Letícia, da Uniube - dez 11, 2018

Qualificação profissional: a chave para você evoluir na carreira

Qualificação profissional: a chave para você evoluir na carreira

Precisa dar os primeiros passos na carreira e não sabe por onde começar? Já está inserido no mercado de trabalho e quer assumir cargos melhores? Para ambos os casos, a qualificação profissional é necessária, já que buscar conhecimento é fundamental para alçar voos maiores.

Afinal, o mundo corporativo passa por mudanças, seja nas ferramentas de trabalho, relações entre os colaboradores e formas para atender às expectativas dos consumidores dos mais diversos tipos de produtos e serviços.

Neste artigo, vamos mostrar como a capacitação vai ajudar você a ficar preparado para os desafios do dia a dia e crescer profissionalmente. Acompanhe!

A importância da qualificação

Uma matéria da revista Exame deixou claro que inglês não é mais um diferencial para se dar bem em processos seletivos. A frase pode assustar, mas, na verdade, ela quer dizer que aquilo que o mercado considerava um ponto positivo, agora não passa de obrigação. Nesse cenário, a qualificação profissional precisa ser cada vez mais assertiva.

Além de manter você atualizado, um curso de graduação traz outros benefícios, como: preparação para lidar com novos desafios, insumos para redirecionar a carreira, networking e otimização do seu tempo.

De acordo com um  estudo do IBGE, os jovens são os que têm maior interesse pela qualificação profissional. O estudo mostra que 45,4% brasileiros interessados em qualificação profissional, em 2014, possuíam entre 15 e 29 anos de idade, enquanto as parcelas mais velhas da população, de 30 a 39 anos e de 40 a 59, representavam, respectivamente, 25,2% e 25,7% do total de interessados.

Isso acontece porque, atualmente, essa parcela da população é a que mais sofre com o desemprego. E, mesmo nas modalidades mais vantajosas, como os programas de estágio e aprendizagem, eles enfrentam uma alta concorrência.

Por isso, buscar formas de se destacar é uma das melhores estratégias, em vista da pequena bagagem profissional.

Tiago Mavichian, diretor da consultoria Companhia de Estágios, também explica que a urgência em ingressar no mercado de trabalho é uma das principais razões pelas quais essa preocupação é mais acentuada entre os jovens.

Como obter a melhor qualificação profissional?

Antes de dar o primeiro passo é preciso praticar o autoconhecimento. É necessário ter em mente suas qualidades, competências naturais e anseios. Afinal, a descoberta pelo curso que mais tem a ver com o seu perfil é longa. Por isso, especialistas na área recomendam testes de aptidão para que você dê os primeiros passos com mais certeza.

Feito isso, siga as quatro dicas que apresentaremos a seguir.

1- Aposte em cursos de curta duração

Os benefícios são claros: conhecimento prático, adquirido em pouco tempo. Eles suprem a necessidade de quem precisa se desenvolver em pouco tempo ou quer dominar um tipo de assunto específico. Hoje, as melhores instituições de ensino do país já ofertam esse conteúdo, sejam nos cursos de extensão ou de férias.

Qualificação profissional - cursos de curta duração

2- Descubra a graduação tecnológica

Você já ouviu falar em curso superior de tecnologia?

Os tecnólogos, como são conhecidos popularmente, são recomendados para quem quer ter uma graduação em menos tempo — 2 a 3 anos, em média. Eles são indicados para quem procura uma formação mais técnica, que permita uma entrada mais rápida no mercado. Estes cursos são mais focados na prática e formam um profissional mais técnico.

E, ao contrário do que se imagina, eles são ofertados em diversas áreas — da Saúde às Gerenciais.

3- Explore a internet

Não temos dúvidas de que a tecnologia ampliou o acesso à educação. É possível assistir a videoaulas gratuitas de professores das Universidades mais renomadas do mundo ou aprender inglês com nativos, em vários tipos de plataformas online.

A qualificação profissional começa com a escolha de um curso, mas deve ir além disso. Portanto, explore as diversas possibilidades que a internet oferece.

4- Aposte nos cursos EAD

Rotina de trabalho atarefada e falta de tempo não são mais desculpas para deixar de estudar. A educação a distância (EAD) chegou para preencher essas lacunas e costuma ser a solução que grande parte dos brasileiros precisam.

Desde 2017, quando  foi expedido o decreto que atualizou a legislação sobre a regulamentação do ensino a distância no Brasil, houve crescimento de 133% dos polos EAD no país. Isso significa que os brasileiros reconhecem o valor da qualificação profissional dessa modalidade.

Um diploma EAD tem o mesmo valor do presencial. Os cursos são desenvolvidos com o mesmo rigor de uma graduação, pós-graduação ou MBA tradicional.

O ensino a distância não deixa nada a desejar. Pelo contrário, ele exige do aluno muita organização e disciplina. É ele quem organiza seus horários, desenvolve seu plano de estudo e determina o tempo de dedicação a cada matéria.

Chegou a hora de dar o primeiro passo para o futuro

O seu futuro é você quem constrói. Por isso, reserve um tempo para descobrir o seu perfil profissional e compreender suas necessidades para descobrir aonde você quer chegar. Já ficou claro que é preciso apostar em uma qualificação profissional de qualidade, não é mesmo?

Comece a pesquisar sobre os cursos de graduação de seu interesse, já que o mercado de trabalho dá mais valor ao profissional com esse tipo de formação. Lembre-se de buscar por uma Universidade renomada.

Quer descobrir mais sobre esse universo da qualificação profissional? Acompanhe a página da Uniube no Facebook.

Escrito por Letícia, da Uniube