Letícia, da Uniube - dez 13, 2018

5 contribuições que o professor EAD vai dar para sua vida acadêmica

5 contribuições que o professor EAD vai dar para sua vida acadêmica

O aumento da oferta e da procura por cursos de educação a distância coloca em evidência uma figura importantíssima: o professor EAD.

Com as múltiplas possibilidades que a educação a distância oferece e sem o contato presencial diário com os alunos, ele sempre busca por soluções inovadoras para as aulas e atividades do curso.

A seguir, mostraremos como esse profissional contribui para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.

Confira!

Como é o trabalho do professor EAD

Por ser uma modalidade recente, muitas pessoas não conhecem alguns aspectos fundamentais da educação a distância. Um dos mitos relacionados a EAD é que, pelo fato de boa parte do conteúdo ser gravado, não existe a necessidade de uma presença ostensiva do professor.

No entanto, seu papel continua sendo fundamental, já que o sucesso do curso depende de diversas atividades realizadas por ele: planejamento e estruturação do conteúdo que será ensinado, realização dos planos de aula, planejamento de materiais e atividades complementares, avaliações e gravação das aulas.

Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem possuem diversas ferramentas que garantem a troca de informações, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos alunos.

Características do professor EAD

Existem algumas características essenciais para o professor EAD, como:

    • familiaridade com novas tecnologias e ferramentas da plataforma de EAD;
    • didática, para adaptar os conteúdos aos meios digitais — como vídeos e apresentações;
    • criatividade, para transmitir as matérias de forma envolvente e engajar os alunos;
    • agenda flexível, para atender aos estudantes;
  • sensibilidade, para entender o perfil e adequar o plano de ensino às necessidades da turma.

Ferramentas que ele deve dominar

Como já dissemos anteriormente, a tecnologia é um componente fundamental da educação a distância. Por isso, o professor deve saber usar as diversas ferramentas que tem à disposição, para possibilitar a melhor experiência aos estudantes.

Afinal, mais do que transmitir os conteúdos, o corpo docente deve incentivar que os alunos se engajem nas discussões e apliquem os conhecimentos em vários aspectos de suas vidas.

Plataforma EAD

A plataforma EAD — ou ambiente virtual de aprendizagem — é o espaço em que são realizadas as aulas, boa parte das avaliações e a postagem dos materiais complementares das disciplinas.

É importante que o docente saiba explorar todos os recursos da plataforma, para envolver os alunos ao máximo nas matérias. O ambiente também serve para organizar o dia a dia das atividades e enviar comunicados à turma.

Videoaulas

Talvez o principal recurso dos professores EAD, as videoaulas permitem que a transmissão do conhecimento seja feita da forma mais direta.

Os conteúdos audiovisuais costumam prender mais a atenção dos alunos, e os docentes devem aproveitar para ministrar as aulas de uma forma didática e envolvente. Além disso, é uma boa oportunidade para estimular a participação dos alunos nos fóruns e outros canais de discussão.

Professor EAD - videoaula

Fóruns

Uma das principais características da EAD é a interatividade. Os fóruns são ambientes que propiciam a comunicação entre professores e alunos, por meio da resolução de dúvidas, promoção de debates e outros tipos de diálogo.

Por isso, é importante que os docentes introduzam temas para a discussão, estejam disponíveis para responder aos alunos e intervenham nos debates, sempre que for preciso.

Biblioteca virtual

Uma premissa que vale para qualquer modalidade de ensino é que a leitura sempre enriquece o aprendizado. E não importa se o material é um livro físico ou um e-book: um dos papéis fundamentais do professor EAD é estimular que os estudantes consultem os materiais didáticos e complementares.

Portanto, ele deve conhecer bem o catálogo e ficar ligado nas novas obras que são inseridas na biblioteca virtual.

5 contribuições do professor EAD para sua formação

As habilidades dos professores EAD fazem com que as aulas sejam mais dinâmicas e adequadas às necessidades do mercado de trabalho. Confira, a seguir, as vantagens que esses profissionais trarão para seu aprendizado.  

1. Comunicação mais eficiente

O professor EAD precisa ser um bom comunicador, já que ele não tem o contato presencial com a turma.

A interação com os estudantes deve ser simples e eficiente, em todos os meios disponíveis na plataforma virtual. Ao planejar e otimizar sua comunicação escrita e falada — nos vídeos, e-mails e chats —,  ele contribui para que os alunos assimilem os conteúdos da melhor maneira.

2. Conhecimento da turma

É fundamental que o professor EAD conheça o perfil dos estudantes para conseguir montar um bom curso. Assim, ele conseguirá usar uma linguagem que seja inteligível para todos.

Esse conhecimento poderá ser potencializado por meio de interações com seus alunos. Um contato mais direto é fundamental para perceber a evolução da turma e promover as mudanças necessárias para tornar as aulas mais produtivas.

3. Capacidade de inovar

Profissionais que dominam as tecnologias digitais costumam ser mais abertos a inovações. Essa característica faz com que eles pensem em novas formas de transmitir os conteúdos, o que contribui para que as aulas sejam mais dinâmicas e interessantes.

Nesse contexto, o professor EAD pode utilizar várias estratégias, como jogos, cases, aulas invertidas e outros formatos.

4. Poder de adaptação

O professor EAD precisa possuir um grande poder de adaptação, já que a educação a distância possui um formato diferente do modelo tradicional.

A educação a distância funciona de uma forma distinta do ensino tradicional: o estudante  deve assumir uma postura muito mais ativa. Afinal, ele é o protagonista e responsável pelo próprio aprendizado, decidindo quando, onde e como irá assistir às aulas e estudar.

Isso faz com que o professor EAD deva se manter sempre atualizado, trazendo materiais inovadores e medindo a receptividade e a evolução da turma.

5. Aprendizagem colaborativa e cooperativa

A dinâmica das aulas EAD é moldada para que a aprendizagem seja colaborativa e cooperativa. É papel do professor estimular a participação dos estudantes e a construção coletiva do conhecimento, para que eles se sintam mais integrados e motivados.

Existem várias maneiras de promover a integração entre os alunos: intercâmbio de ideias, participação de projetos em grupo e pesquisas em conjunto, por exemplo.

Conclusão

Agora você já sabe como é a atuação e quais as habilidades necessárias para um professor EAD.  Trata-se de um profissional que deve sempre se manter atualizado para estimular o aprendizado das turmas.

Um corpo docente qualificado e que é amparado por uma boa Universidade vai contribuir bastante para sua vida acadêmica e profissional!

Se você gostou do texto, não deixe de conhecer os cursos de graduação EAD da Uniube.

Escrito por Letícia, da Uniube