Letícia, da Uniube - jul 20, 2018

Saiba a importância de manter seu currículo atualizado

Você mantém o seu currículo atualizado? Esta tarefa, que muitos profissionais deixam de fazer, é essencial para ficar mais perto de novas oportunidades.

E é sobre isso que vamos falar neste post! Continue lendo para descobrir por que é importante manter o currículo atualizado, como fazer isso sem sofrimento e conferir algumas atividades que vão impulsionar sua carreira.

Por que você deve manter o currículo atualizado?

Existem vários motivos que ressaltam a importância de manter o seu currículo em dia. Vamos começar pela principal razão: oportunidade não tem hora para chegar.

Você pode estar empregado, de férias ou em busca de recolocação quando aquela oportunidade dos sonhos — ou até mesmo uma proposta desafiadora e inesperada em uma área diferente — aparece na sua frente. Se estiver preparado e com o currículo atualizado, você aumenta as chances de agarrá-la e de turbinar sua carreira.

A segunda razão para manter o currículo sem teias de aranha é: recrutadores buscam por candidatos que atualizaram este documento recentemente. Logo, se você utiliza sites para encontrar vagas de emprego, por exemplo, deve manter suas informações em dia. Afinal, atualização de currículo é critério de busca.

Por fim, essa prática também permite ter uma visão geral da sua carreira para definir os próximos passos da sua vida profissional. Analisando o percurso que fez até hoje, é possível identificar seus pontos fortes e fracos, assim como reconhecer quais áreas, habilidades e competências desenvolver.

Como manter o currículo em dia?

Não deixe seu currículo abandonado por meses! Além disso reduzir suas chances de conseguir um novo trabalho ou promoção, torna o processo de atualização mais difícil. Afinal, você deve rever tudo o que fez nesse período de abandono e pode deixar alguma informação valiosa de fora por esquecimento.

Portanto, atualize suas informações com frequência. Se você fez uma certificação, por exemplo, inclua essa conquista no seu currículo assim que receber o certificado.

Fez um curso de idiomas, um exame de proficiência ou um intercâmbio no exterior?

Também não espere para fazer a atualização! Informe o seu nível de domínio da língua assim quer terminar um período de estudos e relate as experiências que teve em outros países logo que retornar ao Brasil.

Faça disso uma prática para todos os cursos, oficinas, voluntariados, projetos e trabalhos relevantes da sua carreira.

Você deve observar uma série de fatores para deixar seu currículo atualizado

Como se atualizar profissionalmente?

Agora que já está bem informado sobre a importância de manter o currículo atualizado, confira algumas atividades que dão um upgrade na sua carreira e deixam você mais perto de cargos melhores:

Gerencie seu tempo

Para impulsionar sua carreira com atualizações, você deve saber gerir seu tempo corretamente. Caso contrário, se sentirá sobrecarregado e dificilmente terá um bom aproveitamento no trabalho e nos estudos.

Portanto, busque (e use) o método de organização mais adequado ao seu estilo e necessidades. Por exemplo, um programa de coaching certamente o ajudará a gerenciar o tempo, conciliando sua vida profissional com a pessoal e acadêmica para alcançar alta performance.

Faça cursos livres e certificações

Você também pode se atualizar fazendo cursos livres e certificações do seu ramo de atuação.

Por exemplo, quem trabalha com Marketing pode se preparar para se certificar em Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Outbound Marketing.

Todo esse conhecimento ajudará o profissional a compreender o atual cenário do ramo, a planejar estratégias e executá-las de modo eficaz para melhorar os resultados da empresa.

Portanto, faça pesquisas para verificar quais são as principais certificações da sua área e descobrir quais cursos livres podem impulsionar sua carreira.

Aprenda um novo idioma

Você sabia que profissionais que falam inglês ganham mais? A diferença no contracheque chega até 61% a mais! Nada mal receber um ótimo aumento como esse, concorda?

Agora, como estão suas habilidades na língua inglesa?

Se você ainda não aprendeu esse idioma, programe-se para começar a estudá-lo ainda este ano. Caso já domine a língua, considere aprender uma nova, como francês, espanhol ou outro idioma valorizado pela área que você atua.

Mas atenção na hora de informar esse conhecimento no currículo atualizado! Nada de usar as famosas classificações “básico, intermediário ou avançado”, ok? Especifique suas habilidades de acordo com critérios usados no mercado, como Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Faça uma especialização

Por fim, um curso de pós-graduação é uma ótima escolha para se atualizar e conseguir novas oportunidades profissionais. Ter uma especialização, um mestrado ou um doutorado (ou as três formações) aumenta consideravelmente a sua performance no trabalho e a sua remuneração.

Mas você sabe qual é a diferença entre esses cursos?

A especialização e o MBA são cursos lato sensu. Isto é, pós-graduações com duração mínima de 360 horas que conferem o título de especialista.

São uma ótima escolha para um graduado que já está inserido no mercado e deseja melhorar seu conhecimento prático da profissão e/ou aprender a gerir negócios.

Já o mestrado e o doutorado são cursos stricto sensu. Ou seja, pós-graduações que conferem, respectivamente, título de mestre ou doutor no campo estudado. São tradicionalmente buscados por quem deseja seguir carreira como professor universitário ou pesquisador.

Vale informar que trabalhadores com esse tipo de pós-graduação também são absorvidos pelo mercado de trabalho — e não apenas pelo mundo acadêmico.

Um bom exemplo disso é o curso de mestrado profissional, que foca no estudo de técnicas, temáticas e processos para atender as necessidades de empresas e colaborar para o aumento da competitividade e produtividade de organizações públicas e privadas.  

Escolhendo fazer uma pós-graduação, não se esqueça de adicionar essa novidade no seu currículo atualizado. Faça isso assim que efetuar a matrícula! Informe a instituição de ensino, o curso estudado, o ano de início e o ano previsto para a sua formação.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe como é importante manter o seu currículo atualizado. Se as suas informações profissionais não estão em dia, separe um tempo para ajustá-las ainda esta semana.

Considere também fazer um desses cursos para adquirir uma nova habilidade ou se especializar na sua área. Confira estas opções de pós-graduação, que podem deixar você mais perto de uma promoção no trabalho.

Escrito por Letícia, da Uniube