Letícia, da Uniube - jan 30, 2019

Quer empreender? 6 dicas para abrir seu negócio

Se, por um lado, o índice de desemprego entre os mais jovens pode parecer assustador, por outro lado, cresce entre essa faixa etária o desejo de empreender  e construir o seu próprio futuro.

De acordo com a última pesquisa do Sebrae/IBQP GEM 2017, o número de jovens empreendedores, com idade entre 18 e 34 anos aumentou 7% em relação ao ano anterior.

O levantamento mostra que 57% dos negócios em fase inicial são comandados por pessoas dessa faixa etária.

Existem diversas oportunidades para quem deseja ser dono da própria empresa. Porém, especialistas apontam que, antes de mais nada, é preciso se preparar para o que está por vir.

Por isso, listamos dicas para você empreender com segurança e ter sucesso nessa empreitada. Acompanhe!

"Tenho perfil para empreender?"

Essa, talvez, seja a pergunta mais feita pelos jovens que sonham em abrir a própria empresa. Empreender pode parecer assustador, se você não está preparado para isso.

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), 65% dos empreendedores brasileiros são homens e 73% concluíram o Ensino Superior.

A maior parte dos negócios é composta por microempresas, com faturamento anual de até R$360 mil; têm até 9 funcionários; e são, predominantemente, da área de serviços e comércio.

Os dados revelam que o mercado é promissor para quem deseja investir na própria empresa, mas também apresenta desafios para a expansão do negócio e o aumento do faturamento.

Confira, a seguir, o que você precisa saber para ter sucesso no mundo do empreendedorismo.

6 dicas para abrir o próprio negócio

De acordo com a pesquisa Demografia das Empresas, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais de 60% dos negócios fecham as portas cinco anos após serem criados.

Por isso, a tarefa de empreender exige planejamento, foco e conhecimento.

1. Planeje antes de agir

Esse é um ponto crucial para a sobrevivência do negócio.

Antes de se arriscar, busque mais informações sobre como estruturar seu fluxo de caixa — para lidar com oscilações do mercado — e trace análises para estruturar seu crescimento ao longo dos primeiros anos.

2. Valide sua ideia

Qualquer negócio bem-sucedido resolve alguma dor do potencial cliente.

Se a sua ideia tem um público-alvo muito limitado, pode ser a hora de pesquisas e análises de mercado para validar se realmente o seu empreendimento terá sucesso.

3. Esteja em dia com suas obrigações fiscais

Regularizar o seu negócio exige tempo.

Por isso, busque a ajuda de um contador, que vai atuar na obtenção dos alvarás e autorizações para abertura da empresa, já que trabalhar na informalidade não é favorável para o empreendedor

4. Saiba quando agir e quando delegar

No começo da empresa, você provavelmente precisará colocar a mão na massa em várias funções. Porém, não deixe que as tarefas não escaláveis consumam todo o seu dia.

Capacite sua equipe para assumi-las gradualmente e tenha confiança em delegar o que for preciso, para focar no crescimento da sua empresa.

5. Prepare-se para todos os cenários

Claro que todo empreendedor espera ter sucesso ao iniciar um negócio. Entretanto, é preciso ter conhecimento e inteligência emocional para lidar com as interferências externas.

Aprenda com acertos e erros e saiba guiar sua equipe nos momentos em que ela precisará de um líder forte e seguro.

6. Invista em educação

Se você já concluiu um curso superior e ainda tem dúvidas sobre como controlar o próprio negócio, uma boa opção pode ser investir em um MBA.

Esse tipo de pós-graduação prepara o profissional para lidar com diversos aspectos do mercado de trabalho e do mundo dos negócios, além de oferecer conteúdo focado em uma área de atuação.

Há diversas opções no ramo da administração que irão complementar sua bagagem.

Como se preparar para abrir o próprio negócio

Preparar-se e buscar conhecimento podem ser fatores decisivos entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

A Uniube oferece diversas opções de cursos presenciais e a distância, para quem deseja se aprofundar mais neste universo e empreender.

  • MBA em Gestão Empresarial: o curso prepara o aluno para lidar com ambientes organizacionais internos e externos, otimizando processos, avaliando ações e maximizando resultados. Permite que o jovem tenha capacitação técnica e desenvolva suas habilidades gerenciais e de mercado.
  • MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: comandar uma equipe exige competências técnicas e comportamentais para alcançar a alta performance. Por isso, este MBA forma líderes capazes de alavancar processos e mudanças organizacionais por meio de ferramentas adequadas de gestão de pessoas.
  • MBA em Gestão de Negócios: capacita o estudante quanto a empreender, usando processos adequados de gestão e governança, que empoderam o líder a resolver diversos desafios do dia a dia.
  • MBA em Gestão de Projetos: gerenciar recursos, equipes e processos pode ser um grande desafio quando não se tem conhecimento. Por isso, este MBA prepara o aluno para desenhar e gerir processos, tornando-os escaláveis e seguros, utilizando os conceitos do PMBOK, do Project Management Institute.

Essas são apenas algumas opções de cursos de pós-graduação, que podem ajudar você a empreender com sucesso.

Vantagens da pós-graduação para quem deseja empreender

Além do conhecimento técnico aprendido em sala de aula, a interação com alunos e professores pode ser benéfica para o seu amadurecimento profissional.

É possível desenvolver diversas habilidades comportamentais ao longo de um MBA.

Competências emocionais, de carreira e ligadas à ética lhe ajudarão a tomar decisões com mais tranquilidade quando a sua empresa estiver em pleno funcionamento.

Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode se transformar em uma excelente oportunidade para validar a sua ideia e colocar seu plano de negócio em prática.

Ter orientação de um professor com experiência de mercado pode fazer toda a diferença nesta etapa.

Gostou das dicas? Acesse o site da Uniube, para conhecer os programas acadêmicos de cada curso.

Também não deixe de assinar a newsletter para ficar por dentro do mercado de trabalho e do mundo dos negócios.

Conheça os cursos da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube