Letícia, da Uniube - dez 19, 2018

Saiba como o tutor EAD vai ajudar no seu aprendizado

A educação a distância propicia acesso a materiais de todas as áreas do conhecimento, sem necessidade da presença física de um professor. Porém, as instituições de ensino também oferecem uma equipe para dar apoio e solucionar as dúvidas dos alunos. Entre esses profissionais, está o tutor EAD.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do tutor na transmissão de conhecimento e na evolução dos estudantes que optam pela EAD. Acompanhe!

Diferenças entre tutor EAD, professor EAD e o professor presencial

Um professor da modalidade presencial tem a atribuição de repassar a matéria para seus alunos e  acompanhar todo o processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas, propondo exercícios, elaborando e corrigindo avaliações.

Na educação a distância, essa dinâmica é um pouco diferente. O corpo docente é responsável pela organização e produção dos conteúdos ministrados nas videoaulas.

É o tutor EAD quem realiza o acompanhamento do dia a dia dos estudantes. Esse profissional deve sempre estar disponível para tirar dúvidas, promover a interação entre os alunos e indicar materiais extras que auxiliem na compreensão das aulas.

Ele também gerencia o acesso às diversas ferramentas de interação e assimilação dos conteúdos disponíveis na plataforma EAD, observando constantemente o progresso da turma.

Portanto, o tutor também atua como um educador, sendo responsável por motivar, engajar, desenvolver e potencializar as capacidades e habilidades básicas dos alunos.

Características do tutor EAD que vão beneficiar o seu aprendizado

Como vimos no tópico anterior, o papel do tutor EAD é bem abrangente. Por isso, ele precisa ser um profissional dinâmico e ligado nas novas tendências pedagógicas, para auxiliar seus alunos a terem um melhor rendimento. A seguir, listaremos as habilidades essenciais para um tutor EAD.

Organização

As diversas tarefas sob responsabilidade do tutor EAD requerem uma capacidade de organização bem desenvolvida. Ele deve ser capaz de definir horários para tirar dúvidas, conversar com os estudantes sobre as disciplinas, acompanhar os exercícios e avaliações, entre outros afazeres.

Em paralelo, o planejamento será essencial para determinar o conjunto de procedimentos e ações necessárias para a execução das atividades de forma organizada, assegurando que os objetivos pedagógicos sejam alcançados.

Proatividade

O tutor EAD deve ser proativo, sempre buscando soluções e ideias novas para a evolução da turma. Por meio dessa habilidade, ele também consegue se antecipar a problemas que poderão surgir, tomando a iniciativa para resolvê-los da forma mais rápida possível.

Tutor EAd

Empatia

Empatia é a capacidade de entender o ponto de vista de outra pessoa. Essa característica é essencial ao tutor EAD, que precisa lidar com indivíduos de diferentes níveis de instrução e desenvolvimento. Ele deve ser capaz de entender suas expectativas e necessidades, no intuito de buscar as melhores soluções para cada aluno.

Também é importante desenvolver a escuta ativa, que é a habilidade de ouvir o que os outros falam e contextualizar suas demandas.

Criatividade

A criatividade é essencial para um tutor EAD, pois é difícil saber se os estudantes assistirão às próximas aulas ou farão os exercícios no prazo. Para engajar a turma, ele precisa ser capaz de pensar em maneiras inovadoras de motivar os estudantes, ajudando-os a desenvolver as tarefas online e a resolver os problemas que surjam.

Confiança

O tutor deve transmitir confiança aos estudantes, fazendo com que se sintam seguros para interagirem frequentemente com a turma.

O ensino rígido e hierárquico, frequente em salas de aula ultrapassadas, não têm lugar no ambiente EAD, em que  o aprendizado colaborativo e interativo produz resultados imediatos. Nesse contexto, o tutor deve ser capaz de conquistar a confiança entre os alunos com os mais diversos perfis, para que todos possam ter uma experiência positiva.

Estímulo ao aprendizado

As plataformas EAD e outras ferramentas — como aplicativos de estudo — foram criadas para potencializar a aprendizagem.

O tutor deve ser capaz de estimular os alunos a buscarem essas ferramentas e demais conteúdos disponíveis na plataforma, e, até mesmo, fora dela, complementando da melhor maneira possível o que é visto nas aulas.

Para alcançar esse objetivo, ele não pode se contentar apenas em corrigir exercícios e tirar dúvidas. Ele deve compartilhar o máximo de informações e conhecimento, incentivando suas turmas a fazerem o mesmo.

Flexibilidade

Além de ensinar, um tutor EAD deve estar sempre aberto para aprender. Essa flexibilidade será necessária para que ele se mantenha atualizado e conheça novas técnicas que possam enriquecer o conhecimento dos estudantes.

Ela também será necessária quando o plano de aulas falhar e não gerar os resultados esperados. Nesse caso, será essencial entender o que deu errado e fazer as adaptações necessárias.  Afinal, cada turma possui alunos com diferentes perfis.

Entender a tecnologia

O tutor EAD precisa possuir algum grau de intimidade com tecnologia, pois, ela será o principal canal de transmissão de conhecimento e aprendizado no ambiente virtual. Ele também precisa se manter informado sobre o avanço de novas ferramentas e, sempre que necessário, incorporá-las ao seu método de ensino.

Conclusão

Estas são as principais características que um bom tutor EAD terá para auxiliar no aprendizado dos estudantes. Como vimos, sua importância é fundamental para que se obtenha o máximo aproveitamento dos conteúdos que serão ministrados pelos professores.

Ficou interessado pela possibilidade que a educação a distância tem a oferecer?

Conheça os cursos EAD da Uniube e prepare-se para turbinar sua vida profissional!

Escrito por Letícia, da Uniube