Saiba como usar o LinkedIn para conseguir um emprego
As redes sociais vão muito além de diversão.
É possível, também, aproveitá-las como plataformas para construção de networking e inserção no mercado de trabalho.
Mas quais as maneiras de fazer isso? Como usar o LinkedIn, por exemplo, para alcançar uma visibilidade profissional?
Se você ficou interessado pelo assunto, continue com a gente e veja como usar o LindedIn para se conectar a empresas e profissionais de todos os ramos.
Por que usar o LinkedIn?
Na era da tecnologia, os profissionais precisam estar presentes no mundo digital.
Por ser uma rede própria para o mundo corporativo, o LinkedIn é um dos melhores canais para que você seja notado por recrutadores e figuras influentes da sua área.
Os números da rede social
Essa lógica da presença online não funciona somente para empresas, mas também para pessoas — profissionais que buscam um emprego, principalmente.
São milhões de usuários em todo o mundo e mais de 1 bilhão de buscas por dia no LinkedIn.
Parcerias e negócios são fechados na plataforma, que conta com 34 milhões de perfis somente no Brasil.
Quais as vantagens?
A rede social dá visibilidade para empresas, influenciadores e profissionais em busca de uma oportunidade.
É um espaço virtual que veio para acabar com a tradicional distribuição de currículos impressos pela cidade.
Com alguns cliques, você não se conecta somente com usuários da sua região, mas também com organizações de vários lugares do país e do mundo!
Afinal, como usar o LinkedIn?
Antes de mais nada, não confunda o propósito dessa plataforma com o de outras redes sociais.
Deixe sua vida, suas histórias e fotos no Facebook e no Instagram, que são focados para uso pessoal e entretenimento.
Os objetivos do LinkedIn são estritamente corporativos.
Muitas empresas usam essa rede para encontrar profissionais com o perfil desejado.
Fechar parcerias e compartilhar experiências são os focos das conexões.
Por isso, tenha cuidado com tudo que você posta, menciona e diz sobre si mesmo nesse espaço.
Mostre quem você é
Após criar um registro, preencha todo o perfil e destaque suas principais habilidades profissionais, os dados atualizados do seu currículo, os locais onde trabalhou e suas qualificações.
Escolha, também, uma boa foto de perfil, que seja mais séria e profissional.
Nada de gestos e expressões que possam comprometer sua imagem.
Para ser encontrado pelas empresas, é bem interessante otimizar a página para os buscadores da internet.
Tente customizar a URL com seu nome completo, um título e um resumo que tenham a ver com sua área de atuação.
Ao preencher os campos, dê atenção ao cabeçalho.
Coloque de forma sucinta as informações que destacam seus objetivos, competências e habilidades adquiridas.
O resumo cumpre aquele papel das típicas perguntas que surgem durante as entrevistas de trabalho: quem você é profissionalmente e o que busca?
Destaque sua trajetória de forma rápida.
Não se esqueça de caprichar na hora de colocar sua formação acadêmica e outros cursos que tenham a ver com seu ramo de atuação.
Qualificar-se é importante para ser visto e reconhecido.
Em seguida, conecte-se com os amigos e os profissionais da área em que você trabalha ou deseja atuar. É importante mostrar presença na plataforma.
O que publicar?
Nada de falar sobre a vida pessoal!
Ao ler este guia de como usar o LinkedIn, é preciso ter em mente que o conteúdo publicado na plataforma deve ser relacionado ao mundo do trabalho.
Evite fazer piadas e expressar opiniões sobre temas que não condizem com atividades profissionais — futebol e política, por exemplo.
Publique conquistas, pesquisas, descobertas profissionais, observações, cursos. Faça comentários relevantes sobre sua área de atuação.
Você também pode produzir conteúdo. A rede social fornece esse espaço.
Crie artigos e publicações mais densas, que sejam ricas em fontes, informações e opiniões concisas.
Pessoas que publicam no LinkedIn têm mais visibilidade.
Como usar o LinkedIn para buscar um emprego
Uma vantagem do LinkedIn é a facilidade para que usuário encontre o emprego que tanto almeja.
Dentro da plataforma, há um espaço chamado LinkedIn Jobs, no qual você pode encontrar anúncios de diversas vagas.
É fácil filtrar por instituição, cargo, nível de experiência e muito mais.
É possível se candidatar para uma oportunidade de emprego dentro da própria rede social.
Caso não encontre uma opção adequada, há a possibilidade de criar alertas para um determinado perfil de vaga e até mesmo por postos de trabalho em uma empresa específica.
Confira também: Saiba como buscar por vagas de emprego.
Dicas práticas sobre como usar o LinkedIn
Agora que você já entendeu como funciona a plataforma, confira, a seguir, algumas dicas para se destacar no LinkedIn.
- evite escrever em terceira pessoa: todo post deve ser feito em primeira pessoa, para reforçar seu conhecimento e experiência em determinado assunto.
- acesse regularmente seu perfil: nada de checar o LinkedIn só de vez em quando! Acompanhe diariamente as atualizações das suas conexões, interaja com elas e responda de forma ágil todas as mensagens que chegam na caixa de entrada.
- siga as empresas que interessam a você: além de facilitar na hora de ver as publicações sobre vagas disponíveis, esse gesto demonstra seu interesse na instituição.
- participe de grupos: eles são semelhantes aos das outras redes sociais. A diferença é que são feitos para o networking, novas descobertas e até mesmo para divulgar os conteúdos que você produz.
Com o passo a passo de como usar o LinkedIn, manusear a plataforma fica bem simples!
Tire um tempo livre e dedique-se a conhecer melhor a rede social, preencher cada etapa e encontrar as melhores conexões.
Acredite, será ótimo para seu futuro profissional.
Se você gostou das dicas, acompanhe a nossa página no Facebook e Instagram, e fique ligado nas novidades do mercado de trabalho.