Letícia, da Uniube - dez 20, 2018

10 caminhos para se tornar um profissional de sucesso

Dedicação, esforço e empenho. Todos esses sinônimos traduzem o que realmente é preciso para se tornar um profissional de sucesso. Afinal, a trilha de ascensão no mundo corporativo exige comprometimento: com as inovações,com as  mudanças e consigo mesmo.

Dedicação, esforço e empenho. Todos esses sinônimos traduzem o que realmente é preciso para se tornar um profissional de sucesso. Afinal, a trilha de ascensão no mundo corporativo exige comprometimento: com as inovações,com as  mudanças e consigo mesmo.

Porque se antes a forma de trabalho era individual, hoje é coletiva. É preciso atuar em equipe, ter um mindset amplo e inteligência emocional. Qual, então, é o caminho para se tornar um profissional de sucesso? Acompanhe o texto e descubra!

Se o mundo mudou, o que caracteriza um profissional de sucesso atualmente?

Em décadas anteriores, as empresas contratavam o profissional mais capacitado tecnicamente. Os processos seletivos, basicamente, avaliavam o conhecimento que o indivíduo tinha sobre sua área de atuação. Hoje, dificilmente, as seleções consistem em entrevistas únicas, que duram apenas 30 minutos.

O panorama mudou. As habilidades específicas ainda mantêm grande importância, mas não bastam. A maneira antiga de resolver os problemas é pouco eficaz. Por isso, é preciso desenvolver uma série de características para acompanhar a constante evolução das organizações e do mundo corporativo.

Caminhos para se tornar um profissional de sucesso

A seguir, mostraremos 10 dicas para você crescer profissionalmente e se tornar reconhecido no mundo corporativo.

1 – Ter um perfil completo

Os especialistas em Gente — nome mais apropriado do departamento de Recursos Humanos nos dias atuais –— avaliam aspectos emocionais, humanos e técnicos dos profissionais. Para eles, não adianta ser muito bom tecnicamente se não há traquejo para lidar com os colegas de trabalho. Há quem diga, inclusive, que o domínio de um outro idioma é requisito básico e "expande nossa visão de mundo e, assim, passamos a entender melhor outras culturas, conseguimos nos comunicar com pessoas completamente diferentes e nos incluir em ambientes diversos".

Um intercâmbio, por exemplo, agrega uma bagagem muito enriquecedora. Uma experiência desse tipo impacta diretamente o nosso desempenho profissional, pois ajuda no relacionamento com as pessoas dos mais diversos perfis.

2- Solucionar problemas ao invés de trazê-los

Outra competência que reforça a mudança de mentalidade nas relações de trabalho é a capacidade de resolver problemas — os seus, os dos outros e os da organização. Nesse caso, queremos dizer que, hoje, espera-se que o profissional tenha pró-atividade e atenção com o que está acontecendo em seu dia a dia.

Profissional de sucesso - resolver problemas

3- Lidar bem com o erro

Gustavo Caetano, empreendedor de sucesso no Brasil, reforça que a cultura do “é proibido errar” só atrapalha a trilha da inovação. Ele estimula seus funcionários a incorrerem em erros pontuais. Pois, para ir ao encontro da  inovação, é preciso vivenciar fracassos.

Portanto, o profissional de sucesso deve ser capaz de lidar com frustrações e decepções. Tenha em mente que só assim é possível avançar.

4- Aprender e ensinar

Esse é um diferencial de liderança. Você já viu líderes que apenas delegam, mas não ensinam ou não fazem parte do processo? Esse perfil é cada vez mais raro, pois espera-se que o profissional seja capaz de aprender e ensinar.

Compartilhar conhecimento é fundamental para o crescimento da organização. É sinônimo de se manter atualizado diante de demandas distintas e de contribuição para o crescimento da equipe.

5- Comunicar-se bem

Sem comunicação não há ideia, projeto ou inovação. É preciso ser claro em todos os sentidos.

Parece simples, mas existem muitas pessoas no mercado de trabalho que têm dificuldade em argumentar. Os que têm um mindset fechado, por exemplo, são resistentes a críticas e se sentem ameaçados quando são questionados. Logo, evitam a transparência.

Uma outro quesito é a necessidade de saber ouvir, independente da função. Boas ideias podem vir de todos e, por isso, a cultura empresarial tem se tornado cada vez mais horizontal.

6- Relacionar-se bem

Você já deve ter visto como os funcionários de empresas como Google, Netflix e Facebook são alocados no ambiente de trabalho. O clima é descontraído, não há paredes nos escritórios e eles trabalham ao lado de outros colegas. Tudo isso faz parte de formas de promoção do relacionamento interno.

As melhores entregas e projetos são coletivos e a inovação é pensada em conjunto. Por isso, formas diferentes de idealizar projetos, como o Design Thinking, estão em alta.

7 – Ser emocionalmente inteligente

Para ser um profissional de sucesso, é necessário adotar uma postura que tem 3 pilares básicos:

  • autoconhecimento e capacidade de lidar com o outro;
  • prontidão para a mudança e para o reposicionamento pessoal frente às transformações organizacionais e sociais;
  • visão e atuação sistêmica, que ultrapasse a competência técnica em uma disciplina específica.

8- Tomar decisões

As empresas querem dar poder às pessoas, pois, quanto mais autonomia elas têm, mais problemas resolvem. No Exército americano, existe uma regra: "dê poder às pontas, treine as pessoas para tomarem decisões e elas serão muito mais comprometidas e realizadas."

Antes de receber esse respaldo para tomar essas decisões, é preciso se preparar. Se quiser alcançar cargos mais estratégicos, você terá de dizer "não" algumas vezes. Ou seja, é preciso estar pronto para tomar decisões difíceis ou definir questões que podem mudar cenários.

O pior líder que existe é aquele que não sabe liderar.

9- Desenvolver um plano de carreira

De tempos em tempos, o profissional de sucesso deve desenvolver um plano de carreira: uma estratégia para ver onde você está neste momento, qual é o seu destino e quais obstáculos encontrará no caminho.

O passo a passo básico consiste em:

listar os seus objetivos profissionais;

  • identificar competências necessárias para alcançá-los;
  • descobrir seus pontos fracos e soluções para corrigi-los;
  • começar a buscar essa qualificação;
  • acompanhar os resultados.

10 – Estar sempre aprendendo

Em um mundo cada vez mais conectado, é preciso oferecer soluções globais. Isso significa estar preparado para qualquer ordem de desafios, sempre com conhecimento em dia para apresentar trabalhos alinhados à realidade das organizações.

Isso, é claro, faz parte de um processo que envolve dedicação, esforço e empenho, como falamos anteriormente. Estudar é importante, mas não parar de se capacitar é a chave para o progresso de um profissional de sucesso.

Coloque esses pontos em prática e descubra os benefícios de uma trilha de aprendizagem contínua.

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Escrito por Letícia, da Uniube