Letícia - ago 31, 2022

Ciência Política: saiba tudo sobre essa graduação

A graduação em Ciência Política é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Afinal, esse é um campo em expansão, devido à maior profissionalização das atividades ligadas ao sistema político. 

A área é destinada a investigar questões relativas a todas as esferas de atuação do Estado: municipal, estadual e federal — além de tratar de questões do âmbito internacional. 

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o curso e as disciplinas da Ciência Política. Acompanhe!

O que esperar da Ciência Política?

Como o próprio nome já adianta, o cientista político é responsável por analisar a conjuntura política, os sistemas eleitorais, a estrutura administrativa do poder público e o contexto internacional. 

Os estudantes não analisam apenas o cenário atual: eles também se dedicam a desvendar os fatos históricos ligados ao poder.

Quem se gradua no curso pode atuar no setor público ou privado, com desenvolvimento de políticas públicas, projetos governamentais, estratégia de campanhas ou assessoria parlamentar. 

O cientista político também pode prestar consultoria para empresas e atuar no terceiro setor.

Portanto, esse profissional tem grande participação na tomada de decisões, em assuntos que contribuem diretamente para o desenvolvimento do país e para o bem-estar de toda a população. 

Outra opção é trabalhar como analista. É o caminho ideal para quem deseja ministrar palestras, realizar cursos e explicar o contexto político em diversos meios de comunicação — portais de notícias, rádios, TV e jornais. 

curso-de-ciencia-politica

É importante deixar claro que a formação está acima das questões partidárias e dos posicionamentos políticos. 

Perfil do estudante

A graduação em Ciência Política é recomendada para pessoas que têm como propósito estudar e compreender a conjuntura política e social, com o objetivo de propor soluções para problemas estruturais. 

Em geral, quem procura esse curso está comprometido e consciente do seu papel na sociedade. Busca promover avanços, por meio de projetos de interesse público. 

São pessoas preocupadas com as questões relacionadas à natureza política e à boa percepção do poder público pela população. 

Como o cientista político estará em contato com diferentes setores da sociedade ao longo da carreira, é importante que ele:

  • saiba se comunicar bem;
  • tenha senso de responsabilidade;
  • seja empático e ético;
  • possua capacidade analítica;
  • tenha perfil investigativo.

Graduação em Ciência Política

A graduação é indicada para estudantes que se interessem pelas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. É importante ter afinidade com História, Geografia, Economia e Português.

Pessoas com perfil analítico têm sucesso no curso, já que o contato com a ciência e a academia é muito próximo. 

Portanto, a Ciência Política está associada a muita leitura e pesquisa. Também é necessário ficar por dentro do noticiário para ter domínio dos cenários nacional e mundial.

ciencia-politica

Disciplinas da Ciência Política

A Ciência Política é um curso de bacharelado, com duração de 6 semestres. A seguir, você conhecerá algumas disciplinas dessa graduação:

Ética 

A matéria é voltada para despertar a consciência moral do estudante. Debate os aspectos éticos ligados à profissão e os limites da carreira.

Os ensinamentos são fundamentais para formação de profissionais conscientes do seu papel na sociedade.

Fundamentos da Filosofia e Sociologia

A Filosofia e a Sociologia são disciplinas estruturais no curso de Ciência Política. Provocam reflexão e contribuem para a formação do pensamento crítico do estudante. 

Estado e Instituições

Entender como o Estado se forma é fundamental para o cientista político. A disciplina analisa ainda o papel das instituições ao longo da história. 

Direito Constitucional

O Direito Constitucional se dedica a estudar as normas constitucionais. Essa área é importante para compreender como a política se relaciona com a ordem jurídica. 

Políticas Sociais Setoriais

As políticas sociais setoriais são programas voltados para áreas específicas. Entender como elas se configuram é um dos desafios desse campo de estudo. 

Por isso, a matéria contextualiza os projetos públicos e a importância de um repertório de ações direcionadas para um setor, que visam melhorar a qualidade de vida da população.

Economia 

Política e economia sempre andaram juntas. Por isso, a estrutura curricular do curso inclui o estudo das relações econômicas e seus impactos nas políticas públicas. 

ciencia-politica-ead

Teoria dos Movimentos Sociais

Os movimentos sociais têm grande relevância nos estudos sobre participação e aperfeiçoamento da democracia. Portanto, estudá-los contribui para compreender o papel desses atores. 

A disciplina é dedicada a analisar como os movimentos se formam e atuam na dinâmica política. 

Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade

A heterogeneidade é uma das características mais marcantes do Brasil. O cientista político deve assimilar a importância da representatividade como forma de exercício pleno da cidadania.

A diversidade é um dos aspectos-chave dessa matéria. Afinal, o profissional da área deve ser capaz de enxergar as questões públicas sob a ótica de vários setores da sociedade.

Ciência Política: cenário em expansão

Embora a Ciência Política seja um campo novo no país, quando comparado aos demais cursos das Ciências Sociais Aplicadas, a empregabilidade da área é grande.

Ao contrário do que alguns pensam, as vagas não se restringem ao período eleitoral ,constantemente surgem oportunidades de trabalho.

Quem deseja se tornar cientista político deve buscar uma instituição de ensino de qualidade. 

A formação garantirá que o estudante se prepare para atuar no mercado de trabalho ou se dedicar à pesquisa científica. Há ainda amplas possibilidades de aprovação em concurso público. 

Quer saber mais sobre o curso? Conheça a graduação em Ciência Política na página da Uniube.

Quero conhecer o curso de Ciência Política!

 

 

 

 

Escrito por Letícia