Letícia, da Uniube - ago 6, 2019

O que é Transferência Externa? Entenda tudo!

Quem entra em uma Universidade sempre quer seguir adiante. Ninguém quer interromper os estudos, concorda? Mas, às vezes, surge algum imprevisto no meio do caminho e precisamos solicitar a transferência externa de curso. Seja por estar mais perto da residência dos pais ou mesmo porque optamos por uma Universidade de melhor qualidade.

Os motivos podem ser vários, mas você tem que ter em mente o mais importante: unir todas as vantagens em uma única Universidade. Dessa maneira, você consegue conquistar uma formação visando a excelência, com a possibilidade de construir uma carreira de sucesso.

A Uniube, uma Universidade com mais de 70 anos de experiência no ensino superior, disponibiliza o Processo  para Transferência Externa.  Neste post, vamos responder suas dúvidas sobre essa forma de ingresso. Continue a leitura e informe-se! 

O que é Transferência Externa?

A transferência externa é um tipo de processo  em que os candidatos recebem permissão para ingressar na instituição de ensino superior (IES) solicitada. Ou seja, você está estudando em uma IES e deseja mudar para outra. Nesse caso, deve passar por esse processo acadêmico para conseguir se transferir.

Depois que, definitivamente, estiver transferido, seu vínculo passa a ser com a IES escolhida. Assim como no Processo Portador de Diploma, nesse procedimento também há o aproveitamento de estudos. É importante que você se atente para toda a documentação necessária para realizar essa solicitação. 

Como posso realizar a transferência na prática?

Para se transferir para a  Uniube,  é preciso ter atenção redobrada na hora de providenciar a documentação. Fique atendo às informações abaixo e comece a se organizar. Arrume os documentos necessários para aproveitamento de estudos, há diferenças para tipos de candidatos vindos de instituições de ensino superior do Brasil e Estrangeiras . Caso sua opção seja um curso presencial,  siga os seguintes passos após entrar no site:

  • CPF;
  • E-mail;
  • Nome completo;
  • Celular; e
  • Senha.

Posteriormente, insira os dados da primeira opção de curso composta por:

  • Campus;
  • Curso;
  • Turno;
  • Semestre de Ingresso.

Logo depois, insira os dados pessoais:

  • Nome;
  • Sobrenome;
  • CPF;
  • Celular;
  • E-mail; 
  • Data de Nascimento; e
  • Anexe os documentos (Opcional).

Finalize a sua inscrição e pronto! Aguarde confirmação por e-mail e o resultado posterior. Lembre-se de que a Transferência pode ser realizada tanto na modalidade presencial quanto na EAD, mas elas possuem detalhes específicos na hora de preenchimento da solicitação. Por isso, fique atento.

Quais os motivos para pedir uma transferência?

1.Qualidade da estrutura

Sem dúvida, o ponto principal de uma boa formação é a qualidade de uma Universidade. Ela deve ter uma estrutura capaz de amparar todos os seus cursos, inclusive oferecer laboratórios equipados de acordo com as necessidades de cada graduação. Além disso, é preciso que ela contenha área de alimentação, estacionamento e instalações modernas.

Não podemos esquecer da biblioteca, que deve oferecer um acervo que corresponda às necessidades dos alunos quanto à realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Depois, é importante analisar também os espaços de convívio — a Universidade deve priorizar a convivência saudável.

2.Corpo docente qualificado

É impossível falar da qualidade de uma Universidade sem falar da capacidade do seu corpo docente. A Uniube tem professores mestres e doutores, que são capazes de conduzir os alunos em suas dúvidas e trazer soluções inovadoras, além de contribuições específicas para a sua área de atuação.

Para avaliar o corpo docente, preste atenção nos títulos e na qualidade de suas pesquisas realizadas. Além, é claro, de analisar o Currículo Lattes dos professores. Agora, é hora de parar para pensar que professores dedicados e qualificados fazem diferença no seu aprendizado.

3.Cursos com nota máxima no MEC

Estudar em uma Universidade que tenha cursos com boa colocação no MEC faz toda diferença em seu currículo. Além disso, , uma Universidade com boa colocação traz sempre qualidade para a sua formação. Já pensou ter uma carreira nota máxima?

A Uniube, por exemplo, possui cursos  com nota 5 no MEC, como o de Logística e outros. 

4.Possibilidade de continuar a carreira fazendo uma pós-graduação

Já falamos da estrutura, do corpo docente e das avaliações do MEC,, mas saiba que a Uniube também proporciona continuidade de estudos. Ou seja, isso significa que você pode entrar em uma graduação e sair após a conclusão do doutorado. Se você quiser, por exemplo, também se tornar um professor universitário, a Universidade tem a formação ideal.

5.Cursos com foco no mercado de trabalho

O mercado  possui exigências específicas. Hoje em dia, é comum empresas exigirem maior foco em uma determinada área de atuação, mas, também, que o profissional esteja pronto e apto para atuar em outras frentes. Ou seja, é necessário ser múltiplo e eficiente em várias áreas.

6. Indicação de amigos

Você, certamente, confiaria mais em uma instituição de ensino se os seus amigos indicassem, não é mesmo? Saiba que esse é um caminho muito bom para a escolha de uma Universidade. Então, pergunte aos seus amigos sobre a experiência deles com a Universidade.

7. Decisão para o futuro

A decisão correta deve ser amparada pela análise racional, ou seja, você deve observar quais são as suas necessidades e, com base nelas, tomar a melhor decisão. Por isso, é bom que você pense muito bem antes de seguir adiante, pensando na melhor opção.

A Uniube é uma instituição de ensino com mais de 70 anos de experiência, possui, como já falamos, cursos da graduação ao doutorado. A transferência é um dos caminhos que você pode optar para estudar em uma Universidade que possui todas as características que você quer.

Se você quer estudar em uma Universidade de verdade, é hora de pensar na transferência do seu curso para a Uniube. Inscreva-se!

Escrito por Letícia, da Uniube