Daniella Alves de Paula - set 15, 2021

Pós-graduação: conheça as modalidades de ensino

Você quer investir em uma pós-graduação, mas ainda não sabe qual modalidade escolher?

Saiba que a pandemia de covid-19 transformou  o processo de ensino-aprendizagem, acelerando a transformação digital, que já estava a caminho. 

As instituições se prepararam para se conectarem com pessoas de lugares cada vez mais distantes, respeitando o período de quarentena. 

Mesmo no ensino tradicional, as ferramentas digitais proporcionaram uma reinvenção do ensino, avançando todo o processo de digitalização.

Quer saber um pouco mais sobre os cursos de pós-graduação e suas modalidades? Continue lendo o artigo e saiba tudo!

O que é uma pós-graduação?

A pós-graduação é aquele curso que você realiza após a graduação para aprofundar uma área ou realizar uma investigação sobre um determinado tema, dependendo do curso de pós escolhido pode até mesmo desenvolver uma tese.

É um tipo de formação dividida entre lato sensu (sentido amplo) e stricto sensu (sentido estrito), mas o que isso significa?

As pós-graduações lato sensu, aqui no Brasil, englobam os programas de Especializações e MBAs (Master BussinessAdministration) e, normalmente, têm uma duração mínima de 360h.

Já as pós-graduações stricto sensu compreendem os programas de Mestrado Acadêmico e Profissional, além do Doutorado, e você também pode chegar até a Pós-Doutorado em sua carreira, que é um outro tipo de formação. 

Seja qual for o curso de pós que você escolher, saiba que é um caminho que exige dedicação, mas também é recompensador, pois você se tornará muito mais competitivo no mercado de trabalho. 

E tem mais, segundo um estudo realizado pelo Instituto Semesp e divulgado pela Folha de São Paulo, o rendimento de profissionais com pós-graduação é de 150% a 255% mais alto em relação a quem não tem esse tipo de formação. 

Então podemos dizer que você tem grandes chances de receber uma promoção ou conquistar uma colocação mais valorizada financeiramente após a conclusão de uma pós-graduação.

Com uma formação de alto nível,  o seu currículo vai se tornar mais atrativo e competitivo no mercado de trabalho.

Como é a modalidade de ensino presencial?

As instituições de ensino, em todos os níveis, têm feito um esforço para chegar até você, investindo em estrutura e novas tecnologias relacionadas à aprendizagem. 

O funcionamento da modalidade de ensino presencial você já conhece.

É aquela em que se realizam todas ou parte das atividades, tanto teóricas quanto práticas, presencialmente, dentro da sala de aula com os professores e a turma.

ensino-presencial

É uma modalidade realizada dentro da estrutura da universidade, em que a interação acontece em tempo real, a experiência de aprendizagem se dá, em grande parte do tempo, como falamos, dentro da estrutura física. 

Se você optar por essa modalidade, vai ter a oportunidade de conhecer e interagir com colegas e professores pessoalmente e, até mesmo, construir seu networking. 

Como é a modalidade de ensino híbrido? 

Alguns cursos da Pós Uniube também proporcionam uma aprendizagem que alia o melhor do ensino presencial com a possibilidade de assistir à aula de onde estiver e em tempo real. 

Claro, sempre respeitando a carga horária presencial necessária para a conclusão do curso.

Com a turma presencial e os professores, é você quem escolhe se quer estar na estrutura física ou em casa, por exemplo. 

Essa é uma metodologia de tendência mundial, pois o aluno pode assistir às aulas tanto ao vivo, de acordo com a porcentagem estabelecida, quanto presencialmente, de acordo com a porcentagem exigida por lei.

É uma metodologia que transforma a vida de alunos e professores, personalizando o ensino de modo que o seu aprendizado se torna muito mais eficiente. 

Ah, sem contar que esse aprendizado misto proporciona um curso 100% síncrono, com interação em tempo real, como já comentamos.  

Dessa maneira, o ensino é centrado no aluno, ou seja, na necessidade do aluno e em suas habilidades. 

Como é a modalidade de ensino ao vivo online?

Não podemos negar que a interatividade faz parte do nosso dia a dia, como já falamos. Estamos sempre nos conectando nas mais diversas plataformas, mídias e equipamentos eletrônicos. 

A modalidade de ensino ao vivo é um aprendizado que acontece de forma síncrona, a interação é em tempo real entre o professores e os alunos, porém ambos estão em lugares diferentes.

ensino-ao-vivo-online

Os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma "Uniube on-line" e na suíte de aplicativos do Google (Meet, Jamboard, Agenda, Drive, Planilhas, Formulários, Classroom etc.), entre outras ferramentas, como o Skype e o WhatsApp, são ferramentas utilizadas para aproximar ainda mais a relação e melhorar o ensino-aprendizagem. 

Já o Kahoot, o Socrative, o Mentimeter, vídeos e podcasts produzidos pelo corpo docente também auxiliam na relação de ensino-aprendizagem.

Como é a modalidade de ensino EaD digital?

A modalidade a distância da Uniube proporciona que você estude no seu tempo e ritmo. 

É uma forma simples de adaptar a sua vida aos seus objetivos. Você pode, inclusive, continuar trabalhando e estudar ao mesmo tempo. 

educacao-a-distancia

A qualidade de ensino não perde em nada para o ensino tradicional, pois você é acompanhado por um tutor on-line especialista na área, que irá solucionar suas dúvidas e oferecer todo o apoio de que você precisa. 

O professor responsável pela disciplina também dará o suporte necessário por meio do material didático rico em conteúdo totalmente direcionado para o seu curso de pós-graduação. 

Além do acesso ao AVA (Ambiente de Aprendizagem Virtual) e todas as suas funcionalidades, você ainda dispõe de ferramentas que facilitam o fluxo de informações, como o Tira-Dúvidas, que pode ser por escrito, podcast ou vídeo.

Ah, há muito mais ferramentas, vale a pena conferir!

Qual a modalidade você deve escolher?

Para saber qual a pós-graduação ideal para você, comece pensando em seu dia a dia. Como anda a sua rotina? Você tem tempo para estar presencialmente em uma pós-graduação?

Analise cada modalidade.  Como são as aulas? Como os horários são distribuídos? Qual é a frequência de atividades? Procure entender todos os detalhes e diferenças entre elas.

Observe como é o seu comportamento. Perceba se, por exemplo, você tem disciplina para um curso EaD, em que essa habilidade é requisitada.

Ou se você tem necessidade de uma interação pessoal com os colegas e professores.

Sem contar que sua intimidade com a tecnologia também deve ser pensada! Afinal de contas, não dá para perder tempo tentando resolver problemas de afinidade com o meio tecnológico, concorda?

Ninguém pode negar que uma pós-graduação faz diferença tanto no currículo quanto na vida profissional, não é mesmo?

Com vários tipos e modalidades, fica fácil escolher a sua de acordo com o seu objetivo profissional. Vamos lá? 

Gostou de esclarecer um pouco mais sobre as modalidades de pós-graduação? Então não perca tempo e faça a sua inscrição agora mesmo. 

Matrícule-se na Pós Uniube!