Letícia, da Uniube - mar 27, 2019

Saiba o que é licenciatura e veja 11 opções de curso

Chegou o momento de escolher seu curso superior? Está considerando fazer uma licenciatura? Saiba que essa decisão tem um peso bastante significativo no seu futuro e, portanto, deve ser tomada com cuidado. Para isso, é fundamental entender como funciona essa modalidade e o que a faz ser diferente dos outros tipos de graduação.

Neste post, apresentaremos os 3 tipos de curso superior e as especificidades da licenciatura. A partir disso, você terá mais facilidade na hora de avaliar qual modalidade mais combina com o seu perfil e seus objetivos.

Confira, a seguir, tudo sobre a licenciatura e veja as opções de curso mais promissoras!

O que é licenciatura?

No Brasil, os cursos de graduação são divididos em 3 categorias, e a licenciatura é uma delas.

Quem deseja ingressar no Ensino Superior precisa ter um diploma de conclusão do Ensino Médio e passar por um processo seletivo. Do contrário, não é possível se matricular.

Na maioria das carreiras, os estudantes levam de 3 a 4 anos para concluir o curso. O maior diferencial da licenciatura é que ela visa formar professores da Educação Básica. Por isso, é a modalidade ideal para as pessoas que querem lecionar em escolas públicas e particulares.

Sendo assim, os cursos procurados são Letras, Física, Biologia, Geografia, Química, História, Matemática, Educação Física, Pedagogia, entre outros.

Entretanto, o que faz a licenciatura ser diferente são as disciplinas ligadas à educação, como Gestão Escolar, Políticas Educacionais, Metodologia de Ensino, Didática, História da Educação, Desenvolvimento da Aprendizagem, Psicologia e Filosofia da Educação. Ou seja, é um curso ideal para quem deseja ser docente.

Fique sabendo, desde já, que o licenciado está apto a dar aulas apenas para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio — exceto o os professores de Educação Física, que podem lecionar em todas etapas da educação básica.

Para ocupar um cargo de professor no Ensino Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a lei exige um diploma de Pedagogia. Afinal, essa formação é considerada importante para o ensino das crianças.

Vale apontar, também, que o Conselho Nacional de Educação (CNE) determina que os estudantes de licenciatura façam um estágio supervisionado obrigatório de, no mínimo, 400 horas, no total.

Portanto, para conseguir o tão sonhado diploma, os alunos precisam cumprir essas horas de preparação, com a supervisão de um docente. Isso porque ter uma experiência prática com o ensino é essencial para quem deseja ser professor.

Conheça os outros tipos de graduação

Além da licenciatura, é possível optar por cursos de graduação nas modalidades bacharelado ou curso de tecnólogo.

Os cursos de bacharelado têm duração de 3 a 6 anos e formam profissionais mais generalistas. Com uma sólida base de conhecimentos, esse tipo de graduação costuma ser a mais tradicional nas Universidades.

Já os cursos de tecnólogos têm uma duração menor, de 2 a 3 anos. Trata-se de uma formação mais rápida, pois o objetivo principal é formar profissionais especializados em determinadas áreas de uma carreira.

Saiba que, para as três categorias de graduação, as Universidades oferecem a possibilidade de fazer o curso a distância.

No Brasil, a educação a distância (EAD) é cada vez mais valorizada e atende às necessidades de quem tem uma rotina agitada e precisa conciliar o estudo com o trabalho.

Mas como funciona a EAD?

Por meio da internet, os alunos assistem às aulas, interagem com os professores, participam de fóruns e têm acesso a recursos que ajudam nos estudos. No entanto, as avaliações devem ser feitas presencialmente, nos polos de apoio.

Os atributos dessa modalidade contribuem para o desenvolvimento de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.

Licenciatura - mercado

Licenciatura: muito além da sala de aula

Os cursos de licenciatura, tradicionalmente, capacitam os profissionais para ocupar vagas de emprego na área da educação. Além de lecionarem na Educação Básica, eles podem atuar em instituições escolares, como coordenadores pedagógicos, diretores, orientadores educacionais e supervisores de ensino, obedecendo as formações necessárias.

Quem opta por trabalhar, sobretudo, como professor raramente fica sem emprego. As oportunidades são muitas.

Por haver escolas públicas e privadas em todo o território brasileiro, sempre existem vagas a serem ocupadas nas instituições. Tanto que a escassez de docentes é um problema recorrente no país. Para você ter uma ideia, só para a disciplina de Geografia, o déficit é de 17 mil profissionais, segundo dados do Ministério da Educação.

Mas os licenciados não precisam necessariamente atuar apenas nessa área. O dinamismo do mercado de trabalho tem gerado novas demandas e, portanto, diferentes oportunidades de atuação. A indústria, o mercado de serviços e a área de pesquisa têm buscado, cada vez mais, pessoas com esse tipo de formação. Ótima notícia, não é mesmo?

Isso significa que as opções de emprego são bem mais diversas do que as pessoas imaginam. Os licenciados podem ocupar postos de trabalho em:

  • órgãos do governo;
  • ONGs;
  • institutos de pesquisa;
  • empresas de comunicação;
  • e nos mais variados setores da indústria.

Conheça 11 cursos de licenciatura incríveis

Se você está pensando em começar uma licenciatura, não deixe de pesquisar sobre os cursos. Afinal de contas, trata-se de uma decisão importante para o seu futuro profissional. É importante que você fique por dentro das especificidades de cada curso e tome a melhor decisão.

Conheça, a seguir, as carreiras mais promissoras.

1. Ciências Biológicas

As Ciências Biológicas englobam o estudo de todos os tipos de vida, o que inclui seres humanos, animais, plantas e micro-organismos. Isso faz com que a carreira desse profissional  tenha várias possibilidades. Além de dar aulas de Biologia, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, os formados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas encontram outros espaços no mercado.

Diante do aumento da preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, a procura por profissionais que entendam do assunto é crescente. Assim, o licenciado encontra oportunidades para desenvolver atividades de educação ambiental em museus, ONGs, escolas, empresas e órgãos públicos. Isso significa que a carreira realmente possui muito espaço no mercado, concorda?

2. Educação Física

O licenciado em Educação Física pode lecionar na educação básica e no ensino superior. Muita gente não sabe que quem cursa a licenciatura em Educação Física pode ter outras atuações, e não apenas a de ser professor. Afinal, o profissional da área encontra oportunidades em diversas organizações relacionadas à promoção da saúde, além de trabalhar com pesquisa em várias instituições públicas e privadas.

Licenciatura - Educação Física

3. Física

A Física é uma área interessante e que apresenta oportunidades de atuação no mercado bastante diversificadas. Os formados no curso de licenciatura, além de serem professores no Ensino Médio, também podem trabalhar em cursos profissionalizantes e como consultores. Além disso, o licenciado  pode se dedicar à pesquisa e se tornar um pesquisador, encontrando soluções para melhorar diversas questões do cotidiano.

4. Geografia

Mais do que formar professores de Ensino Fundamental e Médio, a licenciatura em Geografia fornece os conhecimentos necessários para que os egressos trabalhem em outros espaços. As disciplinas do curso são variadas, proporcionando conhecimentos amplos: cartografia, fundamentos da geologia, geografia agrária, entre outras.

A visão multidisciplinar desse profissional é o seu principal diferencial. Isso permite que o licenciado tenha habilidade na criação e na implantação de projetos educacionais. Além disso, pode seguir carreira acadêmica e de pesquisador.

5. História

A licenciatura em História forma profissionais com capacidade crítica, seja para atuar na educação ou em outras áreas. Embora sejam associados à imagem do professor do ensino básico, os licenciados em história podem seguir outras carreiras.

Há oportunidades de emprego para esses profissionais em entidades públicas e privadas, ligadas à pesquisa histórica e preservação de patrimônio cultural. Eles também podem trabalhar como: consultores em empreendimentos com interesses históricos, filmes e peças de teatro; museus, arquivos e órgãos de cultura; entre outras funções.

6. Letras Português

Assim como os demais, a licenciatura em Letras Português é bem mais ampla do que a maioria das pessoas imagina. Muitos se formam no curso com a intenção de trabalhar em sala de aula, como professor de Língua Portuguesa, Literatura ou Redação. Porém, as áreas de atuação vão além da educação.

No mercado de trabalho, os profissionais encontram oportunidades de emprego nas atividades em que a capacidade de análise, o senso crítico e a criatividade, que são adquiridos no curso, podem ser aplicados. Entre as opções estão: crítica literária; assessoria cultural em literatura ou linguística; preparação, revisão e padronização de textos.

7. Letras Português/Espanhol

Já a licenciatura em Letras Português/Espanhol fornece outros conhecimentos e habilidades para quem tem interesse nesse segundo idioma. Além de atuarem no ensino básico, os profissionais formados no curso podem dar aulas de Espanhol, em escolas de idiomas, e até de Literatura Espanhola.

Com mais de 400 milhões de falantes nativos, o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo. Diante disso, a demanda por pessoas com alto conhecimento no idioma é cada vez maior. Não apenas no setor de educação, mas também na indústria do entretenimento, turismo, editoração e tradução.

8. Letras Português/Inglês

Tanto no mundo acadêmico quanto no mundo dos negócios, o inglês é a língua mais importante. Por isso, a licenciatura em Letras Português/Inglês é tão procurada por quem deseja ganhar espaço no mercado de trabalho.

O curso fornece conhecimentos metalinguísticos e culturais do idioma, assim como da literatura dos países cuja língua oficial é o inglês. Essa bagagem permite aos profissionais trabalharem como professores, tradutores, editores, intérpretes, entre outras funções.

Licenciatura Português/Inglês

9. Matemática

A Matemática também é cercada pelo mito de que todo profissional formado na área é professor. Cada vez mais, os matemáticos estão seguindo carreiras em bancos, agências de consultoria financeira, empresas de gestão, de modelagem matemática e em diversos outros setores. Tudo isso graças aos conhecimentos fornecidos no curso de licenciatura.

No entanto, saiba que o mercado de educação está aquecido para quem quer seguir na área. Afinal, praticamente todas as regiões do país carecem de professores das Ciências Exatas. Portanto, esses profissionais dificilmente ficam sem emprego.

10. Pedagogia

A licenciatura em Pedagogia forma pessoas capacitadas para atuar na melhoria da qualidade da educação. Elas podem trabalhar como professores e na gestão de escolas, conduzindo assuntos pedagógicos e orientando outros professores. Para isso, precisam entender muito bem sobre o sistema educacional brasileiro e os métodos de ensino.

Fique sabendo que os pedagogos também podem atuar em órgãos do governo. O trabalho nesses locais costuma estar relacionado à fiscalização da legislação de ensino, além do cumprimento das diretrizes educacionais. Ainda, a lei exige que os professores dos primeiros anos do ensino básico sejam formados em Pedagogia, o que gera várias oportunidades de emprego.

11. Química

A licenciatura em Química é promissora e conta com diversas opções de atuação no mercado de trabalho. São oferecidas disciplinas como matemática, bioquímica e pedagogia.  Também há oportunidades  para esses profissionais na pesquisa e em determinados setores das indústrias, que trabalham com processos químicos.

As demais áreas de atuação incluem a química ambiental, higiene sanitária, análises clínicas, entre outras. E, claro, em escolas do Ensino Fundamental e Médio, cuja demanda por professores é bastante alta. Há um campo amplo para quem escolhe a licenciatura em Química como sua formação.

Qual curso de licenciatura tem mais a ver com você?

Antes de fazer a escolha da graduação, pense nas áreas de conhecimento com as quais você tem mais afinidade. Outra dica é conversar com pessoas que já estão imersas no mercado de trabalho.

Assim, você consegue ter uma ideia mais clara sobre o que esperar da profissão e se a realidade está alinhada às suas expectativas.

Que tal saber mais sobre os cursos de licenciatura? Visite o site da Uniube e fique por dentro do que a Universidade pode oferecer a você!

Escrito por Letícia, da Uniube