7 motivos para estudar Medicina
A Medicina é uma das carreiras mais tradicionais e respeitadas do país. A área encanta diversos estudantes, ano após ano, devido à nobreza da profissão e à grande empregabilidade.
Ter um médico entre os entes queridos é o sonho de muitas famílias. Muitas vezes, a vontade de trilhar esse caminho é passada de uma geração para a outra.
Se, por um lado, é preciso determinação para conquistar uma vaga nas melhores Universidades, por outro, há grandes chances de sucesso profissional após a conclusão da graduação.
Se você tem dúvidas sobre o curso, acompanhe o texto e conheça as vantagens de estudar Medicina!
Qual o perfil do estudante de Medicina?
Talvez você já tenha se feito essa pergunta várias vezes. Entender qual é o perfil do futuro médico é essencial para evitar frustrações.
O graduando em Medicina é, antes de mais nada, apaixonado pela área da Saúde. Geralmente, são pessoas com grande afinidade com Biologia e Química.
Esta é a profissão ideal para quem gosta muito de ler, se interessa por pesquisas e tem sede de conhecimento.
É preciso determinação para concluir o curso. Dedicar-se, no mínimo, durante 8 anos para conquistar a formação pode ser desgastante à primeira vista.
Porém, o esforço oferece grande recompensa após o término
Essa não é uma carreira para quem está pensando apenas no retorno financeiro.
Apesar da real possibilidade de estabilidade financeira que acompanha a profissão, trata-se de uma área que exige grande dedicação e facilidade de se relacionar com as pessoas.
Normalmente, o médico tem grande senso de justiça, ética e ama cuidar do bem-estar dos outros. Além disso, é dotado de inteligência emocional, para lidar com a pressão e os desafios da rotina de trabalho.
Graduado em Medicina pela Uniube é aprovado em residência de Cardiologia
O Victor Ferro Borges conquistou uma vaga na residência R3 em Cardiologia em um dos centros de referência no Brasil e no mundo, o Instituto Dante Pazzanese.
O objetivo dele é estar na prática médica, tentando amenizar o sofrimento alheio e tratar os enfermos.
Os pais do Victor são ex-alunos e colaboradores da Uniube e esse fator influenciou diretamente o médico a escolher a Instituição.
Ele destaca a qualidade de ensino da Uniube e ressalta a importância fundamental do Hospital Universitário Mário Palmério para a sua formação.
"Acho que isso é um diferencial muito grande, pois nem todas as instituições privadas têm hospitais próprios e isso faz muita diferença na formação", afirma.
O médico elogia a parte teórica, afirmando que os professores eram didáticos e sempre incentivaram a busca pelo conhecimento.
Victor fez sua primeira residência em Clínica Médica na Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (USP-RP), onde teve contato com casos complexos e variados.
Essa foi uma experiência enriquecedora, e ele a avalia como essencial para prepara-lo para os desafios da Cardiologia, sua área de paixão.
Victor começou sua residência R3 em Cardiologia, em março de 2024, em um dos melhores hospitais de Cardiologia do mundo, de acordo com o ranking da Newsweek.
O Instituto é pioneiro em tratamentos inovadores, transplantes cardíacos, cirurgias e implantes de dispositivos cardíacos.
O médico afirma que espera adquirir muito conhecimento ao longo dos próximos anos.
Clique aqui e leia a matéria completa!
Por que devo estudar Medicina?
Agora que você já entendeu qual é o perfil do graduando em Medicina, vamos listar 7 motivos para se formar na área.
1. Grande empregabilidade
Estamos longe de viver um cenário de saturação de vagas na Medicina. Existem inúmeras vertentes de atuação.
Você pode, por exemplo, abrir seu próprio consultório; trabalhar em hospitais e laboratórios; apoiar os setores de Recursos Humanos com ações de Medicina do Trabalho; ou seguir carreira em instituições públicas.
O importante é dizer que as chances de não construir uma carreira sólida após o final do curso são mínimas.
Os dados mais recentes do censo médico no Brasil, divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), indicam que o país conta atualmente com 545,4 mil médicos em atividade.
Destes, cerca de 290 mil estão nas capitais.
O estudo mostra um crescimento significativo na quantidade de médicos nos últimos dez anos, ressaltando que a profissão permanece em ascensão e continua sendo fundamental para a vida da sociedade.
A média nacional em janeiro de 2023 era de 2,6 médicos por 1.000 habitantes.
Entretanto, ainda há uma forte má distribuição territorial.
Enquanto na região Sudeste, a taxa de médicos é de 58% (3,22 para cada mil habitantes), as regiões Norte e Nordeste possuem números extremamente baixos.
No Nordeste do país estão concentrados 18,5% de médicos (1,75 para cada mil habitantes).
E no Norte, registra-se o menor dado. Nessa região estão 4,6% dos médicos (1,34 para cada mil habitantes).
Fica claro, então, que existem inúmeros postos vagos. Principalmente para quem quer fugir das grandes áreas de concentração de profissionais e morar no interior, onde há menor concorrência.
Um dos possíveis motivos para essa desproporção, se dá pelo fato dos médicos buscarem mais as redes privadas do que as públicas para efetivarem seu trabalho.
O Ministério da Saúde busca fortalecer o incentivo de trabalho nesses locais, e ampliou o número de vagas direcionadas ao programa Mais Médicos.
2. Recompensa emocional
Dificilmente você encontrará uma carreira com tanta recompensa emocional. Mesmo que lidar com a perda de um paciente possa ser desafiador, a sensação de salvar vidas é gratificante.
Muitos médicos acreditam que a satisfação em dar alta a uma pessoa ou, simplesmente, contribuir para o seu bem-estar, é um dos fatores mais motivadores da profissão.
Se o seu propósito de vida é cuidar do próximo, a Medicina é o curso ideal para você alcançar sua realização profissional.
3. Diversas áreas de atuação
Ao final do curso, você terá que escolher em qual especialidade deseja atuar. Uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Medicina aponta que 6 em cada 10 médicos no Brasil possuem especialização.
A gama de especialidades é grande. Por isso, não faltarão oportunidades para trabalhar. Conheça algumas opções:
- Cirurgia Geral.
- Clínica Médica.
- Medicina da Família.
- Ginecologia e Obstetrícia.
Cada uma delas exige um tempo específico para a conquista da titulação.
A sua área de interesse, provavelmente, será descoberta durante a graduação de Medicina, à medida que você tiver mais contato com todas as disciplinas e se encantar por alguma delas.
Dar continuidade aos aprendizados é fundamental para qualquer profissão.
Afinal, adotar o estudo contínuo é uma forma eficiente de conquistar destaque na carreira e obter novos conhecimentos.
A Uniube oferece cursos de especialização na área médica, conheça alguns deles:
Especialização em Saúde Pública e Coletiva
Objetivo: Capacitar os estudantes para atuarem nas Secretarias de Saúde, no SUS e em demais Unidades Básicas de Saúde.
O curso busca preparar o estudante para coordenar e desenvolver projetos relacionados a saúde pública, conhecendo as políticas públicas e seus desafios.
Clique aqui para se inscrever!
Mba em Gestão de Clínicas e Hospitais
Objetivo: Promover eficiência nas estratégias de gestão das organizações de saúde, contribuindo para a melhoria dos processos clínicos e hospitalares.
Esses profissionais devem desenvolver a observação referente a satisfação dos pacientes e de seus familiares.
Clique aqui para se inscrever!
Mba em Gestão Hospitalar
Objetivo: Dispor conhecimentos sobre a organização administrativa hospitalar.
Preparando, portanto, o profissional para trabalhar em hospitais, laboratórios e em empresas prestadoras de serviços em saúde.
Clique aqui para se inscrever!
4. Empatia pelo próximo
Ser médico é ajudar as pessoas no reencontro do bem-estar físico e emocional. Portanto, ter empatia pelos outros é requisito fundamental.
Antes de diagnosticar e tratar doenças, esse profissional é, por essência, um bom ouvinte.
Cabe a ele conversar com os seus pacientes para entender suas queixas e fazer com que eles se sintam acolhidos em um momento delicado.
O vínculo de confiança entre médico e paciente é um fator decisivo na carreira. É comum encontrar pessoas que procuram o mesmo especialista durante anos, devido à relação de segurança estabelecida.
Se você tem paixão por cuidar de pessoas e capacidade de investigar o que está por trás de um problema, a Medicina é a sua carreira dos sonhos.
5. Flexibilidade de trabalho
Tenha em mente que ser médico implica não ter uma rotina de trabalho predefinida.
Se por um lado, os plantões podem parecer assustadores, por outro, eles permitirão que você atue em uma área com flexibilidade de horários.
Esse é o caminho ideal para quem não gosta de rotina e quer moldar seu expediente sem a rigidez do horário comercial.
6. Desenvolvimento da inteligência emocional
A Medicina é uma carreira que exige grande controle emocional para lidar com a pressão do dia a dia.
Cursar esta graduação envolve desenvolver sua capacidade de lidar com cenários imprevisíveis. Um médico aprende a nunca desistir de encontrar uma solução para os problemas dos pacientes.
O grande aprendizado proporcionado pela rotina intensa fará você crescer, como pessoa e como profissional.
Os desafios da jornada diária vão contribuir muito para o seu desenvolvimento e proporcionarão a sensação de estar contribuindo para a sociedade.
Confira: Inteligência emocional: como ela pode ajudar sua carreira?
7. Aprendizado infinito
As pesquisas científicas nessa área não param. Ainda há muito para se descobrir sobre o corpo humano e vários tipos de doenças.
A Medicina é um campo de estudo que oferece chance de aprendizado contínuo.
Cada novo paciente recebido em seu consultório é um universo particular, que exigirá estudo clínico e poderá fazer com que você entenda mais sobre a profissão.
Se você procura por aprendizado constante, essa é a carreira ideal!
Por que estudar Medicina na Uniube?
A Uniube é a melhor Universidade privada do interior de Minas Gerais
A Uniube foi eleita pelo Ranking Universitário Folha 2023 como a melhor Universidade privada do interior de Minas Gerais e a segunda de todo o estado!
O RUF é uma avaliação realizada em todas as Universidades ativas no Brasil, utilizando uma série de dados, além da opinião do Datafolha.
Para essa conclusão, foi levada em consideração questões como o ensino, mercado, pesquisa e inovação.
Esse dado é fundamental para atestar a diferença entre faculdades e universidades, ressaltando a qualidade garantida pela Uniube, uma Universidade de Verdade.
Na área da saúde alguns destaques foram:
- Enfermagem: Melhor Universidade Privada do Triângulo Mineiro e a 3ª melhor de Minas Gerais.
- Fisioterapia: Melhor Universidade Privada do Triângulo Mineiro e a 2ª melhor de Minas Gerais.
- Medicina: 4ª melhor Universidade privada do Brasil e a 1ª de Minas Gerais
- Odontologia: Entre as 10 melhores Universidades Privadas do Brasil e a 3ª melhor de Minas Gerais.
Clique aqui e confira a matéria completa!
A Uniube possui um Hospital Universitário
Além desses dados, a Uniube também possui um hospital de ensino próprio.
O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) surgiu há 10 anos com o intuito de contribuir para os estágios e aulas práticas dos alunos de saúde.
As aulas acontecem em espaços de sala de aula, auditórios e áreas de residentes.
As instalações também se destacam pelos 200 leitos, amplo centro cirúrgico, completo serviço laboratorial e diagnóstico por imagem, entre outros.
Enquanto os estudantes desenvolvem os estudos no Hospital de ensino, essa instituição também consolida o cuidado com as pessoas e transforma vidas por meio da humanização.
Os profissionais que passaram pelo MPHU, desempenham sua profissão com excelência, levando a qualidade do ensino da instituição para toda a população.
Para conhecer mais sobre o Hospital Universitário da Uniube, clique aqui!
Viu só como uma Universidade de Verdade é essencial durante a sua trajetória acadêmica e profissional?
Confira a seguir, como dar o primeiro passo para ser um aluno da Uniube.
Psicóloga inicia curso de Medicina aos 57 anos
Rosália Pereira de Melo prova que nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos.
Aos 57 anos, a psicóloga iniciou sua graduação de Medicina na Uniube com o objetivo de ajudar outras pessoas.
"Vejo a Medicina como a arte mais linda de cuidar do outro. Iniciei minha jornada acadêmica na Universidade aos 35 anos no curso de Direito, e desde então não parei mais. Fiz duas Especializações, MBA em Coaching, Mestrado em Educação e agora estou focada na conquista desse objetivo", conta.
Para Rosália, a diferença etária na turma é uma oportunidade para ela desempenhar o papel de acolhimento. “Fui bem recebida, respeitada e amada por todos", pontua.
“A partir do momento que ela tem vontade de realizar um sonho e não pensa que a idade é um fator limitante, ela se torna inspiração. A idade não define se ela vai investir nesse sonho; é sim a vocação e determinação", ressalta a coordenadora do curso, Fabiana Prado Nogueira.
A estudante afirma que, após a formatura, ela pretende se aperfeiçoar mais na área escolhida.
“Nunca, em hipótese nenhuma, diga que o tempo passou e que você não tem mais idade. Toda hora é hora de aprender, empreender e transcender", finaliza.
Clique aqui e leia a matéria completa!
Vestibular de Medicina Uniube
A Uniube disponibiliza algumas formas de ingresso para seus cursos, uma delas é o Vestibular de Medicina.
A prova de Medicina é composta por algumas partes, conheça:
- Redação Dissertativa em Língua Portuguesa;
- Prova objetiva de 40 questões de múltipla escolha (abrangendo disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física, História e Geografia.);
- Prova discursiva (com quatro questões de Química e quatro questões de Biologia).
As provas são realizadas de forma presencial nas cidades de Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais.
Se você está em busca de iniciar carreira em Medicina, essa é a oportunidade perfeita.
Inscreva-se e realize o Vestibular de Medicina 2024 da Uniube.
Dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso!