Daniella Alves de Paula - abr 13, 2023

Como são os cursos semipresenciais?

Já pensou em estudar com o melhor da graduação presencial e da EAD ao mesmo tempo? Saiba que os cursos semipresenciais são ideais para a sua qualificação profissional e a rotina agitada. 

Você tem aulas presenciais em um dos campus da Uniube, interage com os colegas, os professores e toda a comunidade acadêmica, porém não tem a necessidade de ir até a Universidade todos os dias. 

Viu que esta modalidade pode ser o que você estava esperando para iniciar o seu curso superior? Então, conheça um pouco mais sobre as vantagens dos cursos semipresenciais da Uniube.

Quais as vantagens e como funciona os cursos semipresenciais?

1. Aulas práticas dentro do campus da Universidade

Sim! Nos cursos semipresenciais, você terá parte das aulas diretamente em um dos campus da Uniube.

Aproveitando uma estrutura completa: laboratórios, espaços de convivência, salas de aula amplas e professores qualificados.

O aluno conseguirá aproveitar todos os benefícios da Universidade para fazer as atividades extracurriculares previstas, além de realizar as avaliações no próprio polo.

2. Interação com professores e colegas

Como já foi dito, este tipo de modalidade é muito interessante porque favorece também a sua interação com professores, colegas e o próprio ambiente da Universidade.

O estudante terá encontros e aulas presenciais com os professores especialistas. Esses momentos são importantes para tirar as dúvidas dos conteúdos e interagir com os demais alunos.

Dessa maneira, o seu aprendizado é potencializado, além de você aumentar a sua rede de contatos: o famoso networking.

cursos-semipresenciais-2

3. A tecnologia como aliada nos cursos semipresenciais

Nesta modalidade, parte do conteúdo é realizado de forma online, na sua casa ou onde quiser e estiver.

Dessa forma, você aproveita a flexibilidade que o mundo digital oferece e transforma a tecnologia em uma grande aliada dos seus estudos

Com acesso a uma excelente plataforma de ensino, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Uniube, você terá a oportunidade de complementar seus estudos com material pedagógico moderno e metodologia inovadora.

O AVA é um portal online e dinâmico que facilita a interação entre toda a comunidade da sua graduação.

Dessa forma, os estudantes se sentem mais acolhidos e se adaptam melhor ao curso escolhido.

4. Custo-benefício

Os cursos semipresenciais possuem um ótimo custo-benefício, assim a sua entrada no curso superior se torna muito mais fácil.

Pois você consegue custear os seus estudos sem passar por preocupação e sem apertar o seu bolso.

cursos-semipresensiais-1

5. Estudos e rotina alinhados

Você trabalha e precisa encaixar seus estudos em seus horários? Nada melhor do que poder alinhar a rotina com os estudos, não é mesmo?

Esta modalidade também tem uma certa flexibilidade em relação a isso, pois você não precisa ir à Universidade todos os dias.

A praticidade gerada por esse recurso, contribui para uma boa organização e planejamento dos estudos, principalmente para aqueles que possuem uma rotina agitada.

Como é o diploma dos cursos semipresenciais?

Uma das grandes preocupações que pode surgir em torno dos cursos EAD e semipresenciais, é se o diploma e o mercado de trabalho valem da mesma forma que para os cursos presenciais.

E a resposta é sim! Saiba que o diploma é exatamente o mesmo que o das disciplinas presenciais.

Afinal, esta modalidade tem as mesmas práticas dos cursos da modalidade 100% presencial. 

O diploma da Uniube é reconhecido no país todo, além de ser referência em qualidade desde 1947.

Conheça 11 cursos de graduação semipresencial da Uniube 

Biomedicina

Este é um curso da área da saúde que une a Biologia e a Medicina. Interessante, não é mesmo?

Além das pesquisas científicas, que contribuem para os avanços médicos, os profissionais desta área atuam em análises clínicas realizando exames laboratoriais e contribuindo para o diagnóstico médico. 

O profissional desse segmento é responsável por estudar as causas e soluções para as doenças humanas e por analisar os elementos epidemiológicos envolvidos nesse contexto.

O estudante da Uniube terá aulas práticas em laboratórios adequados, com professores especialistas.

O mercado de trabalho para os biomédicos é amplo, eles podem exercer a profissão em hospitais, indústrias farmacêuticas, órgãos de saúde pública, clínicas e institutos de pesquisa. 

O curso semipresencial de Biomedicina da Uniube conta com aulas presenciais e professores especializados, além de aulas on-line e ao vivo. Saiba mais!

Ciências Biológicas

Já o curso de Ciências Biológicas está voltado para o estudo da vida de uma maneira geral. São várias as disciplinas estudadas nesta graduação.  Por exemplo: Genética, Fisiologia, Evolução, entre outras.

Com uma abordagem teórica e prática, os alunos exploram a diversidade biológica, os processos vitais dos organismos e as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. 

Esta formação abrange duas possibilidades: bacharelado e licenciatura.

Esse curso na Uniube possui a duração de 8 semestres, onde o aluno será preparado durante todo esse período para atuar na profissão, com base nos valores éticos e morais.

O mercado de trabalho para quem se forma em Ciências Biológicas pode abranger diversas áreas como a pesquisa científica, a educação, a saúde e, caso opte pela licenciatura, pode atuar como docente da educação básica. 

O curso semipresencial de Ciências Biológicas da Uniube também conta com aulas presenciais e professores qualificados, além de aulas on-line e ao vivo. Saiba mais!

Educação Física

Neste curso, os estudantes têm acesso a várias matérias como Fisiologia, Pedagogia, Anatomia, Esportivas, entre outras. 

Com o objetivo de estudo e promoção da saúde física, o curso torna-se essencial para a saúde da sociedade, principalmente em relação à educação e à conscientização da importância da saúde física. 

Assim como a graduação anterior, o curso de Educação Física também abrange duas possibilidades: bacharelado e licenciatura.

Ao escolher bacharelado, há possibilidades de atuação em academias, hospitais, clubes e centros esportivos, com foco no planejamento de programas de exercícios físicos.

Se optar pela licenciatura, o estudante será formado para exercer atividades pedagógicas em instituições de ensino voltadas para esse tema.

No curso semipresencial de Educação da Física, você terá a oportunidade de ter aulas presenciais, com professores especialistas e qualificados na área. Saiba mais!

Enfermagem

O cuidado é a palavra principal para descrever a profissão. Os profissionais recebem uma formação de qualidade para promover a saúde das pessoas. 

A organização curricular do curso de Enfermagem abrange disciplinas da área da saúde: alunos aprendem os cuidados com os pacientes, a administrar medicamentos, os procedimentos médicos, entre outros. 

O mercado de trabalho para a área da enfermagem é vasta e promissora:

  • clínicas;
  • hospitais;
  • unidades de saúde do setor público;
  • atendimento domiciliar;
  • entre outros. 

Os alunos são capacitados para atuar na prática assistencial denominada para os âmbitos da saúde, tendo aulas e práticas presenciais no polo.

Além disso, o enfermeiro também pode ser autônomo, se tornando um multiprofissional dinâmico.

O curso semipresencial de Enfermagem da Uniube ainda conta com aulas presenciais e professores especialistas. Saiba mais!

Farmácia 

O curso de Farmácia é voltado para o estudo e a aplicação de conhecimento na área farmacêutica. 

Nesta formação, os alunos aprendem várias disciplinas, como:

  • Desenvolvimento biológico;
  • Psicologia;
  • Química geral;
  • Bioética;
  • Farmacologia;
  • Tecnologia de alimentos;
  • entre tantos outros.

A união da teoria e da prática faz com que os alunos aprendam a desenvolver medicamentos, realizar análises laboratoriais, orientar sobre o uso de medicamentos, entre outras atuações. 

O curso capacita a fabricar cosméticos e produtos farmacêuticos.

Além de trabalhar nesse setor, o profissional também pode desenvolver sua carreira auxiliando em farmácias.

O curso semipresencial de Farmácia da Uniube proporciona uma formação de qualidade com aulas presenciais no polo de apoio, práticas laboratoriais e, também, aulas on-line e ao vivo. Saiba mais

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia é uma das áreas que está em alta após a pandemia de Covid-19.

Os estudantes adquirem conhecimentos em disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Biomecânica, Cinesiologia e Técnicas terapêuticas. 

Os fisioterapeutas podem atuar utilizando suas técnicas de exercícios terapêuticos, massagens e aparelhos especializados em:

  • centros de reabilitação;
  • saúde ocupacional;
  • centro de reabilitação;
  • entre tantos outros.

Quem se forma em fisioterapia deve levar sua carreira interligada a ética e responsabilidade com a sociedade.

O profissional terá extensas opções de atuação, podendo realizar as atividades profissionais também em instituições públicas.

O curso semipresencial de Fisioterapia da Uniube proporciona aulas presenciais no polo, com metodologias ativas. Além disso, práticas laboratoriais e, também, aulas on-line e ao vivo. Saiba mais

Fonoaudiologia

Na hora de diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios de comunicação e audição é o profissional de Fonoaudiologia que entra em jogo. 

Além das avaliações clínicas, o fonoaudiólogo também pode realizar terapias fonoaudiológicas e prescrição de próteses auditivas. 

O mercado de trabalho para estes profissionais também é muito amplo:

  • clínicas;
  • hospitais;
  • escolas;
  • empresas;
  • consultórios particulares.

Essa carreira é vista com ascensão no futuro, afinal, tem forte base humanista e busca a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

O fonoaudiólogo pode optar por trabalhar sozinho, de forma empreendedora, ou entre equipes profissionais.

O curso semipresencial de Fonoaudiologia da Uniube proporciona aulas presenciais com professores qualificados e especialistas. Além de aulas práticas em laboratórios totalmente adequados. Saiba mais!

Jornalismo 

O curso de Jornalismo prepara profissionais para a busca e disseminação de informações de interesse público. 

As disciplinas estudadas giram em torno da redação, ética, reportagem, edição e mídias digitais. 

Na Uniube, o aluno estudará não somente as bases teóricas, como toda a parte histórica da profissão.

E será preparado para trilhar o futuro da sua carreira profissional da melhor forma possível.

O mercado de trabalho é amplo para o jornalista.

Além de trabalhar nos meios de comunicação de massa como rádio e tv, há um amplo mercado no meio digital, incluindo as áreas de marketing. 

O curso semipresencial de Jornalismo da Uniube possui aulas presenciais no polo de apoio, com metodologias ativas. Além de aulas on-line e ao vivo. Saiba mais!

Nutrição

O curso de Nutrição capacita profissionais para promover uma alimentação saudável e equilibrada. 

O mercado de trabalho para os nutricionistas é diversificado:

  • hospitais;
  • clínicas; 
  • escolas; 
  • indústria de alimentos; 
  • consultoria; 
  • esportes; 
  • saúde pública. 

Eles desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, na prevenção de doenças, no controle de peso, além de auxiliar na melhora da qualidade de vida e do bem-estar dos indivíduos.

O estudante será capacitado para analisar os fatores sociais, ambientais e culturais ao fazer a determinação dos alimentos para os pacientes.

Aproveitando assim, a flexibilidade da educação a distância, mas com o acompanhamento dos professores preparados.

O curso semipresencial de Nutrição da Uniube possui aulas presenciais no polo de apoio, com metodologias ativas. Além de aulas on-line e ao vivo. Saiba mais!

Pedagogia

Quem faz o curso de Pedagogia tem diversos tipos de aulas como Psicologia educacional, Gestão escolar, Desenvolvimento infantil e Processos de ensino-aprendizagem. 

O mercado de trabalho para os pedagogos vai além da sala de aula. 

  • escolas;
  • creches;
  • instituições de ensino; 
  • órgãos governamentais;  
  • empresas de treinamento. 

O curso destina-se à formação de educadores competentes, garantindo aos seus alunos, a formação ideal para o cenário de trabalho atual.

Esse ensino também contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas educacionais e gestão de sistemas e instituições de ensino.

O curso semipresencial de Pedagogia da Uniube é amplo e diversificado e conta com o apoio de professores qualificados e experientes na área. Saiba mais

Publicidade e Propaganda 

Já pensou em trabalhar com criatividade e estratégias de comunicação? O curso de Publicidade e Propaganda proporciona uma carreira dinâmica e atual.

Marketing, criação, pesquisa de mercado, planejamento, mídias digitais, entre tantas outras disciplinas serão abordadas nessa formação. 

O profissional vai poder desenvolver campanhas publicitárias, criar peças criativas, gerenciar marcas e analisar o comportamento do consumidor. 

O formado pela Uniube sai alinhado às demandas do mercado de trabalho, pronto para planejar campanhas utilizando todo o conteúdo teórico e prático aprendido.

Ele também aprenderá a lidar com as diversas formas de empreender nessa área, estando pronto para iniciar sua trajetória profissional no cenário promissor da comunicação.

O mercado de trabalho atualmente para os publicitários é amplo: 

  • departamentos de marketing;
  • veículos de comunicação;
  • produtoras de audiovisual;
  • agências de publicidade;
  •  empresas de tecnologia; 
  • como autônomo.  

O curso semipresencial de Publicidade e Propaganda da Uniube é amplo e diversificado e conta com o apoio de professores qualificados e experientes na área. Saiba mais!

Como é o sistema de ensino da Uniube?

E o sistema de ensino da Uniube já é considerado inovador.

Seu grande diferencial é o sistema de interação entre os alunos e professores, enriquecendo todo o ensino e o tornando dinâmico.

Com uma formação integral para se tornar um profissional de peso, você também desenvolverá competências sociais e humanas para se destacar no mercado de trabalho como um profissional completo.  

Esta modalidade de ensino tem tudo a ver com você? Então chegou a hora de conhecer os cursos semipresenciais da Uniube.

Quero conhecer os cursos semipresenciais