Letícia, da Uniube - ago 14, 2018

Veja como uma segunda graduação EAD vai turbinar sua carreira

Você pensa em fazer uma segunda graduação EAD, mas não tem certeza de que é uma escolha segura? Saiba que alguns mitos sobre a educação a distância provavelmente impedem você de aproveitar todos os benefícios dessa modalidade.

 
Neste post, você vai descobrir por que fazer um curso superior EAD é vantajoso para a sua carreira e acabar com os principais mitos sobre a educação a distância no ensino superior. Acompanhe!

Mitos sobre a educação a distância

Você sabia que o número de ingressantes em um curso universitário EAD aumentou mais de 20% de 2015 para 2016? Mesmo com um crescimento expressivo, ainda existem algumas crenças sobre a educação a distância que impedem a entrada de mais alunos em uma segunda graduação EAD.

Veja quais são os principais mitos sobre a educação a distância:

O diploma EAD vale menos que o presencial

A validade desse documento é uma dúvida comum de quem está se familiarizando com o ensino superior a distância.

Essa história de que o diploma EAD vale menos que o de uma graduação presencial é puro mito. Você pode se matricular em uma segunda graduação tranquilamente porque esse documento é igual ao de um curso presencial.

Em outras palavras, a validade é a mesma. Em um diploma emitido por uma universidade autorizada e reconhecida pelo MEC, a modalidade cursada não pode ser indicada.  

Quando você se formar e receber o documento, a principal informação que encontrará é o seu título. Se você fez um bacharelado em Marketing, por exemplo, no seu diploma constará “Bacharel em Marketing”, sem especificar que você estudou presencialmente ou a distância.

E vale mencionar ainda que o diploma EAD é valorizado pelo mercado de trabalho. Isso acontece porque o aluno de uma graduação a distância desenvolve competências valiosas para empresas, como autodisciplina, automotivação e autorresponsabilidade.

Profissionais disciplinados, motivados e responsáveis produzem mais e colaboram para o crescimento da organização.

A graduação EAD é mais fácil que a convencional

Nada disso! Um curso superior a distância requer tanta dedicação quanto um presencial. Detonar este segundo mito sobre a graduação a distância é importante para dois tipos de pessoas:

  • quem se matricula achando que vai conseguir o diploma facilmente estudando menos;
  • quem deixa de se matricular por acreditar que não vai adquirir o mesmo nível de conhecimento de uma graduação presencial.

Alguns alunos afirmam até que estudar a distância é mais desafiador! Afinal, o estudante precisa ter disciplina e organização para não acumular matérias e conseguir realizar as atividades no prazo.

Como é a relação professor-aluno no EAD

Alunos e professores interagem durante todo o semestre. A diferença é que esse contato acontece, principalmente, via central de mensagens e fórum da disciplina.

Mas há também alguns encontros presenciais, como oficinas para potencializar os estudos e seminários de integração.

Nesses eventos, alunos e professores colaboradores realizam diversas atividades, podem trocar ideias, tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos sobre os temas abordados nas aulas online.

Motivos para fazer uma segunda graduação a distância

Descubra por que a segunda graduação EAD é uma opção adequada para você, que já é formado e está inserido no mercado de trabalho:

Desenvolver competências valorizadas por empregadores

Se você tem dificuldade para se tornar disciplinado, motivado e persistente, saiba que a educação a distância permite desenvolver essas e outras competências e habilidades apreciadas no ambiente corporativo.

Isso acontece porque o aluno é o responsável por seu próprio desempenho e tem o apoio certo que o incentiva a continuar estudando: algumas universidades contam com um profissional que acompanha a performance do estudante durante todo o semestre.

Essa figura não é aquele professor chato que pega no seu pé cobrando presença e entrega de trabalho, por exemplo. Esse profissional é como um mentor. Ele tem domínio na área que aluno estuda e o acompanha durante todo a segunda graduação EAD, encorajando os estudos e a realização das atividades.

Uma segunda graduação EAD desenvolve competências valorizadas pelo mercado

Conseguir melhores oportunidades profissionais

Com mais um diploma universitário e todo o aprendizado do curso, você poderá unir os conhecimentos das suas áreas de formação. Essa junção geralmente leva à inovação e a oportunidades de carreira ou de negócio.

Por exemplo, um profissional formado em Administração e com uma segunda graduação em Marketing pode melhorar consideravelmente as estratégias de marketing de produtos ou serviços da empresa que trabalha, gerando vendas recorrentes em um longo período de tempo.

Além disso, novas oportunidades de trabalho em cargos mais altos significam um aumento na sua remuneração e, consequentemente, mais conforto que você vai conseguir proporcionar à sua família.

Economizar tempo e dinheiro

Isso mesmo! Além de impulsionar a sua carreira, uma graduação a distância permite que você economize dinheiro e aproveite melhor o seu tempo.

O benefício financeiro acontece porque as mensalidades custam menos que a de um curso presencial e você não terá gastos diários com transporte, alimentação no campus e xerox de materiais.

Já o benefício temporal não tem preço. Como você pode estudar de casa, não precisará gastar horas no trânsito nem fazer sua rotina girar em torno da faculdade. A graduação EAD permite que você adapte os estudos ao seu cotidiano, assistindo às aulas e realizando as tarefas no horário mais adequado para você.

Como escolher uma segunda graduação EAD

Para fazer a escolha certa, você precisa saber o motivo por trás da decisão de cursar uma segunda faculdade. Provavelmente é uma das razões abaixo:

  • insatisfação com o atual campo de trabalho/profissão e desejo de mudar completamente;
  • vontade de melhorar o currículo adquirindo conhecimentos complementares para a sua área de atuação.

No primeiro caso, a mudança geralmente é radical: o aluno troca de área e de profissão. Por exemplo, um biólogo que se torna engenheiro civil especialista em construção de rodovias.

No segundo caso, a nova graduação serve como uma extensão. Por exemplo, um redator publicitário decide cursar Letras para se aprofundar nos estudos da língua portuguesa e escrever textos melhores.

Descoberta a resposta, você deve partir para a fase de pesquisa, buscando informações para saber:

  • como é a graduação (bacharelado, licenciatura, tecnólogo, duração, matriz curricular, estágios etc.);
  • quais são as melhores faculdades que oferecem o curso a distância;
  • como é a plataforma EAD da instituição;
  • quais ferramentas a faculdade disponibiliza para potencializar o estudos;
  • quantas vezes precisará comparecer ao polo EAD;
  • quais as facilidades e benefícios são oferecidos aos alunos da instituição;
  • como é o mercado de trabalho e o cotidiano do profissional do ramo;
  • como usar esse novo conhecimento para conseguir melhores oportunidades de trabalho;
  • o que precisará fazer para ingressar no mercado, caso mude de área radicalmente.

Mas onde encontrar tanta informação assim? Além das pesquisas no Google, faça buscas no YouTube também. Você certamente vai encontrar diversos vídeos com conteúdos úteis e relevantes sobre a graduação que deseja fazer e o mercado de trabalho.

Pronto! Detonamos alguns mitos sobre a educação a distância e mostramos como é vantajoso fazer uma segunda graduação EAD.

Que tal continuar a sua jornada em busca de um novo diploma universitário que vai impulsionar sua carreira? Confira os detalhes sobre as graduações EAD que você pode fazer na Uniube.

Escrito por Letícia, da Uniube