Letícia, da Uniube - jul 31, 2018

5 vantagens da educação a distância para sua rotina

Você tem vontade de fazer uma faculdade mas acha que não dá porque já tem a rotina cheia demais para tentar encaixar mais uma atividade? Pensa que entrar na Universidade é impossível para quem tem trabalho, família e filhos para cuidar ao mesmo tempo? Bom, se este é o seu caso, a educação a distância pode  ser uma ótima opção para conciliar o sonho da faculdade com a agenda.

 
O Ministério da Educação (MEC) autoriza a educação a distância desde 2005 e, segundo a Agência Brasil, a educação a distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Atualmente, são mais de 1,3 milhão de estudantes matriculados em cursos EAD, com crescimento de 50% entre os anos de 2010 e 2015.

A educação a distância pode ser a solução ideal caso você tenha muitas outras atividades na sua rotina mas quer muito estudar.

Por isso, preparamos um post para explicar quais as vantagens da EAD e como você pode fazer para encaixar e aproveitar ao máximo seus estudos.

Confira!

Vantagens da educação a distância

1.  Flexibilidade

A educação a distância permite que você assista às aulas e estude de onde quiser, desde que haja conexão com a internet. Geralmente, os cursos oferecem a transmissão formatada para desktops, tablets e smartphones.

Então você pode aproveitar o trajeto para o trabalho, o horário do intervalo ou os finais de semana para colocar os estudos em dia.

2. Autonomia

Você 'vai para a aula' quando quiser. Não precisa seguir o calendário de um curso presencial e estar em um determinado lugar, em uma hora pré-estabelecida para marcar presença na classe.

Entretanto, é importante lembrar que apenas em junho deste ano o MEC autorizou o funcionamento de cursos 100% virtuais – mas, por enquanto, esse modelo só deve ser adotado em graduações mais teóricas.

Isso significa que os cursos EAD em vigor atualmente têm atividades que exigem a presença física do aluno. A carga horária e o tipo de atividade prática realizadas dependem do curso e ocorrem na sede central da instituição de ensino ou nos chamados polos de apoio presencial (uma espécie de sucursal das Universidades).

3. Economia

Cursos de educação a distância geralmente são mais baratos, se comparados com graduações presenciais. Isso porque caso as universidades tem um custo operacional reduzido, já que não tanta necessidade de infraestrutura física do que em um curso presencial.

Além de economizar nas mensalidades, você ainda poupa o valor do transporte, já que não vai precisar ir para a universidade com tanta frequência.

4. Ambiente virtual de aprendizagem

Na educação a distância, alunos têm acesso ao conteúdo e aos recursos pedagógicos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA.

O material didático, por exemplo, pode ser acompanhado no próprio ambiente virtual, a partir de textos interativos, ou baixado em formato PDF – formato ideal para os alunos que preferem imprimir os conteúdos.

Pelo AVA, o aluno também tem acesso às bibliotecas virtuais que muitos cursos disponibilizam, permitindo o estudo a partir dos e-books indicados pelos professores. A maioria dos cursos tem como base as videoaulas pré-gravadas, nas quais os professores apresentam o conteúdo conceitual básico da disciplina.

Geralmente também é pelo AVA que o estudante de educação a distância tem acesso ao fórum e pode entrar em contato com seus colegas.

5. Contato com professores

Bom, ainda que o contato em pessoa com professores seja menor na educação a distância, os docentes costumam ser ainda mais acessíveis. Neste tipo de ensino, professores devem permitir que os estudantes tirem máximo proveito das atividades de interação virtual e dos momentos em que eles estiverem aprendendo por conta própria.

Além dos professores, os cursos EAD costumam ter um tutor que é treinado para mediar o processo de aprendizagem, identificando as dificuldades dos alunos e fornecendo um feedback sobre desempenho.

educação a distância

Se organize para aproveitar muito sua educação a distância

Agora que você já conhece as vantagens da educação a distância, que tal começar a se preparar para organizar sua rotina de estudos EAD? Confira nossas dicas!

  1. Organize-se: tire uma hora da sua semana e organize suas prioridades de estudo. Use uma caderno ou o aplicativo Google Agenda para anotar o que precisa estudar, quais trabalhos precisa entregar e para quais provas precisa estar preparado;
  2. Divida para conquistar: É muito mais fácil você conseguir atingir um objetivo se você fatiá-lo em várias micro metas. Por exemplo: se você tem que escrever um artigo de 1000 palavras para uma determinada disciplina, fica menos assustador se você sentar alguns dias, durante uma hora, pra escrever 200 palavras que procurar encontrar uma data em que vai ter cinco horas seguidas pra produzir o texto de uma vez;
  3. Seja realista: Tenha objetivos, mas lembre que você é humano. Então não adianta programar um dia com um grande número de tarefas. Seja realista ao calcular quanto tempo precisa para cada um de seus afazeres! É melhor começar devagar para entender seu próprio tempo. Assim, se você conseguir cumprir tudo que tinha programa e ainda sobrar uma horinha, pode adianta aquela leitura que estava programada pra outro dia. É mais gentil com você mesmo, do que se sobrecarregar achando que dá conta de tudo e acabar se frustrando porque faltou riscar tudo da sua lista;
  4. Use a internet a seu favor: cheque a plataforma virtual de aprendizagem, biblioteca online, videoaulas, podcasts e fóruns online com colegas de classe. Buscar informação e reforço online pode ser útil para te salvar tempo e sempre estar atualizado;
  5. Reserve tempo: para você e para os imprevistos! É importante calcular suas tarefas e prazos considerando que nem sempre tudo vai sair exatamente como o planejado. E, se você já estuda, trabalha, tem família, é fundamental ter algum tempo livre para descansar, exercitar-se, poder refrescar as ideias e seguir adiante renovado a cada semana.

Quer saber mais sobre cursos de graduação na modalidade de educação a distância? Passe aqui e confira quais as opções que a Uniube oferece.

Escrito por Letícia, da Uniube