16 maneiras de aumentar sua produtividade
O aluno de pós-graduação tem muitas responsabilidades.
Combinar trabalho e estudos pode ser um desafio, pois não é fácil manter-se em dia com todas as obrigações.
É necessário que ele faça o melhor uso possível do tempo disponível — por isso, uma das principais preocupações deve ser com sua produtividade.
Várias ações podem trazer ganhos importantes a seu dia a dia, que serão revertidos em melhor desempenho em todas as atividades.
Vamos, então, mostrar 16 maneiras de aumentar sua produtividade.
São dicas de atitudes, métodos e até alguns aplicativos que vão ajudar seus dias a serem muito mais simples. Acompanhe!
Dicas para melhorar a produtividade
Como já dissemos, algumas ações podem significar ganhos fundamentais para quem procura multiplicar as horas do dia.
Em casa, no serviço ou na Universidade, cada minuto pode fazer a diferença: seja na leitura de um texto ou na conclusão de um trabalho.
As dicas a seguir estão divididas entre aquelas mais relacionadas com um dos momentos — vida profissional ou estudos.
No entanto, o que serve para um também cai muito bem no outro; basta apenas reconhecer a melhor situação para aplicá-las.
Produtividade no trabalho
- Defina prioridades: o acúmulo de tarefas é um dos maiores inimigos da eficiência. Não se intimide por isso. Crie uma lista do que é mais importante e complete-a pouco a pouco.
- Seja organizado: arquivos no computador, papéis no escritório ou ferramentas em uma oficina, não importa. Saber onde estão os materiais que você precisa para trabalhar é o melhor jeito de não perder tempo precioso procurando por eles.
- Faça uma coisa de cada vez: muita gente se diz adepta do multitask, pretendendo realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O mais simples, porém, é o oposto. Concentre-se em fazer bem uma atividade, para ser capaz de completar várias ao longo do dia.
- Não leve trabalho para casa: essa hora extra vai prejudicar os esforços nos seus estudos, além de servir para tirar seu foco do que é importante — ser eficiente, para completar seus afazeres no horário correto.
Produtividade nos estudos
- Crie uma rotina: assim como outras tarefas, o estudo flui melhor quando você encontra um ritmo adequado. Dedicar um tempo específico a ele ajuda a desenvolver essa capacidade.
- Tenha planos/grupos de estudo: fazer um planejamento de estudos, seja ele semanal ou para algum outro período definido, ajuda a determinar o seu ritmo e agilizar seu aprendizado. Da mesma forma, pode ser interessante encontrar pessoas com o mesmo perfil, para trocar ideias e tirar dúvidas sobre os conteúdos apresentados nas aulas.
- Estabeleça metas: objetivos são importantes para medir o progresso em uma atividade, além de também servir como incentivo. As metas, a curto e médio prazo, são componentes fundamentais de um bom planejamento.
- Limite o uso das redes sociais: não temos como escapar delas, mas as redes sociais são as maiores vilãs da produtividade. Durante os estudos, tente desligá-las, ou, ao menos, desativar as notificações desses aplicativos.
Métodos específicos para produtividade
As dicas acima podem resolver vários dos problemas que um estudante de pós-graduação possa ter para administrar seu tempo.
Em alguns casos, porém, uma estrutura já estabelecida é muito bem-vinda.
Para essas situações, é interessante testar um dos muitos métodos de produtividade desenvolvidos por especialistas no assunto.
Separamos, a seguir, quatro deles para uma breve apresentação.
- Método Pomodoro: talvez o mais simples, a preocupação aqui é em manter a concentração ao longo do dia. Para isso, a sugestão é dividir sua atividade em blocos. A cada 25 minutos de foco em uma tarefa, você ganha uma pausa de 5 minutos. Após uma hora e meia, essa pausa pode ser prolongada, entre 15 a 30 minutos.
- Princípio de Pareto: essa técnica prega que deve-se priorizar as tarefas que tenham maior impacto, utilizando o menor esforço. Uma conta simples ajuda nesta definição. Dê uma nota de 1 a 10 para o esforço exigido por uma tarefa e faça o mesmo para o impacto esperado com a conclusão desta. Divida o primeiro valor pelo segundo. Quanto menor o número obtido, maior a importância daquela atividade nesta escala.
- GTD (“Getting Things Done”): a técnica GTD vai direto ao ponto. Crie uma lista de tudo o que deve ser feito, em ordem de prioridade e com definição de horários. Você terá assim um auxílio visual do seu desafio, mas também acompanha diretamente quando tudo for sendo cumprido.
- Don’t Break the Chain: o segredo aqui é definir objetivos e marcar em um calendário todos os dias que você for capaz de atingi-los. As marcações vão criando uma corrente e a inspiração é seguir em frente sem quebrar essa sequência.

Aplicativos que vão ajudar você nessa tarefa
A ajuda pode vir também de meios tecnológicos.
Existe uma infinidade de aplicativos que facilitam a vida do estudante e trabalhador, trazendo mais eficiência ao dia a dia.
Novamente, temos alguns exemplos em mãos para você.
- Trello: um aplicativo de organização, que pode ser acessado por celular ou computador. Nele, você monta quadros temáticos, com cartões para cada etapa. Fácil de identificar tudo que você precisa.
- Evernote: outro organizador, com ainda mais recursos. Entre as principais possibilidades extras estão adicionar áudios, digitalizar documentos e salvar páginas da internet.
- ExamTime: mais voltado para os estudos, permite criar mapas mentais — um jeito simples de conectar as ideias sobre um assunto. Também é possível criar cartões de resposta, notas ou quiz sobre qualquer tema.
- Offtime: se seu problema é a distração com as redes sociais, temos uma solução. Com este aplicativo, você bloqueia os aplicativos ou contatos que mais tiram sua concentração, deixando você focado por quanto tempo quiser.
Como a procrastinação afeta sua produtividade e como vencer esse hábito
A procrastinação é um dos principais inimigos da produtividade, principalmente em um mundo cheio de distrações.
Adiar tarefas e compromissos importantes gera estresse, acúmulo de atividades e perda de oportunidades.
Para mudar esse hábito é fundamental entender as causas e adotar estratégias práticas para manter o foco.
Definir metas realistas, dividir grandes tarefas em etapas menores, usar técnicas como o método Pomodoro e reduzir o uso de redes sociais são atitudes que podem ajudar a retomar o controle do tempo.
Com disciplina e organização, é possível transformar a procrastinação em ação e alcançar bons resultados.
Clique aqui e leia o artigo completo sobre esse tema!
Seu futuro pode ser produtivo
Melhorar a produtividade é essencial para o quem é estudante e trabalhador.
Somente dessa forma ele será capaz de ter sucesso nas duas atividades, que exigem bastante dia após dia.
Apesar disso, a própria pós-graduação pode colaborar com a produtividade de um profissional.
O conhecimento adquirido com uma formação continuada pode significar um ganho em várias atividades desenvolvidas por ele.
Garantindo mais eficiência quando essas tarefas aparecerem novamente em sua rotina.
Mais um ponto a favor de ter uma pós, não é mesmo? Acesse o site da Uniube e encontre o curso perfeito para você!


