Letícia, da Uniube - ago 5, 2019

Portador de diploma: descubra como fazer uma segunda graduação!

Faz  tempo que você anda pesquisando outras possibilidades para dar aquele up na sua carreira, certo? O caminho pode ser mais simples do que você imagina. Quem tem uma formação, por exemplo, basta participar de um Processo para Portador de Diploma.

Se você está trabalhando, mas sente que um outro caminho poderia abrir ainda mais as portas do mercado de trabalho, não deve perder essa oportunidade. Ter uma visão empreendedora faz parte da construção de uma carreira sólida. Isso é possível, acredite, aproveitando o diploma que você já tem.

Saiba tudo sobre o que é um Processo Portador de Diploma, as vantagens e como se inscrever para cursar uma segunda graduação ou uma nova. Outro curso superior cria muitas oportunidades em sua trajetória profissional.

Então, separe um tempinho aí e confira as dicas abaixo:

O que é o Processo Portador de Diploma?

O Processo Portador de Diploma é uma forma de ingresso na Universidade em que o candidato utiliza o diploma que já tem para tentar uma vaga em outro curso superior de seu interesse, ou seja, é um procedimento. Normalmente, os portadores de diploma estão em busca de uma complementação na carreira ou mesmo mudar de profissão. O candidato pode se inscrever tanto na modalidade presencial quanto a distância. Na Uniube, para Medicina, a seleção é realizada por meio de um processo específico.

Se você já tem um diploma, pode começar a pensar em outro curso.  Lembre-se que para participar desse procedimento é necessária haver a existência de vagas e seguir os critérios de cada curso. Quer uma boa notícia? Você pode solicitar o aproveitamento de estudos, desde que siga os critérios da Universidade.

Quais os motivos para investir em uma segunda graduação?

1. Complementar seu currículo

Fez a primeira graduação, gosta do que faz, mas sente que existem outros cursos que poderiam complementar a sua formação? Isso acontece porque o mercado, hoje em dia, é muito diversificado e exige que os profissionais ampliem cada vez mais o seu campo de atuação.

Uma das maneiras para conquistar uma boa colocação é ter um currículo turbinado. Sem dúvida, esse também é um dos caminhos  para se destacar na sua área. Isso significa que, investir em outra formação de qualidade, pode transformar seu caminho profissional.

A segunda graduação pode ser o ideal para se transformar no profissional que tanto deseja e, claro, para que seu currículo alcance o patamar capaz de alavancar sua carreira. Ter mais de um curso superior  na trajetória não é para qualquer um, é para o profissional que valoriza a alta performance.

Qualificação profissional nunca é demais. Um currículo que contemple duas formações, melhor ainda!

2. Criar oportunidades

Além de complementar seu currículo, saiba que é preciso focar no seu plano de carreira.  Não adianta esperar que as oportunidades apareçam de uma hora para outra, muitas vezes é preciso criá-las. Estar preparado é a melhor forma de chegar à frente.

Se você tem um diploma, não precisa restringir sua atuação apenas em uma área. Aliás, ser um profissional múltiplo é uma característica muito valorizada e você precisa se adequar a essa realidade.

Gerar oportunidades significa ir atrás do que você quer e ter determinação para seguir em frente, mesmo diante dos obstáculos que surgem. Saiba que aproveitar seu diploma para fazer uma segunda graduação é saber criar as oportunidades. Afinal, só assim você conseguirá conquistar seus objetivos.

3. Mudar de carreira

Por outro lado, seja por insatisfação ou falta de vocação para a atual área, de repente, você percebe que precisa mudar, o que fazer? Nesse caso, é preciso saber que chegou a hora de ajustar a rota. Como fazer isso?

Certamente, é uma decisão difícil, mas pode ser a direção que você está esperando para impulsionar a sua carreira. Se já tem um diploma, fica mais fácil, pois, como já explicamos, poderá utilizá-lo para tentar uma segunda graduação.

O mercado está cheio de oportunidades para quem consegue conquistar excelência naquilo que faz. Para alcançar esta meta, é preciso amar a profissão, ter dedicação e esforço contínuo para se atualizar e estar por dentro das principais tendências da sua área de atuação. Na hora de mudar, é preciso escolher aquela possibilidade que mais se adequa ao seu perfil.

Opte por um caminho que tenha um equilíbrio entre sua satisfação pessoal e o que o mercado espera de você. Pense nisso, aproveite uma nova graduação para mudar sua trajetória e seguir firme rumo aos seus objetivos. Lembre-se de que você pode aproveitar o que já estudou.

4. Adquirir mais conhecimento

Ao se aprofundar em uma outra área de conhecimento, seu universo inteiro se amplia. Quer saber de uma novidade? Depois que seus conhecimentos se expandirem, não é possível voltar ao estado inicial. Ter ideias e atitudes inovadoras fará parte do seu dia a dia e, saiba, as empresas querem justamente esse tipo de comportamento.

Além de encontrar soluções criativas, o mercado também exige que profissionais tenham amplos conhecimentos na área, ou seja: é preciso ir além do convencional. Só assim, é possível abrir novos horizontes. Dessa maneira, você se tornará um profissional muito mais competitivo na hora de participar dos processos de recrutamento.

5.Aumentar seu networking 

Imagine como seria sua trajetória sem uma rede de pessoas para apoiá-lo(a). Vamos fazer este exercício? Como seria sua vida, desde a infância, sem o cuidado de seus pais, tios, amigos e parentes? Pense como seria, ao longo de seu caminho estudantil, ficar sem as orientações de professores, colegas de classe e pessoas que auxiliaram seu caminho.

Viu como você precisou de uma rede para apoiá-lo(a)? Agora, pense em sua atuação profissional, desde o primeiro emprego até o atual. Quantas pessoas participaram de cada processo? Como seria sem eles? Pode ser que um ex-colega de trabalho tenha lhe indicado para o atual emprego ou, quem sabe, aquele gerente que você conheceu em um evento lembrou-se de você.

É justamente por fazer parte da lembrança de um profissional da sua área de atuação que a prática de networking passa a ser uma boa estratégia para a sua carreira. Quer saber como fazer o seu? Seguem algumas orientações:

  • Cultive uma rede de contatos interessantes.
  • Não se esqueça de continuar mantendo o contato.
  • Faça seus projetos serem conhecidos.
  • Mantenha seu perfil no Linkedln atualizado.
  • Tenha bons relacionamentos.

Uma segunda graduação aumenta o número pessoas que você vai conhecer: professores, colegas de curso e profissionais relacionados. É uma boa hora para aumentar sua rede de contatos. O networking é uma prática para se conectar com profissionais e estabelecer uma rede de contatos que possam, no futuro ou mesmo no presente, colaborar para a recolocação profissional, dicas e orientações.

Como fazer a inscrição?

Como já comentamos, você pode optar tanto pela modalidade presencial quanto pela EAD para ingressar como Portador de Diploma. Cada uma delas, possui suas próprias especificidades. É importante que você saiba que as vagas destinadas a esse procedimento são as remanescentes e o ingresso deve respeitar as regras do processo, o período de inscrição e a análise da documentação.

Para se inscrever, entre no site e escolha o opção desejada: presencial ou EAD. Nesse caso, vamos escolher a opção presencial. Leia as informações e, em seguida, preencha  os dados solicitados que é composto dos seguintes campos:

  • CPF;
  • E-mail;
  • Nome completo;
  • Celular; e
  • Senha.

Nesse momento, não esqueça  de selecionar o seu curso, exceto o de Medicina, que, como também já mencionamos possui um processo específico. Logo depois, você receberá um comprovante de inscrição. Posteriormente, verifique seu e-mail, você receberá as boas-vindas e a confirmação.

Ah, juntamente com esse e-mail,  também será enviado um anexo com informações importantes, que você deve ler com cuidado e entender os critérios. Fácil, não é? Mas, não  esqueça que sua documentação passará por uma análise.

Para você que é Portador de Diploma, uma segunda graduação na Uniube fará muita diferença em sua vida profissional. Além de complementar seu currículo, você se tornará muito mais competitivo diante das oportunidades do mercado de trabalho. Afinal, duas graduações têm muito mais força.

Se o que você quer é alavancar  a sua carreira, inscreva-se no Processo Portador de Diploma da Uniube e faça uma nova graduação. A hora é agora!

Escrito por Letícia, da Uniube