Daniella A. de Paula - ago 10, 2022

Ética profissional: a importância para a sua carreira

A questão da ética profissional é um assunto que você precisa entender direito, mas ainda não conseguiu?

Saiba que é um comportamento que deveria estar presente na vida de muitos profissionais, independentemente do cargo que ocupa. 

 Aliás, não só dos indivíduos, mas também da corporação como uma marca ética. Esse assunto é amplo e necessário. Sendo assim, já deu para imaginar que agir com ética é essencial para uma carreira profissional, certo? 

 Todo profissional que entende a dimensão dessa palavra sabe da importância de ter ética.

Então, vamos lá? Acompanhe o artigo e fique por dentro desse assunto tão necessário para a sua carreira e sua vida. 

 O que é ética profissional?

 Desde a Grécia Antiga até à Contemporaneidade, a ética é um campo de estudo valorizado na Filosofia. Vários pensadores se ocuparam dessa temática através da história.

 A ética profissional está intimamente ligada ao conjunto de valores e comportamentos que regem uma determinada empresa ou profissão.

Muitas instituições possuem, inclusive, um código de ética para que os colaboradores possam se orientar e ter um comportamento alinhado com seus valores.

São recomendações que orientam a atuação dos profissionais, estabelecendo quais são os tipos de atitudes mais adequadas para determinado tipo de situação e quais são aquelas que podem ser consideradas ações falhas ou não corretas. 

etica-profissional-2

Como falamos, cada empresa pode estipular as “regras” e os valores da organização, porém há atitudes que, independentemente, de quais são, servem para todos.

Qual a importância da ética profissional?

A ética profissional é de extrema importância para o ambiente corporativo, porque por meio dela, a equipe se manterá focada na “saúde” da empresa. 

É uma forma de se comprometer com os deveres e as metas da Instituição e, claro, saber também requerer os seus direitos, quando for o caso. 

Não é só no campo das boas atitudes que a ética pode atuar não, ela também se posiciona quando há uma promoção no ambiente de trabalho.

etica-profissional

Afinal, os líderes querem por perto profissionais em que possam confiar, não é mesmo? Cargos da diretoria e gerência, por exemplo, envolvem um grande comprometimento do profissional, fazendo da ética uma aliada nas tomadas de decisão. 

Viu só? Além de manter a sua postura profissional idônea, a ética também pode contribuir para a progressão da sua carreira.  

O que é um profissional ético?

Um profissional ético é aquele que, acima de tudo, não fere os direitos dos colegas de trabalho, da empresa e, claro, que se empenha em cumprir o seu dever dentro dos parâmetros estabelecidos.

Veja, logo abaixo, alguns aspectos que envolvem a ética profissional:

Tenha respeito pelos colegas de trabalho

Nem é preciso dizer que para se manter a ética profissional, é necessário ter respeito pelos colegas de trabalho e sua chefia.

Uma equipe de trabalho, que tem como base a parceria e o respeito, é uma equipe que realmente colabora uns com os outros. Dessa maneira, mantenha o respeito nas relações interpessoais. Você e sua equipe só tem a ganhar, pois o ambiente se torna saudável. 

Valorize a cultura de dar e receber feedbacks

A cultura do feedback pode ser um verdadeiro antídoto para frear comportamentos nocivos dentro da empresa, como a fofoca e as mesquinharias.

O que deve ser falado de forma clara favorece a transparência, cultivando a ética.  E aí, já deu e recebeu feedback na sua equipe de trabalho? 

Respeite as regras da empresa 

Toda empresa possui regras a serem seguidas. É importante que você se atente a essas normas e siga seu caminho orientado por elas. Mas saiba que, para ser um profissional ético, é preciso ir além disso! 

O clima organizacional se torna muito mais amistoso quando todos os membros da equipe são éticos, gerando confiança no trabalho como um todo.

Dessa maneira, a parceria é estabelecida na equipe, fortalecendo a confiança. 

Invista na comunicação interpessoal 

Nós somos seres sociais e dependemos das nossas relações para viver de forma saudável, por isso investir na comunicação interpessoal é uma boa pedida. 

Além de você deixar suas atitudes transparentes, será um profissional que colabora com a ética dentro da empresa, evitando comentários maliciosos sobre colegas e membros da equipe. 

Não faça fofoca

Sair espalhando uma informação sobre algo ou alguém não é uma boa ideia quando se trata de ética. Muito ao contrário disso, a ética respeita as pessoas e a vida particular de cada indivíduo.  

Assuma uma postura de não entrar em rodinhas de fofoca. Quando algum colega de trabalho se aproximar com essa intenção, mude de assunto. 

Assuma suas responsabilidades

Tanto no trabalho quanto na vida pessoal, é sinal de amadurecimento psicológico quando você assume as suas responsabilidades. 

Atenção: assumir os próprios erros também está dentro desse quesito! Nada de falhar e colocar a culpa no colega. Se você falhou, peça desculpas e tente tirar uma lição.

Não faça coisa pior: pegar uma ideia e dizer que foi sua. Além de demonstrar a sua incapacidade em relação ao trabalho, essa atitude é extremamente antiética. 

5 livros sobre Ética Profissional 

Já deu para perceber que a ética profissional é um assunto essencial na sua carreira, não é mesmo? Para te ajudar a aprofundar no assunto preparamos uma lista de 5 livros  que vão contribuir para a sua  jornada. Confira! 

1. Ética Profissional - Antônio Lopes de Sá

O livro Ética Profissional, do professor Antônio Lopes de Sá e editado pela Atlas, nos indica caminhos pautados em filósofos clássicos e modernos, dissertando sobre a consciência ética e o dever ético. 

Na primeira parte do livro, o autor nos mostra a ética de forma abrangente, traçando um panorama sobre o tema. Já na segunda parte, ele revela a ética profissional mostrando os caminhos e virtudes deste tema.

Em sua 10ª edição, o livro é uma obra importante para quem quer entender um pouco mais sobre a ética profissional, embora seja direcionado para a área de ciências contábeis cujo o professor Antônio Lopes de Sá é referência no assunto, qualquer interessado no tema terá um grande ensinamento sobre ética. 

Por fim, vale a pena ler este verdadeiro clássico sobre o tema da ética profissional. 

2. Ética e Vergonha na Cara - Mario Sérgio Cortela

O professor Mário Sérgio Cortela é um reconhecido professor, palestrante e filósofo brasileiro. Com uma carreira exemplar na área, o tema da ética sempre permeou seu trabalho e suas reflexões: seja em sua obra ou na mídia. 

Não menos importante, o professor Clóvis de Melo Barros também se destaca no cenário nacional como um importante pensador dos temas atuais. 

O livro Ética e Vergonha na Cara, editado pela Papirus 7 Mares,  é uma parceria de ambos. Os professores tratam do tema Ética de forma ampla, nos mostrando como a corrupção está mais perto do nosso dia a dia do que imaginamos.

Por quê? Porque muitas vezes não olhamos com a cautela necessária os “meios” que utilizamos para chegar aos nossos objetivos, seja na vida pessoal, profissional ou na escola. Um livro instigante e provocador.

3. Fundamentos da Ética Profissional - Marculino Camargo

Mais um livro que contribui muito para esclarecer a Ética. Em sua 13ª edição e publicado pela Editora Vozes, o livro Fundamentos da Ética Profissional, de Marculino Camargo, trata da ética em diversos setores como a economia, relações, povos, entre outros.

Ousado em responder às questões do campo da ética, o livro se torna essencial para quem quer iniciar os estudos em ética. 

4. Ética Profissional - Carole Bennett

Neste livro esclarecedor publicado pela Editora Senac Rio, a autora Carole Bennett, enfatiza a ética profissional como um dos fatores importantíssimos para o sucesso no ambiente profissional.

A ética corporativa e os líderes enfrentam hoje situações de dilemas éticos, sendo este livro um importante instrumento de esclarecimento sobre o tema.

5. Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Já pensou como e, principalmente,  por que grandes líderes inspiram pessoas? 

Se você pretende seguir um cargo na gestão ou liderança de uma empresa, saiba que este livro será muito bom para o seu desenvolvimento profissional. 

Escrito por Simon Sinek e editado pela editora Sextante, o livro  nos mostra que a questão do “propósito” é de fundamental importância para traçar questões sobre a ética.

Mesmo que o livro não trate especificamente do tema da ética, sem dúvida, é uma ótima leitura complementar. 

Quais as vantagens de ser um profissional ético? 

Além de ser uma característica humana que transformará as suas relações, a ética facilita a sua vida, pois você evita problemas com o não cumprimento de normas ou caso ultrapasse os limites necessários para a convivência humana.

Seja no trabalho ou na vida pessoal, a ética é extremamente importante. Ah, até mesmo nas redes sociais você deve manter a ética profissional. 

No mundo corporativo, você ainda poderá ser lembrado como um profissional ético, que respeita as opiniões e ideias de cada pessoa, sendo reconhecido com cargos de confiança ou de grande responsabilidade.

Lembra da progressão de carreira que comentamos lá em cima?

Quer se manter no trabalho e conquistar a tão sonhada segurança na carreira? Não economize na ética! Como falamos, ela é de extrema importância para todos da empresa, o ambiente corporativo se torna nocivo sem a nobreza da ética. 

Para concluir, podemos dizer que ter atitudes éticas no trabalho e, claro, também na vida pessoal é um sinônimo de sucesso! Se você pensa dessa maneira também, parabéns por sua atitude. O mundo corporativo precisa de profissionais como você. 

Quer saber mais sobre ética profissional e outros assuntos relacionados ao mercado de trabalho? Siga o nosso perfil no LinkedIN. Tem muito mais para você. 

 

Escrito por Daniella A. de Paula