterinária: janela para boas oportunidades

Como foi possível notar, o curso de Medicina Veterinária tem uma grade curricular bem ampla. Ao final dele, o estudante estará pronto para cuidar de animais de qualquer espécie.

Quer saber mais? Acesse a página do curso de Medicina Veterinária da Uniube e descubra mais detalhes sobre essa graduação. 

Quero conhecer o curso de Medicina Veterinária!

 

 

Escrito por Letícia, da Uniube