Letícia, da Uniube - jan 16, 2019

Saiba como buscar por vagas de emprego

Deseja encontrar boas vagas de emprego e não sabe por onde começar? Achar o trabalho ideal não é algo tão simples assim. Isso porque as empresas recebem um volume tão grande de currículos para os postos de trabalho disponíveis que, muitas vezes, os recrutadores não conseguem avaliar todos eles.

Diante disso, é preciso saber como se destacar logo de cara, para sair na frente dos concorrentes e conquistar a oportunidade dos seus sonhos. Confira, a seguir, uma lista de dicas valiosas e conheça os erros mais comuns cometidos pelos candidatos.

Dicas para encontrar as vagas de emprego ideais para você

Conheça o seu perfil

Antes de mais nada, para encontrar vagas de emprego que realmente tenham a ver com você, é preciso conhecer a fundo a sua personalidade, valores, principais interesses e habilidades. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar oportunidades em que você se encaixa, aumentando significativamente as suas chances de ser contratado.

Defina seus objetivos

Você aceitaria um emprego distante ou apenas perto de casa? Que tipos de atividades você gosta de desempenhar? O que você espera para a sua carreira profissional?

Essas perguntas funcionam como importantes guias na busca por vagas de emprego. Isso porque, ao ter em mente o que você está procurando, encontrar um trabalho interessante se torna bem mais simples.

Faça uma pesquisa sobre faixa salarial

Ao candidatar-se a vagas de emprego, é comum que os recrutadores peçam currículo com pretensão salarial. Por isso, vale a pena definir uma remuneração condizente com a realidade do mercado onde você pretende atuar. Leve em conta, também, o seu nível de qualificação e o tempo de experiência na área.

Atualize seu currículo

Sabe o ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição? Quando se trata de buscar por vagas de emprego, não corra o risco de enviar o currículo com informações desatualizadas. Certifique-se que seus dados para contato estão corretos e que você inseriu suas experiências profissionais, cursos e outras atividades recentes.

Tire proveito das redes sociais

Você provavelmente já ouviu falar do LinkedIn​​​​​​, não é mesmo? A plataforma é um ótimo meio para se candidatar a vagas de emprego, além de se conectar com colegas de profissão. Mas saiba que você também pode investir um tempinho nos grupos de Facebook, por exemplo, onde diversos profissionais costumam compartilhar novas oportunidades.

Ative sua rede de contatos

Para que outras pessoas possam ajudar você a encontrar um novo emprego, elas precisam, antes de tudo, saber da sua busca por recolocação no mercado. Por isso, converse com os amigos e conhecidos sobre o seu desejo de mudar de empresa. Vale a pena também investir no networking pelas redes sociais e eventos do seu setor.

Chegue preparado para a entrevista

Se a primeira impressão é a que fica, estar devidamente pronto para a entrevista de emprego é algo crucial. É o momento de passar uma boa imagem, o que significa que você deve se adequar às condutas e usar roupas adequadas para a ocasião. Para isso, pesquise antes sobre a empresa, para ter uma ideia do perfil dos colaboradores e como agir da melhor maneira possível.

Saiba se valorizar

Nem todo mundo é bom em vender o próprio peixe pelos mais diversos motivos. No entanto, ao se candidatar a vagas de emprego, você precisa saber valorizar as suas habilidades e reconhecer todo o seu potencial. Fale sobre suas maiores realizações, características pessoais e as atividades que você já desempenhou que possam ser do interesse da empresa.

Os erros mais comuns cometidos pelos candidatos

Ansiedade em excesso

A procura por um novo emprego não é nada fácil, principalmente quando você não recebe um retorno das empresas ou a resposta demora muito tempo para chegar. Embora essa espera seja desagradável, não deixe que isso faça a ansiedade tomar conta de você. Mantenha a calma e tente não demonstrar desespero, pois isso pode ser prejudicial durante a seleção.

Não acreditar no networking

Se você é daqueles que não fazem muita questão de manter contato com os colegas de faculdade e de trabalho, saiba que você corre o risco de perder várias oportunidades promissoras. E isso acontece com as pessoas que não se preocupam em manter a rede de contatos ativa. Afinal de contas, o networking é cada vez mais vital para encontrar boas vagas de emprego e conseguir indicações.

Atirar para qualquer lado

Embora muitos candidatos façam isso, enviar o mesmo currículo para diferentes oportunidades de trabalho não é uma boa pedida. Portanto, é preciso adaptar o currículo às características de cada vaga, retirando ou adicionando as informações mais apropriadas.

Erros de escrita

Seja no currículo, na carta de apresentação ou em qualquer outro texto relacionado à candidatura a vagas de emprego, erros de escrita e de gramática causam uma impressão negativa. Portanto, sempre revise com cuidado os textos e, caso surja alguma dúvida, faça uma boa pesquisa em dicionários e outras referências.

Ficar parado enquanto procura emprego

A busca por novas oportunidades de trabalho não deve ser uma desculpa para ficar parado esperando o emprego ideal cair do céu. Aproveite para enriquecer o seu currículo por meio de cursos, leitura de livros e até mesmo de conteúdos online, relacionados ao mundo corporativo. A partir de novas experiências, além de se desenvolver e obter uma melhor qualificação profissional, você pode descobrir ótimas vagas de emprego e fazer networking.

Não se esforçar para conhecer as empresas

Esse talvez seja um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que estão procurando um emprego novo. Só saber o nome da organização para a qual você está se candidatando e o que ela faz não é suficiente. Confira todos os canais da empresa nas redes sociais, os tipos de conteúdos que são compartilhados e todos os detalhes possíveis antes da entrevista.

Ficar por fora das novidades do mercado

Uma das melhores maneiras de se manter competitivo em qualquer área de atuação é atualizar-se constantemente. Além de investir em especializações que ajudem você a conseguir uma contratação, é preciso estar atento ao que acontece no mercado. Quanto mais conhecimento, maiores as possibilidades de conseguir um bom emprego.


Quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado de trabalho? Então não deixe de seguir a página da EAD da Uniube no Facebook e no Instagram!

Escrito por Letícia, da Uniube