Daniella A. de Paula - dez 7, 2021

Como é o curso de Especialização em Filosofia

Alguns profissionais acreditam que basta apenas saber a parte técnica, ou de gestão, de suas profissões. Mas saiba que, para chegar ao sucesso, uma especialização em filosofia pode ser muito importante. 

Há quem diga, inclusive, que a filosofia pode ser a profissão do futuro, sendo o profissional requisitado para resolver questões de necessidade mais reflexiva. 

Quer saber mais sobre o fascinante mundo da filosofia e as vantagens de se especializar nessa área? Continue lendo o artigo e saiba tudo!

O que é filosofia? 

A filosofia é uma palavra de origem grega e basta uma pesquisa rápida pela internet para encontrar o termo “amor à sabedoria”. Podemos dizer que Filosofia é o conhecimento que busca compreender a vida e as pessoas e tudo o que está ao nosso redor.

É um tipo de estudo que ensina a pensar de forma organizada, sistematizada e conceitual. Dessa maneira, conseguimos produzir conhecimento argumentativo, por isso é de extrema importância para todos os profissionais que pretendem pensar o dia a dia de suas profissões.

Além disso, é uma ótima ferramenta de autoconhecimento. Aposto que você já ouviu falar em Sócrates e sua famosa sentença: “conhece a ti mesmo”. A filosofia é um importante recurso para o seu desenvolvimento pessoal. 

Como já mencionamos, o pensar filosoficamente é essencial para todas as profissões, porque pelo pensamento organizado conseguimos encontrar soluções e melhorar as  já existentes para o mundo e o nosso bem-estar. 

Quais são os filósofos? 

Seria impossível citar todos os filósofos e teorias que compõem a história da filosofia ocidental, sem contar, ainda, aqueles que contribuíram para a filosofia oriental.  São muitos os filósofos que dedicaram suas vidas à construção do conhecimento. 

Tales de Mileto, Parmênides, Pitágoras, Aristóteles, Platão, Espinosa, Nietzshe, Descastes, Hegel, Kant e Sócrates são alguns desses pensadores que podemos citar brevemente na história da filosofia.   

Na filosofia contemporânea, podemos lembrar, ainda, Jean Paul Sartre, Judhith Butler, Claude Lévi-Strauss, Michel Foucault, Theodor Adorno, Martin Heidegger,  entre muitos outros. 

No Brasil, temos, na história da filosofia, Tobias Barreto e Sílvio Homero.  Na atualidade,  Mário Sérgio Cortela, Viviane Mosé, Márcia Tiburi, Clóvis de Barros Filho, Sílvio Galo, Djamira Ribeiro e Marilena Chauí. 

Viu só como seria impossível citar todos os pensadores da filosofia? 

socrates

Quem pode fazer pós em filosofia? 

Seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, se você já tem uma graduação, pode fazer uma pós-graduação lato sensu em filosofia. Basta ser portador de diploma para fazer a sua inscrição. 

O estudo da filosofia beneficia todas as profissões. Por exemplo, um cientista poderá usar da reflexão e aprimorar ou encontrar novos métodos científicos.

Já um engenheiro, por meio do pensar filosoficamente a sua profissão, poderá agir de forma ética e responsável em todas as etapas do processo de cada área que envolve as engenharias.

Além, é claro, de desenvolver um pensamento organizado para  resolver problemas complexos exigidos pela profissão. 

Um profissional da área da saúde, ao pensar filosoficamente a saúde, também observará sua profissão com foco na ética.

Dessa maneira, poderá encontrar meios de humanização para os mais diversos meios de tratamento e prevenção de doenças. 

Até mesmo a tecnologia pode ser um problema filosófico, por meio do qual o profissional pensará os impactos dela sobre as pessoas e como as transformações geradas afetam o mundo e a sociedade. 

Como é o curso de Especialização em Filosofia da Uniube? 

Já vimos que a filosofia é importante nas mais diversas áreas do conhecimento e profissões, não é mesmo?

Mas não para por aí, o ensino de filosofia também é muito importante. Tanto ensinar a filosofar quanto a história da filosofia.  É sobre isso que vamos falar agora. 

curso-de-especializacao-em-filosofia

 A pós-graduação em Filosofia da Uniube tem como objetivo formar profissionais para a pesquisa e a docência tanto no Ensino Médio quanto no Superior. 

É uma especialização que possui uma grade curricular voltada para o conhecimento abrangente de toda a filosofia, indo da Filosofia Antiga, passando pela Filosofia Contemporânea até a Filosofia Moderna. 

Sem contar as disciplinas de Antropologia Filosófica e Filosofia Política, favorecendo diálogos entre filosofia e cinema, além de tantas outras disciplinas.

Com uma carga horária total de 360 horas em um período de 15 meses de aulas, na modalidade ao vivo on-line, o curso de pós em filosofia da Uniube abre as portas do pensamento e da docência para você. 

Na modalidade ao vivo on-line, você interage com a turma e os professores de forma síncrona, ou seja  ao vivo e em tempo real, isso significa que, de onde você estiver, poderá acompanhar as aulas, evitando gastar tempo com deslocamento. 

Cada pessoa dentro da sala de aula está em seu espaço geográfico, ou seja, não é necessário todos estarem presencialmente. 

E aí, interessou-se pelo curso? Então saiba como fazer a sua matrícula.

Instruções para a matrícula 

 Para realizar a sua matrícula, basta assinar digitalmente o contrato pelo AVA, organizar seus documentos e fazer a digitalização de forma legível sem cortes. 

  • Diploma (frente e verso) do curso superior ou comprovante de conclusão
  • Cédula de Identidade ou CNH
  • C.P.F.( se estiver no RG ou na CNH, não precisa)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • 01 foto 3x4

Como vimos, seja qual for a sua área do conhecimento, o curso de Especialização em Filosofia é para você sim! Se o seu interesse for na docência, saiba que  é um caminho repleto de possibilidades no mercado de trabalho e dentro da sala de aula. Por isso, a pós em filosofia é a direção certa para você. 

Chegou  a hora de conhecer tudo sobre o curso de Especialização em Filosofia e realizar a sua matrícula para dar uma guinada na sua área.

MATRICULE-SE NA ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA



Escrito por Daniella A. de Paula